Binance explica tendências do mercado de criptomoedas em agosto
A capitalização do mercado global de criptomoedas subiu 6,1% em julho, atraindo os ventos a favor dos desenvolvimentos positivos do setor. Entre eles estão as notícias de valor agregado das frentes regulatórias e o crescimento significativo dos principais projetos da Web 3.
No entanto, ainda há preocupações que podem influenciar as tendências do setor em agosto. Entre elas estão os reembolsos da Mt. Gox e a transferência de BTC do governo dos EUA.
Binance Research revela as principais tendências do mercado de criptomoedas
A aprovação de nove ETFs de Ethereum à vista foi um dos ventos a favor do aumento de 6,1% no valor do mercado de criptomoedas em julho, conforme a Binance. Como no caso do Bitcoin em janeiro, essa decisão levou o Ethereum (ETH) a Wall Street, inspirando uma nova onda de entrada de capital no mercado.
Os temores do mercado também diminuíram em julho devido a relatos de que o governo alemão concluiu a venda de seus 50.000 Bitcoins (BTC) para exchanges centralizadas. As afirmações otimistas de Donald Trump durante a Conferência Bitcoin 2024 também revigoraram a mudança de sentimento.
Leia mais: Quais criptomoedas as baleias estão comprando em agosto de 2024?
Os dados da DefiLlama mostram que o espaço de finanças descentralizadas (DeFi) subiu 3,5% em julho, chegando a US$ 99,93 bilhões. O gráfico de valor total bloqueado (TVL) do DeFi é muito semelhante ao que mostra a capitalização do mercado cripto.
O TVL é medido em USD, que é um fator nos preços das garantias de cripto. Portanto, o aumento no DeFi TVL pode representar um aumento geral no valor da garantia.
Os ecossistemas CORE, Scroll e Mantle são destacados por ganhos significativos. Entre os protocolos DeFi, o Polymarket sofreu um crescimento substancial, com seu volume de julho aumentando mais de 614% em relação aos volumes de janeiro. Da mesma forma, a Symbiotic registrou um aumento de 283% na TVL em meio ao crescente interesse em restauração.
Altcoins em alta
O relatório da Binance também destaca a Solana (SOL) e a Ripple (XRP) como altcoins de melhor desempenho. Para o ecossistema Solana, isso foi impulsionado pelo crescimento dos volumes de trading de exchange descentralizada (DEX). Com uma DEX, qualquer projeto pode listar instantaneamente seu token e fornecer liquidez como formador de mercado, e as moedas meme baseadas em SOL continuam sendo uma tendência importante.
Para a XRP, os ventos favoráveis vieram dos anúncios do CME e do CF Benchmarks e do hype em torno do processo da Ripple contra a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). A Binance Research também destaca o desempenho notável da TRON (TRX), citando os planos de Justin Sun de desenvolver uma stablecoin sem gás.
Enquanto isso, vários ecossistemas, incluindo Avalanche (AVAX) e Toncoin (TON), caíram de valor apesar dos desenvolvimentos otimistas nas redes. Por exemplo, apesar do crescimento valioso no ecossistema TON, o valor do token caiu 12%.
Volume de vendas do mercado de NFT cai 7%
Por outro lado, o mercado de tokens não fungíveis (NFT) registrou quedas em julho, sofrendo uma queda de 7,1% no volume de vendas. Um destaque importante nesse setor é o aumento do volume entre as coleções baseadas em SOL, como Solana Monkey Business e Retardio Cousins, em relação às principais coleções de Ethereum e às principais coleções de Ordinals que registraram quedas.
“No geral, as vendas de Bitcoin e Ethereum NFT caíram significativamente, mas a Immutable registrou um aumento de 75,68% devido ao desenvolvimento contínuo de jogos, incluindo o lançamento do Illuvium”, observou o relatório.
Como o BeInCrypto relatou em abril e maio, os volumes de trading de NFT caíram no mercado OpenSea, revisitando os níveis vistos pela última vez em 2021. A queda nas vendas e na participação de NFT em plataformas blockchain pode sufocar a inovação no espaço. Isso ocorre porque o mercado muda de valor especulativo para valor pragmático.
De fato, enquanto o mercado em geral está em declínio, as coleções de nicho ainda podem capturar um interesse significativo e comandar altas avaliações. Os criadores e as plataformas podem ter que priorizar casos de uso no mundo real, como certificados de propriedade, identidades digitais e ativos de jogos com utilidade significativa no jogo.
O artigo Binance explica tendências do mercado de criptomoedas em agosto foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.