Grayscale retira Cardano (ADA) de seu fundo de capital
A Grayscale anunciou a remoção dos tokens Cardano (ADA) e Cosmos de dois de seus principais fundos; O Grayscale Digital Large Cap Fund e o Grayscale Smart Contract Platform Ex-Ethereum Fund (GSCPxE), respectivamente.
Esta decisão faz parte da reestruturação trimestral de fundos, prática comum para ajustar carteiras de investimento com base nas condições de mercado e estratégias de gestão de ativos.
Cardano fora do fundo Grayscale
No caso do Grayscale Digital Large Cap Fund, a retirada dos tokens ADA reconfigurou a composição do fundo. Ele agora é composto principalmente por Bitcoin (BTC) com 70,96%, seguido por Ethereum (ETH) com 21,84%, Solana (SOL) com 4,52%, XRP com 1,73% e Avalanche (AVAX) com 0,95%.
É importante ressaltar que os fundos relacionados ao DeFi não sofreram alterações em suas carteiras durante este período de reequilíbrio.
Em seguida a seu pico em 2022, o desempenho por ação do Digital Large Fund diminuiu durante 2 anos, mal recuperando para os valores médios de 2021-2022 apenas recentemente devido ao mercado altista. Assim, olhando para o preço de mercado, o desempenho é ainda pior. Em suma, os valores de 2024 representam apenas 35% de seu topo histórico.
Leia mais: Como comprar Cardano (ADA) e tudo o que você precisa saber
Além disso, o Grayscale DeFi Fund mantém a sua exposição a uma variedade de tokens, incluindo UNI (Uniswap), MKR (MakerDAO), LDO (Lido), AAVE (Aave) e SNX (Synthetix). Tudo com ponderações derivadas da estratégia de investimento do fundo.
Impacto da mudança no preço da ADA
E como ficou a Cardano após a mudança? O preço da criptomoeda sofreu uma queda em reação ao anúncio da Grayscale.
A decisão de eliminar a Cardano do fundo pode ser justificada por razões estritamente financeiras.
No entanto, o seu fundador tem dificuldade em aceitar a realidade do mercado. Sim, até Charles Hoskinson. O empresário reagiu laconicamente ao responder que “Wall Street dá; “Wall Street tira.”
A remoção dos tokens Cardano e Cosmos dos fundos da Grayscale se deve aos incentivos dos gestores de fundos que buscam otimizar o desempenho e diversificar as carteiras para se adaptarem às mudanças nas condições.
O artigo Grayscale retira Cardano (ADA) de seu fundo de capital foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.