Bitcoin (BTC): 2 indicadores on-chain sugerem o início de um mercado de alta consistente

O preço do Bitcoin subiu 155% em 2023 depois que um mercado em baixa de longo prazo terminou no final de 2022. Depois de atingir um fundo na área de US$ 15.500, a maior criptomoeda começou um período de acumulação e aumento lento típico de um mercado em alta inicial.

Entretanto, no início de 2024, o Bitcoin terá atingido cerca de US$ 60.000. Portanto, estão surgindo os primeiros indicadores on-chain que sugerem o início de um mercado em alta consistente no setor de criptomoedas. Esse período, no qual o preço do BTC aumenta mais rapidamente, começou historicamente apenas cerca de 6 meses após o halving.

Neste ciclo, os aumentos parabólicos do Bitcoin e o novo recorde histórico (ATH) ocorrerão antes do halving? Ou uma correção mais profunda deve ser esperada em breve? Vamos descobrir!

2 Indicadores on-chain: Os detentores de curto prazo compram BTC

O primeiro indicador on-chain que sugere o início de um mercado de alta consistente é o Realized Cap HODL Waves. Esse indicador pondera o indicador básico HODL Waves pelo preço realizado. O HODL Waves, por outro lado, é o conjunto de todas as faixas etárias de oferta ativas, ou ondas HODL. Cada barra colorida mostra a porcentagem de Bitcoins existentes que foram movimentados recentemente durante o período selecionado.

Em outras palavras, as Ondas de HODL do Realized Cap indicam a mudança na distribuição de Bitcoins de acordo com o período de retenção e o comportamento de seus proprietários. Em geral, as ondas HODL de curto prazo (vermelho e laranja, menos de 6 meses) se contraem durante um mercado de baixa. Em contrapartida, durante um mercado em alta, a proporção de ondas de longo prazo (verde e azul, mais de 6 meses) diminui à medida que os detentores vendem suas moedas de longa data.

No topo do ciclo, isso leva a uma situação em que a maioria das moedas é mantida por períodos curtos em ondas HODL de curto prazo (áreas vermelhas). Essa condição leva rapidamente a um topo de alta e precede um mercado de baixa de longo prazo.

Por outro lado, quando as quedas terminam, as ondas HODL vermelhas e laranjas permanecem estáveis por um longo período e têm pouca participação no mercado. Isso ocorre somente no início da fase madura dos mercados de alta subsequentes. É nesse momento que o gráfico mostra um aumento acentuado em seu tamanho (áreas verdes).

2 indicadores on-chain sugerem o início de um mercado de alta consistente
Ondas HODL de capitalização realizada / Fonte: Glassnode

Se essa interpretação estiver correta, o mercado de Bitcoin acaba de entrar em uma fase madura de mercado em alta. Historicamente, essa fase tem levado a um novo recorde histórico (ATH). Mas também a preços muitas vezes acima dos picos anteriores.

Os detentores de longo prazo (LTH) começam a vender

Outro indicador cuja interpretação aponta para o mesmo momento-chave no mercado de BTC é o Hodler Net Position Change. O indicador mostra a mudança de posição mensal dos investidores de longo prazo (HODlers, LTHs). Assim, ele indica quando os LTHs reduzem suas posições (vermelho) e quando acumulam novas posições líquidas (verde).

Historicamente, os maiores períodos de redução de posição estão associados a picos de mercado (áreas vermelhas). No entanto, o declínio nas reservas de BTC também pode ser visto na parte inferior de um mercado em baixa. Isso está associado à capitulação de hodlers de longo prazo no final do ciclo.

No entanto, o início do aumento da atividade de venda de LTH na maioria das vezes sugere o início da fase madura do mercado em alta (áreas azuis). Após esses sinais iniciais de transferência de BTC para os detentores de curto prazo, historicamente, a fase principal do mercado em alta (seta azul) começou.

2 indicadores on-chain sugerem o início de um mercado de alta consistente
Mudança na posição líquida de Hodler / Fonte: Glassnode

Se a situação também se repetir desta vez, esses dois indicadores on-chain indicam claramente a fase do ciclo do Bitcoin. Entretanto, apesar das semelhanças, cada ciclo do mercado de criptomoedas tem suas próprias características exclusivas que fogem dos padrões históricos.

Além disso, o mercado de criptomoedas ainda é caracterizado pela alta volatilidade, o que permite correções regulares de 20 a 30%. No entanto, em um mercado de alta consistente, essas quedas se tornam excelentes oportunidades de compra e a aplicação de estratégias “compre a queda”.

O artigo Bitcoin (BTC): 2 indicadores on-chain sugerem o início de um mercado de alta consistente foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...