A proibição não é suficiente: a Rússia agora quer espionar suas transações com criptomoedas

A Rússia aparentemente está marchando continuamente para o controle total sobre as transações de criptomoedas. As autoridades financeiras do país estão desenvolvendo um software de inteligência artificial (IA) que removerá parcialmente o anonimato das transações de criptomoeda. Eles afirmam já estar testando um protótipo na área do narcotráfico. Se for bem-sucedido, o sistema monitorará toda a Internet em busca de transações de criptomoedas.

O anúncio da ferramenta chamada “Transparent Blockchain” vem depois da Rússia ter aprovado  um novo projeto de lei no dia 22 de julho, atualizando a situação jurídica dos ativos digitais. Os legisladores russos tiveram um ano agitado, com longas negociações sobre o status dos ativos digitais a partir de maio entre líderes do setor, reguladores e a Duma.

Tendo em mente características particulares da política russa, como forte nacionalismo e conservadorismo e a natureza global da cripto, este sistema pode levantar sérias preocupações. E potencialmente não apenas para investidores russos, mas para todo o mundo. Como esse sistema afetará a percepção da criptomoeda e as autoridades financeiras da Rússia poderiam se tornar a cripto-polícia do mundo?

Vinculando transações cripto a usuários

As autoridades financeiras russas estão desenvolvendo uma ferramenta que rastreará transações de criptomoedas e identificará provedores de serviços de cripto. O Blockchain transparente será capaz de remover parcialmente o anonimato dos usuários que enviam Bitcoin (BTC), Ether (ETH), Dash (DASH), Omni (OMNI) e Monero (XMR).

Oficialmente, será usado para investigar negócios ilegais relacionados à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Em uma carta direcionada ao Ministério das Telecomunicações e Comunicações de Massa, a autoridade financeira russa Rosfinmonitoring, declarou:

“Ativos virtuais, incluindo vários sistemas de criptomoeda, são usados ​​por criminosos em uma variedade de esquemas ilegais, como tráfico de drogas, evasão de impostos, crimes cibernéticos, homicídios, venda de informações de bancos de dados fechados e financiamento de extremismo. “

Considerando que esta parece uma razão justa para desenvolver o software, muitos são céticos sobre o poder que as autoridades russas podem ganhar. De acordo com a carta, os usuários do software Transparent Blockchain serão autoridades locais, o Banco da Rússia e organizações financeiras, embora também diga que houve interesse de “inteligência financeira de vários outros países”.

O desenvolvimento completo do software exigiria 760 milhões de rublos ($ 10,4 milhões) do orçamento federal, com 440 milhões de rublos ($ 6 milhões) a serem gastos já em 2021.

O potencial de atribuir acusações de financiamento do terrorismo globalmente

Conforme mencionado acima, a iniciativa vem do Serviço Federal de Monitoramento Financeiro (Rosfinmonitoring). O presidente russo, Vladimir Putin, estabeleceu esta agência em 2001 como um órgão executivo federal. A Rosfinmonitoring é responsável pelo combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo e se reporta diretamente a Putin.

Uma vez implementado, o sistema Transparent Blockchain permitirá que as autoridades financeiras russas:

  • Rastreie e analise a transferência de ativos financeiros digitais e identifique prestadores de serviços.
  • Conduza investigações relacionadas à circulação ilegal de criptomoedas.
  • Remova parcialmente o anonimato dos participantes em transações com criptomoedas, especialmente nos protocolos Bitcoin, Ethereum, Omni, Dash e Monero. A ferramenta fará isso classificando os usuários de acordo com um conjunto dos perfis mais comuns de transações cripto.
  • Fazer uma varredura global na Internet para detectar imagens com detalhes de arrecadação de fundos se houver sinais de financiamento do terrorismo. Ele também identificará mensagens relacionadas à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Embora possam parecer inocentes à primeira vista, existem algumas ressalvas nesses pontos. Em primeiro lugar, na Rússia, é proibido pagar por produtos com criptomoedas. Os cidadãos russos também não podem ser pagos com criptomoedas e precisam declarar a propriedade dos ativos cripto.

Em segundo lugar, a ferramenta visa remover o anonimato, dividindo os usuários em perfis. Isso aparentemente abre as portas para futuros processos arbitrários.

Por último, mas não menos importante, a Rússia poderia começar a atribuir acusações de financiamento do terrorismo em todo o mundo. Isso poderia causar forte turbulência na arena geopolítica, especialmente com as tensões em curso entre a Rússia e a OTAN.

Em um mundo que tende para uma sociedade sem dinheiro e ativos digitais rastreáveis, um poderoso softwares como Transparent Blockchain dariam potencialmente à liderança russa um grande controle.

O que dizem os especialistas?

Desde o início de maio, a Associação Russa de Criptoindústria e Blockchain (RACIB) tem criticado as tentativas do Kremlin de controlar as criptomoedas. Em uma carta enviada para a Duma, o RACIB disse:

“RACIB expressa profunda preocupação sobre as perspectivas de desenvolvimento imediato da Rússia e apela a todas as agências governamentais envolvidas de uma forma ou de outra no desenvolvimento e adoção dessas emendas a fazerem tudo ao seu alcance para não repetir os erros dos anos anteriores. “

Segue-se:

“Infelizmente, nosso país já passou por períodos semelhantes em sua história associados à proibição de indústrias inteiras como genética, cibernética e outras, com as consequências continuando a ser sentidas. Agora estamos exatamente na mesma situação. “

A carta disseca os projetos de lei federais propostos e comenta quase todos os pontos deles.

Depois de muito debate parlamentar, os legisladores alteraram o projeto de lei e finalmente aprovaram em 22 de julho. Dmitry Kirillov, professor da Escola Digital de Moscou, explicou :

“Em geral, a nova versão do projeto de lei não parece mais tão draconiana quanto a de maio, mas ainda incorpora a luta do Banco Central com substitutos de moeda. ”

Desconsiderando as preocupações da indústria, o establishment russo parece ter uma abordagem conservadora em relação aos ativos digitais. Viktor Smirnov, chefe de processos digitais da empresa de software russa Croc IT, mostrou a visão do Kremlin para a cooperação internacional no processo de criptomoedas:

“É necessário levar em consideração os requisitos para uma troca efetiva de informações com o circuito internacional, de modo a não se limitar ao segmento nacional na investigação de transações cripto. “

Apesar do temor de que usuários regulares de criptomoedas também possam ser colocados sob vigilância sob o pretexto de combater negócios ilegais, algumas partes interessadas da indústria consideram a construção de sistemas semelhantes a Blockchain Transparentes um passo lógico no desenvolvimento da indústria como um todo.

Andy Cheung, fundador e presidente executivo da exchange de derivativos de criptomoedas, ACDX, e ex-chefe de operações da exchange de cripto OKEx, disse ao BeInCrypto:

“É um dilema entre privacidade e transparência. A criptomoeda fornece um certo grau de anonimato, mas no momento em que você revela o endereço da carteira e o associa à sua identidade, inevitavelmente, suas transações podem ser rastreadas. Não cabe a nós decidir se esses sistemas de rastreamento devem existir, porque a tecnologia permite, e não podemos impedir que aconteça. “

Ele acrescentou ainda:

“A ideia do Bitcoin é sempre uma utopia. Lutamos pela transparência, eliminando o intermediário para evitar a manipulação. Mas, ao mesmo tempo, os criminosos utilizam tecnologia para lavagem de dinheiro, que é algo que não desejamos. Mas nós devemos desistir de ter privacidade em prol da moralidade? Essa é uma pergunta difícil, mas acredito no desenvolvimento da tecnologia. Estou confiante de que, em um futuro próximo, teremos uma solução para equilibrar direitos humanos e segurança. “

Moedas de privacidade como prova final para blockchain transparente

A criptomoeda é um fenômeno global. Uma das promessas originais da cripto era substituir o estado-nação hierárquico por uma rede horizontal de cidadãos livres. Isso vai contra o interesse de líderes ultraconservadores como Putin.

O que está acontecendo hoje na Rússia pode acontecer em outros países. Se as autoridades financeiras russas obtiverem controle sobre as transações cripto internacionais, isso aparentemente pode mudar o cenário de todo o planeta.

Curiosamente, um dos alvos do software Transparent Blockchain é a Monero. A proposta de valor dq Monero é precisamente dar total privacidade aos seus usuários. É uma moeda fungível, indetectável e resistente à censura.

Parte do caso Alpha Bay. | Fonte: Justice.gov

Alguns anos atrás, a inteligência americana falhou ao tentar cavar o anonimato da Monero. 

“No total, carteiras e agentes de informática de CAZES [proprietário do AlphaBay] assumiram o controle de aproximadamente US $ 8.800.000 em Bitcoin, Ethereum, Monero e Zcash, divididos da seguinte forma: 1.605.0503851 Bitcoin, 8.309.271639 Ethereum, 3.691,98 Zcash e uma quantidade desconhecida de Monero. ”

Durante o processo contra os sites do mercado darknet Silk Road e AlphaBay, o Federal Bureau of Investigation (FBI) não conseguiu identificar quanto o fundador da Monero Alphabay, Alexandre Cazes, segurou em seu carteiras.

Monero aparentemente será a prova final para Transparent Blockchain. Se a Rússia de alguma forma quebrar o anonimato da Monero, todo mundo cripto pode ter problemas. Ou melhor, se houver algum problema, os russos saberão.

Imagem danificada de um poder progressivo da Rússia

A Rússia está reprimindo fortemente as criptomoedas. Além de uma regulamentação forte e proibitiva em casa, está desenvolvendo ferramentas que podem ajudá-la a estender seu alcance além de suas fronteiras.

Proibir e banir novas tecnologias parece o movimento natural de uma liderança conservadora. O problema em questão é que a natureza da cripto é contra os controles e censura do governo.

Em outra nota, a imagem da Rússia como potência de alta tecnologia e progressiva foi danificada. Especialmente aos olhos dos países que desenvolvem tecnologias de blockchain e negócios com criptomoedas.

De acordo com o RACIB, devido à aprovação das alterações previstas no projeto de lei, a Federação Russa provavelmente perderá US $ 1,5 bilhão com a movimentação de projetos digitais em russo, o que, subsequentemente, terá um impacto nas receitas fiscais potenciais. Ainda estamos para ver o que acontecerá com os jovens engenheiros e desenvolvedores russos. Muitos deles podem decidir buscar residência em jurisdições mais amigáveis ​​à criptomoedas .

Empresários e empresas que não podem aceitar criptomoedas como salários ou como pagamentos também podem fugir do país, levando consigo suas habilidades e ideias. Mas se a Rússia obtiver acesso a suas carteiras cripto, pode não haver um lugar seguro para seus ativos digitais.

O artigo A proibição não é suficiente: a Rússia agora quer espionar suas transações com criptomoedas foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...