‘IA’ é eleita a palavra do ano pelo dicionário Collins, ‘desbancarizado’ está na lista

O dicionário Collins nomeou ‘IA’ a palavra do ano, descrevendo os modelos de linguagem baseados em IA como “irrompendo na consciência pública” e “muito comentados” em 2023.

A inteligência artificial, mais especificamente sua abreviação “IA”, foi coroada como a palavra do ano de 2023 no dicionário Collins, um dos primeiros editores de dicionários da língua inglesa do mundo.

O dicionário Collins define IA como “a modelagem das funções mentais humanas por programas de computador”. O editor do dicionário descreveu modelos de linguagem movidos a IA como “entrando na consciência pública” no final de 2022.

Ele disse que a IA não apenas viu um rápido desenvolvimento em 2023, mas também tem sido “muito falada”. Collins escreveu que a IA é considerada a “próxima grande revolução tecnológica”.

Além de IA, Collins teve um interesse particular em “cultura digital” este ano, colocando em sua lista a palavra “de-influencing”, que define como um influenciador usando sua presença online “para alertar seguidores a evitar certos produtos comerciais, escolhas de estilo de vida, etc.”

Entre suas outras palavras selecionadas para a palavra do ano, Collins também tinha duas palavras relacionadas a finanças. “Debanking” (desbancarizando) fez a lista, que seus funcionários definem como “o ato de privar uma pessoa de instalações bancárias”.

Collins afirmou que esta palavra entrou na lista depois que um político populista no Reino Unido, Nigel Farage, afirmou que o banco Coutts tentou fechar sua conta devido à sua filiação política. Escreveu que:

“O problema foi jogado sob os holofotes e muitos outros vieram a público posteriormente para reclamar de terem sido desbancarizados sem explicação.”

A desbancarização tem sido um problema há muito tempo ligado ao espaço cripto. Em abril, os republicanos dos Estados Unidos no Comitê Financeiro da Câmara argumentaram que há um registro de uma “estratégia coordenada” de negar aos players do setor de ativos digitais o acesso a instalações bancárias.

Recentemente, a popular corretora de criptomoedas Binance enfrentou problemas de debanking na Europa. A corretora disse que os usuários com seu parceiro bancário local Paysafe não poderão negociar pares à vista em euros a partir de 28 de setembro.

Collins também adicionou a palavra “greedflation” à sua lista de palavras selecionadas: uma palavra composta contendo as palavras “ganância” e “inflação”. Ele definiu isso como o uso da inflação como desculpa para elevar os preços a níveis artificialmente altos, a fim de aumentar os lucros corporativos.

O dicionário, com sede no Reino Unido, disse que a atual crise de vida no Reino Unido tem sido impulsionada pela inflação e afirma que muitos estão convencidos de que “as empresas estão fazendo aumentos excessivos para impulsionar seus lucros, chamados de greedflation”.

De acordo com o calculador de inflação dos EUA, o país está atualmente enfrentando uma taxa de inflação de 3,7%, maior que a taxa prevista de 3,6%, embora substancialmente menor que as taxas de 2022 e 2021 de 6,7% e 7%, respectivamente.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...