Inverno cripto termina e blockchain impulsiona inovação, aponta Chainalysis
As primeiras impressões do relatório Primavera 2024 da Chainalysis apontam para o final do longo inverno cripto. Conforme dados da empresa de análise, a inovação com novos usos da blockchain é mais um “sinal de maturação contínua do ecossistema”.
Isso porque, segundo a Chainalysis, as finanças tradicionais estão cada vez mais integradas com a tecnologia. Além disso, impactos dos colapsos como da TerraLuna, Celsius e FTX, também trouxeram lições valiosas sobre o ecossistema dos criptoativos e suas vulnerabilidades.
Aumenta interesse em blockchain, diz Chainalysis
Hoje, por exemplo, a indústria cripto está focada em prover cada vez mais segurança com transparência e descentralização.
A recente valorização dos criptoativos neste início de 2024 com recordes de preços, também tem impulsionado o interesse nesses ativos e, consequente, o aumento no volume das transações. Isso incluí negociações nos mercados futuros.
As instituições financeiras tradicionais estão integrando cada vez com a blockchain, enquanto a tokenização de ativos reais e o avanço da infraestrutura descentralizada prometem transformar a gestão e investimento de ativos, observa a Chainalysis.”
Essa evolução também demostra sinais de maturação. A inovação contínua em blockchain, com a integração nas finanças tradicionais, valida a legitimidade do setor, diz o reporte.
“ As organizações não estão apenas se adaptando ao novo cenário, mas também participando no seu desenvolvimento e moldando o seu futuro.”
Apesar do longo inverno cripto e dos desafios, muitos participantes do mercado seguiram com desenvolvimento em inovação.
Panorama do mercado: O inverno cripto acabou?
Para a Chainalysis, sim. Isso porque à medida que os preços dos criptoativos sobem e o Bitcoin ultrapassa as máximas, o sentimento predominante é que o inverno cripto terminou, sim.
Leia mais: Previsão de preço do Bitcoin para 2024 / 2025 / 2030
“Após despencar para uma baixa de US$ 15.882,92 em novembro de 2022 , época da falência da FTX – um 76,49% de queda em relação ao pico de novembro de 2021 – o Bitcoin começou sua ascensão no final de 2023, sinalizando um fim desta fase de baixa, acabando por ultrapassar o seu anterior máximo de sempre em 5 de março de 2024.” , explica a empresa de análise em blockchain.
A Ethereum, segunda criptomoeda mais popular, também registrou alta considerável de preços nos últimos tempos, mas ainda não conseguiu ultrapassar as máximas históricas.
O artigo Inverno cripto termina e blockchain impulsiona inovação, aponta Chainalysis foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.