Habilidades digitais do brasileiro cresceram, mas pouco, diz Anatel

Um estudo da Anatel descobriu que a maior parte da população brasileira não domina habilidades digitais básicas. Em suma, eles não conseguem anexar arquivos em mensagens ou e-mails ou usar comandos de copiar e colar para duplicar ou mover conteúdos ao usar editores de texto.

A conclusão está na pesquisa “Habilidades Digitais no Brasil e no Mundo”, cuja publicação ocorreu em junho de 2024.

Habilidades digitais cresceram pouco no Brasil

Conforme a Anatel, os dados do estudo advêm da Pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), que pertence ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

A pesquisa dividiu as habilidades em três níveis: básicas, intermediárias e avançadas. Em seguida, ela concluiu que apenas 29,9% dos entrevistados dominam as habilidades básicas, 17,9% as intermediárias e 4,2%, as avançadas.

Leia mais: Quais criptomoedas as baleias estão comprando em agosto de 2024?

Apesar desses valores serem relativamente baixos, eles são os maiores já registrados desde a primeira edição do estudo, em 2015. Comparado com os valores de 2022, os índices de habilidades cresceram, respectivamente, 2,1, 0,5 e 0,8 pontos percentuais.

O objetivo da Anatel, portanto, é usar esses dados para fomentar a transformação digital junto à sociedade para ter 30% de jovens e adultos com habilidades digitais intermediárias até 2027.

Além disso, a agência destaca cinco desafios para alcançar essa meta:

  • em 2023, apenas 18% da população possuía habilidades digitais em nível intermediário;
  • havia uma tendência de queda nessa proporção entre 2015 e 2021;
  • o aumento entre 2021 e 2022 ocorreu na sequência de alteração na pesquisa TIC
  • Domicílios que impactou na fórmula de cálculo das habilidades digitais; e
  • o aumento entre 2022 e 2023 foi de apenas 0,5 ponto percentual, o que implica uma necessidade de se intensificarem os esforços para acelerar o avanço ao longo dos próximos 4 anos.

A Anatel considera como habilidades intermediárias as seguintes tarefas:

  • Usar fórmula em uma planilha de cálculo;
  • Conectar ou instalar novos equipamentos com ou sem fio, como modem, impressora, câmera ou microfone;
  • Criar uma apresentação de slides;
  • Instalar programas de computador ou aplicativos de celular.

Por fim, as habilidades avançadas são reservadas para profissionais da área. Elas incluem, por exemplo, a capacidade de criar programa de computador ou celular usando linguagem de programação.

O artigo Habilidades digitais do brasileiro cresceram, mas pouco, diz Anatel foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...