Uma nova tendência? CEOs e celebridades adotam Bitcoin no Twitter

Os líderes empresariais estão sinalizando o futuro tecnológico que acreditam que está chegando – ou seja, internacional e descentralizado?

Um número crescente de líderes empresariais e celebridades como Elon Musk, Jack Dorsey, Alex Ohanian e, mais recentemente, Ricardo Salinas – adicionaram a hashtag Bitcoin às suas biografias do Twitter e isso não passou despercebido. Quando Elon Musk adicionou #Bitcoin à sua biografia no final de janeiro, o Bitcoin disparou 20%.

Se de fato uma sucessão de bilionários e magnatas da tecnologia assumiram a promessa do Bitcoin – seja lá o que isso possa significar – qual é sua motivação? Eles estão tentando manipular o mercado, por exemplo, ou promover sua marca?

Eles poderiam estar apenas tentando puxar a perna coletiva dos verdadeiros seguidores das criptomoedas? Os CEOs, por outro lado, podem ser extremamente sérios: sinalizando o futuro tecnológico que eles acreditam que está chegando, o global e descentralizado.

Seja qual for o motivo, parece justo dizer que a mídia social tem inclinado a proposta de valor do Bitcoin (BTC) recentemente, e isso levanta algumas questões. Por exemplo, as criptomoedas são mais suscetíveis a mensagens de mídia social do que outros ativos financeiros?

BTC e mídia social – Inseparáveis?

Certo ou errado, muitos usuários julgam o sucesso do BTC por seu preço de mercado diário, e esse preço parece mais emaranhado do que nunca com a atividade de mídia social.

“Absolutamente”, comentou Feng Mai, professor assistente na Escola de Negócios do Stevens Institute of Technology, ao Cointelegraph. “Minha pesquisa mostrou que as postagens de influenciadores no Twitter têm um efeito imediato sobre os preços do BTC.” Isso ocorre por dois motivos, Mai explicou: “Sua falta de valor intrínseco em comparação com outros ativos financeiros e a demografia de seus adotantes sobreposta aos usuários de mídia social”.

Neil Wilson, analista-chefe de mercado da Markets.com trading, acrescentou que as criptomoedas – como alguns outros ativos que ocupam bolsões relativamente pequenos no mercado de investimento geral, por exemplo, GameStop – parecem particularmente vulneráveis ​​às mídias sociais porque são relativamente ilíquidas, com grandes participações em nas mãos de relativamente poucas pessoas, e também porque eles têm “uma multidão/seguidores de culto.”

Lennard Neo, chefe de pesquisa da Stack Funds – um provedor de fundos de índice de criptografia – disse ao Cointelegraph que, embora a mídia social não mude a “proposta de valor fundamental” do BTC, que permanece sólida, “os tweets agem como aceleradores”.

Finn Brunton, professor de estudos de ciência e tecnologia na University of California, Davis e autor de Digital Cash: The Unknown History of the Anarchists, Utopians, and Technologists Who Cryptocurrency, disse ao Cointelegraph que o BTC e a mídia social estão interligados desde as origens do Bitcoin.

De acordo com ele, “Bitcoin sempre foi um movimento de mídia social em primeiro lugar e uma moeda de trabalho em segundo – impulsionado por depoimentos, acrobacias, memes e exortações para HODL e acreditar.” Nesse sentido, o preço do BTC disparou porque um CEO vogal modificou sua biografia do Twitter “está completamente na marca”.

A atenção das celebridades é boa para o BTC?

Diante disso, a adição oportuna de #Bitcoin à biografia do Twitter de CEOs de tecnologia, como Dorsey, Ohanian e Musk, parece ser uma vantagem, atraindo mais atenção para o Bitcoin e, eventualmente, aumentando a aceitação e adoção. Wilson disse ao Cointelegraph:

“O suporte corporativo emergente que estamos vendo para o Bitcoin é muito importante no ressurgimento dos preços nos últimos meses. A mudança de Tesla é o tipo de grande suporte corporativo ao qual os touros estão se agarrando. Mais suporte corporativo significa mais integração, maior aceitação. O efeito de rede é a chave aqui. ”

“A adoção do Bitcoin pelo Musk e pela Tesla é uma boa notícia para a criptomoeda”, acrescentou Mai, “na medida em que dá crédito à criptomoeda como meio de troca, que é uma das principais funções do dinheiro, segundo os economistas”.

Mas essas taxas de turbo de mídia social também não tornam o preço do BTC mais errático, com a volatilidade sendo citada há muito tempo como uma das principais desvantagens da criptomoeda? Quando o bilionário Salinas, o terceiro homem mais rico do México, adicionou #Bitcoin à sua biografia do Twitter no início de fevereiro, por exemplo, o preço do ativo cripto principal subiu mais de US$ 40.000 pela primeira vez em 23 dias.

Mai respondeu que a entrada de grandes empresas como a Tesla mais do que compensa qualquer volatilidade de curto prazo, e as grandes corporações tornarão o Bitcoin menos volátil: “As empresas que aceitam o BTC deveriam agora ter mais incentivos para estabilizar o valor do BTC – elas não querem que sua receita flutue significativamente no dia a dia ”.

Sobre as biografias com hash tag recentes, Brunton, não exatamente um touro BTC, comentou: “É bom para o Bitcoin que mais adesão de caras ricos é igual a mais partes investidas em manter esta balsa furada à tona”. Em sua opinião, um resultado melhor a longo prazo, no entanto, seria que os usuários migrassem do BTC para criptomoedas “que funcionam melhor, são mais bem projetadas ou têm implementação superior”. Bitcoin, acrescentou ele, “é o lançamento alfa do que poderia ser criptos, então quanto mais custo afundado houver, mais tempo ficaremos presos a ele.”

Não é apenas um capricho de Musk?

Quando Elon Musk adicionou #Bitcoin à sua biografia do Twitter em 29 de janeiro, o efeito no BTC foi inflamável – o preço subiu 14% nos primeiros 30 minutos. Mas nem todos os seguidores foram totalmente claros sobre as intenções do homem mais rico do mundo. Ele estava apenas brincando com seus 43 milhões de seguidores no Twitter? A adição de um tweet sobre cripto – “Em retrospecto, era inevitável” – apenas aprofundou a ambigüidade.

Tudo ficou mais claro, no entanto, em 8 de fevereiro, quando foi amplamente divulgado que a Tesla havia comprado recentemente US$ 1,5 bilhão em Bitcoin, o que ainda não foi revelado. Obviamente, o interesse de Musk na BTC era genuíno. Desde então, Musk removeu #Bitcoin de sua biografia no Twitter. Wilson disse ao Cointelegraph:

“Agora sabemos que não apenas Musk está dentro, mas Tesla está apoiando em nível corporativo – a estratégia foi aprovada pelo conselho e pelo comitê de auditoria. Isso é importante, pois não é apenas um capricho de Musk, mas um investimento corporativo ‘sério’. ”

Brunton foi menos tolerante com Musk, a quem chamou de “A-1 s — que por acaso também é um bilionário”. Dito isso, de acordo com ele, “#bitcoin definitivamente faz parte do pacote inicial de estilo de vida de barão da tecnologia e exibições no estilo Reddit. É sobre uma cultura e uma cena, no entanto. Não tem nada a ver com ‘tecnologia’ como tal. ”

Em outro lugar, foi sugerido que os CEOs de Bitcoin em hash tag estavam apenas usando a mídia social para promover “sua marca como uma empresa amigável à criptomoeda e obtendo uma tonelada de publicidade gratuita”. Neo, por sua vez, acredita que os mercados estão atualmente sobrecarregados, “e definitivamente existem revoltosos por aí que estão apenas tweetando para‘ se divertir ’às custas das pessoas”. Nessas épocas, “é ainda mais crucial exercer cautela, investir racionalmente e não emocionalmente”, disse ele ao Cointelegraph.

A tecnologia do Bitcoin é uma nova bandeira?

Enquanto isso, Balaji Srinivasan, investidor anjo e cofundador do Coin Center – um defensor da política de cripto sem fins lucrativos – sugeriu no passado que o Bitcoin está se tornando a nova “bandeira da tecnologia” que representa valores econômicos de alto escalão, como descentralização e internacionalismo.

Entre os valores implícitos na tecnologia do Bitcoin, como ele escreveu em outro lugar, estão: “internacionalista, capitalista, descentralizado, hiperdeflacionário, em rede, criptografado, digital, volátil, ambicioso e silenciosamente revolucionário”.

Então, é isso o que está acontecendo com o movimento #Bitcoin: CEOs apenas agitando a nova “bandeira da tecnologia”, ansiosos para se identificar com um futuro descentralizado ainda coalescente?

“Ele [BTC] é o carro-chefe de todas as criptomoedas e representa os muitos valores inerentes à tecnologia”, respondeu Jay Hao, CEO da OKEx exchange, embora muitas vezes signifique coisas diferentes para pessoas diferentes:

“Pode representar liberdade para uma pessoa, eficiência para outra […] um bote salva-vidas, um ativo especulativo, uma reserva de valor e assim por diante. Uma pessoa que viu as economias de sua vida serem destruídas pela hiperinflação e está usando o BTC como meio de proteger a riqueza futura verá a bandeira do Bitcoin de forma diferente de um comerciante diário ou investidor institucional. ”

Wilson disse ao Cointelegraph: “Acho que Bitcoin sempre foi um movimento até certo ponto – é sobre descentralização e‘ retomada do controle ’dos bancos centrais, governos, etc.” O proprietário do Dallas Mavericks, Mark Cuban, foi ainda mais longe, dizendo à Forbes em dezembro que o Bitcoin é “mais religião do que solução para qualquer problema”.

Um movimento social com crenças compartilhadas de alto nível? Brunton permaneceu cético: “O Bitcoin é – e sempre foi – vários movimentos sociais conflitantes desajeitadamente agrupados em torno de uma moeda e uma infraestrutura de transação.” Ele acrescentou ainda que as crenças em torno do que é o Bitcoin são diferentes para pessoas como especuladores, libertários, antiestatistas e assim por diante, concluindo: “Dizer que qualquer pessoa tem crenças comuns segurando BTC é um erro de categoria”.

Neo disse ao Cointelegraph: “Bandeira ou não, para as massas lá fora, não é apenas uma questão de investimento, mas também uma declaração de que eles apóiam o ecossistema específico ou um ativo.”

No caminho para a adoção em massa

Qualquer que seja a explicação por trás da proliferação de #Bitcoin na bios do Twitter, a maioria dos bitcoinistas provavelmente se sente encorajada por ela, embora reconheça que continua sendo um espetáculo secundário, na melhor das hipóteses.

Como Hao disse ao Cointelegraph, o BTC “tem ganhado força continuamente ao longo dos anos – muito antes de os principais executivos chegarem ‘atrasados”. As hashtags são um “gesto simpático”, outro sinal de que o BTC está se tornando um movimento, mas no fim das contas, Hao acrescentou, este é apenas mais um passo na “jornada para a adoção em massa”.

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