Subsidiária financeira da Alibaba, a Ant Financial testa sua plataforma blockchain

A Ant Financial, subsidiária de tecnologia financeira da gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba, começou a testar sua plataforma de blockchain corporativa.

A Ant Financial, subsidiária de tecnologia financeira da gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba, começou a testar sua plataforma empresarial de blockchain.

De acordo com a agência de notícias local Sina Finance, em 12 de novembro, o diretor sênior de inovação tecnológica e de negócios da Ant Financial, Jieli Li, anunciou o desenvolvimento na World Blockchain Summit em Wuzhen.

Os planos da empresa de lançar sua própria plataforma blockchain foram relatados pela primeira vez em setembro do ano passado.

Durante o evento, Li disse que a plataforma – chamada Ant Blockchain Open Alliance – entrará em operação três meses após o período de teste. A plataforma tem como objetivo apoiar pequenas e médias empresas, permitindo que elas cortem custos e expandam seu alcance.

Não é tão aberto

Embora o nome da plataforma inclua a palavra “aberto”, Li explicou que nem todos poderão executar os nodes da rede. Durante uma entrevista em 11 de novembro para o canal de notícias local CCValue, ele disse:

“Quanto à seleção de operadores de nodes, somos mais cautelosos. […] Como para formar uma rede de valor credível, eles precisam não apenas ser um node contábil de consenso, mas também precisam fornecer recomendações autorizadas.”

Li disse que as instituições de ensino e certificação são operadores de node mais desejáveis, pois ostensivamente dão credibilidade à blockchain.

Os parceiros dos nodes serão selecionados com base nos setores em que operam, sendo irrelevante a localização física no país. Nenhuma organização encarregada de executar um node foi anunciada até o momento.

Em setembro, a Ant Financial também fez uma parceria com a gigante farmacêutica Bayer Crop Science, proprietária da Monsanto, para desenvolver uma solução blockchain para a indústria de alimentos e culturas agrícolas.

Você pode gostar...