Novo recurso da Apple ameaça pagamentos com criptomoedas
O iOS 18, versão mais recente do OS da Apple, apresenta o Tap to Cash, uma maneira fácil de transferir dinheiro usando o Apple Pay. Esse recurso permite que os usuários enviem dinheiro instantaneamente simplesmente aproximando seus telefones.
No entanto, o Tap to Cash pode ofuscar a utilidade das criptomoedas para pagamentos conforme ganha força.
Tap to Cash da Apple coloca pagamentos com criptomoedas em risco?
As criptomoedas vêm ganhando aceitação global de forma constante, com 6,8% da população mundial possuindo criptomoedas. Apesar de seu crescimento, a adoção generalizada enfrenta obstáculos significativos.
O principal deles é a falta de regulamentação, que deixa os ativos cripto vulneráveis a riscos de segurança e volatilidade. Ao contrário das instituições financeiras tradicionais, que são regulamentadas e protegidas, as criptomoedas operam em um ambiente descentralizado.
Leia mais: 5 criptomoedas para ficar de olho em junho
Essa falta de supervisão pode desencorajar comerciantes e consumidores. Embora o ambiente regulatório para criptomoedas esteja melhorando, ele continua inconsistente.
Países como Coreia do Sul, Japão e Alemanha estabeleceram estruturas claras. Entretanto, muitos outros, inclusive os Estados Unidos e a Índia, têm diretrizes ambíguas. Essa inconsistência prejudica a confiança necessária para uma adoção mais ampla.
Experiência com cripto precisa melhorar
Aliás, a experiência do usuário de pagamentos cripto é complicada. A inconveniência de gerenciar várias carteiras contrasta com a simplicidade de usar cartões de débito ou o Tap to Cash da Apple.
Além disso, a escalabilidade das redes blockchain fica atrás da dos principais processadores de pagamento, limitando sua capacidade de lidar com altos volumes de transações de forma eficiente.
O Tap to Cash da Apple aproveita seu ecossistema existente para oferecer um método de pagamento seguro e sem atrito. Isso pode atrair os usuários que priorizam a conveniência e a segurança. Com o suporte aprimorado do Apple Pay para prêmios e ingressos para eventos, a plataforma se torna ainda mais atraente.
Até que as criptomoedas consigam igualar a facilidade e a segurança dos métodos de pagamento tradicionais, elas podem ter dificuldades para competir com inovações como o Tap to Cash da Apple.
O artigo Novo recurso da Apple ameaça pagamentos com criptomoedas foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.