Alexandre de Moraes manda suspender o Telegram no Brasil

Determinação do ministro do STF atende a um pedido feito pela PF e está sendo encaminhada a plataformas digitais e provedores pela Anatel

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news, acatou um pedido feito pela Polícia Federal (PF) e determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram em todo o Brasil ­ as informações são do G1.

O mandado foi encaminhado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que está notificando plataformas digitais e provedores de internet para que implantem mecanismos para interromper o Telegram no Brasil, em cumprimento à decisão de Moraes, segundo informações obtidas pela TV Globo.

De acordo com a publicação, o pedido da PF teria sido motivado em razão de um suposto descumprimento de decisões judiciais por parte do Telegram em relação ao bloqueio de perfis apontados como disseminadores de fake news, entre eles o do blogueiro Allan dos Santos.

Allan é considerado um aliado da família do presidente Jair Bolsonaro, ele é investigado por suposta participação em uma milícia digital, além do inquérito das fake news. O blogueiro está nos EUA, para onde teria ido no ano passado, após um mandado de prisão expedido por Alexandre de Moraes. Também há um mandado de extradição contra ele.  

Você pode gostar...