81% dos desenvolvedores de cripto estão baseados fora dos EUA
Um estudo recente da Electric Capital revela que a proporção de desenvolvedores de cripto nos Estados Unidos (EUA) diminuiu significativamente na última década.
Embora os EUA ainda liderem o mundo na proporção de desenvolvedores de cripto, essa posição pode ser perdida se políticas que incentivem o desenvolvimento da indústria não forem fortalecidas.
O que explica o êxodo dos desenvolvedores cripto?
O estudo da Electric Capital analisou uma amostra de mais de 110 mil desenvolvedores em todo o mundo. Conforme o levantamento, os três principais países em termos de proporção de desenvolvedores são os Estados Unidos, a Índia e o Reino Unido, com taxas de 18,8%, 11,8% e 4,2%, respectivamente.
Contudo, a proporção dos EUA caiu 51% em quase dez anos. Isso significa que 81% dos desenvolvedores de cripto agora vivem fora dos EUA, moldando o futuro do mercado de cripto. Maria Shen, sócia geral na Electric Capital, questiona se isso é resultado de um ambiente regulatório negativo.
Isso é resultado de um ambiente regulatório negativo? Os EUA precisam de uma política clara de cripto para manter sua liderança no país… Cripto se considera baseada na CA e NY – mas 64% dos devs vivem fora desses polos tecnológicos tradicionais! Isso é uma oportunidade para criação de empregos e riqueza para os formuladores de políticas. Cripto não deveria ser partidária – devs vivem em todos os estados, representando todos os contextos políticos, comentou Shen.
Além disso, os resultados do estudo mostram uma clara mudança na proporção de desenvolvedores de cripto na Ásia e na América do Norte. Enquanto a proporção da Ásia aumentou de 13% para 32% desde 2015, a proporção da América do Norte diminuiu de 44% para 24%.
Esses resultados de pesquisa surgem no contexto de um declínio significativo na atividade de desenvolvedores em todo o mercado nos últimos dois anos. Dados da Artemis mostram que o número de commits semanais caiu 50% no último ano.
Adicionalmente, o número de desenvolvedores ativos diminuiu semanalmente de mais de 13 mil para cerca de 6,8 mil, uma queda de aproximadamente 50%. Surge aqui um paradoxo: o número de tokens continua aumentando enquanto a atividade de desenvolvedores diminui.
O artigo 81% dos desenvolvedores de cripto estão baseados fora dos EUA foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.