Participação de mercado de stablecoins algorítmicas caiu 10 vezes em relação à ATH, aponta relatório
O mercado de stablecoin, em geral, está passando por tempos difíceis, embora as moedas algorítmicas tenham sofrido mais.
A notória falha da stablecoin Terra USD (UST) afetou o mercado cripto, mas as stablecoins algorítmicas levaram o golpe mais duro. Desde seu pico em abril de 2022, a participação de mercado das stablecoins algorítmicas encolheu quase dez vezes.
De acordo com um novo relatório da CryptoCompare, a atual participação de mercado das stablecoins algorítmicas é de 1,71%, enquanto seu recorde histórico em abril de 2022 atingiu 12,4% de todo o mercado de criptomoedas. Antes de sua queda, o Terra USD representava 79,8% da participação de mercado da stablecoins algorítmicas.
O mercado de stablecoin está em geral sofrendo, com janeiro se tornando o décimo mês consecutivo de declínio em sua capitalização de mercado. Em dezembro de 2022, as exchanges centralizadas registraram uma saída líquida de US$ 3,65 bilhões em stablecoins — a maior desde novembro de 2021. De acordo com a CryptoCompare:
“O declínio no domínio das stablecoins sugere que os participantes do mercado estão trocando as stablecoins por ativos de risco.”
Tether (USDT), USD Coin (USDC) e Binance USD (BUSD) continuam sendo as líderes no mercado de stablecoin, com o USDT respondendo por 48,7% da participação de mercado – o maior domínio registrado desde outubro de 2021.
O relatório também destaca a chamada “guerra da stablecoins”, acirrada pela decisão da Coinbase de introduzir uma negociação com taxa zero para trocar USDT por USDC em dezembro de 2022. Cunhado pela exchange, o USDC atualmente representa menos de 1% do volume de negociação de stablecoins na Coinbase. Em 2022, a Binance também introduziu seu recurso de conversão automática BUSD, que converte automaticamente os saldos dos usuários de USDC, USDP e TrueUSD para BUSD na proporção de 1:1.
No final de janeiro, o CEO da Visa, Al Kelly, expressou sua crença de que, junto com as moedas digitais de banco central, as stablecoins têm o potencial de desempenhar um papel significativo no espaço de pagamentos.
VEJA MAIS: