Bitcoin, criptomoedas e ações se distanciam e divergência de preços sinaliza mudança no mercado
As ações de longo prazo dos detentores de Bitcoin ajudam a impulsionar seu potencial como ouro digital.
À medida que a especulação de tokens meme diminui, os mercados se acomodaram em termos de ação de preço, atingindo níveis historicamente relevantes de baixa volatilidade. Dentro dos mercados de Bitcoin, a atenção mudou de Ordinais para as negociações do teto da dívida do governo dos EUA. Cada semana é uma nova narrativa a qual os especuladores e traders se apegam.
A Reuters relatou esperanças crescentes de que um acordo sobre o teto da dívida seja alcançado e as ações se valorizem à medida que essa incerteza é resolvida. A notícia levou o índice Nasdaq 100 a uma máxima anual, enquanto as criptomoedas permanecem abaixo de suas máximas recentemente estabelecidas. Essa divergência pode estar sinalizando uma mudança no regime de mercado após acompanhar de perto as ações ao longo de 2022.
Sinais podem estar surgindo apontando para que as criptomoedas e ações não estejam mais correlacionadas, pelo menos por enquanto.
O aperto do Fed pesou sobre as ações e as criptomoedas ao longo de 2022. À medida que o fim do ciclo de aperto se aproxima, o mercado mudou de marcha e começou a tratar cripto e ações de forma mais separada, como visto com a recente divergência.
Bitcoin e metais preciosos têm sido cada vez mais correlacionados
As criptomoedas têm acompanhado o ouro e a prata mais de perto, à medida que o foco macro muda das taxas de juros para falhas bancárias e risco de inadimplência.
O regime de maior correlação com metais preciosos provavelmente começou após a falência do Banco do Vale do Silício e sua correspondente resposta do governo, e parece estar prevalecendo à medida que o prazo do teto da dívida se aproxima.
A recuperação do dólar também pode ser um fator para a queda recente em criptomoedas e metais preciosos, com o Bitcoin e o índice DXY tendo uma forte correlação negativa de -0,7 no momento, de acordo com o Momento Cripto.
Então, o movimento recente em conjunto com metais preciosos é apenas um acaso, ou há outras razões para apoiar a tese do Bitcoin como ouro digital?
As ações de longo prazo dos detentores de Bitcoin ajudam a impulsionar seu potencial como ouro digital.
Como acontece com o ouro, indiscutivelmente grande parte do valor do Bitcoin deriva da crença compartilhada que seus detentores têm de que o ativo sustentará seu valor ao longo do tempo.
Esse comportamento é evidenciado pela quantidade total de Bitcoin detida por “hodlers” se aproximando de sua máxima histórica estabelecida no início de março.
À luz da incerteza do teto da dívida, os participantes do mercado podem ter antecipado o aumento do valor de alternativas fora do sistema financeiro tradicional (como ouro e Bitcoin), o que pode ser a razão pela qual elas caíram de valor à medida que aumentam as chances de um acordo de dívida ser alcançado.
No geral, isso destaca o papel complexo e multifacetado que o Bitcoin e as criptomoedas estão enfrentando amplamente dentro do ambiente macro. Embora não esteja claro quanto tempo a tendência vai durar, está ficando cada vez mais claro que os participantes do mercado estão tratando o Bitcoin mais como um metal digital e menos como uma ação.
As informações contidas deste texto são de responsabilidade do autor e não necessariamente refletem as posições do Cointelegraph Brasil.
LEIA MAIS: