Capacidade da Lightning Network atinge 5.000 BTC

O crescimento da quantidade de Bitcoin adicionada à solução de camada 2 do Bitcoin disparou no ano passado, atingindo 4.000 Bitcoins há menos de quatro meses.

Os mercados de baixa são propícios para aumentar a capacidade da Lightning Network. Apesar dos ventos contrários macroeconômicos e da lenta ação dos preços do BTC, a solução de pagamentos de camada 2 da rede do Bitcoin (BTC), continua a florescer.

A Lightning Network atingiu uma capacidade histórica de 5.000 BTC (US$ 96 milhões). Com efeito, cada vez mais Bitcoin está sendo introduzido nos canais de pagamento da Lightning Network em todo o mundo, à medida que os Bitcoiners continuam a apoiar o crescimento da rede.

Capacidade da Lightning Network. Fonte: Look into Bitcoin

A Lightning Network permite que os usuários enviem Bitcoin (ou satoshis, a menor fração de um Bitcoin) para viabilizar transações em BTC mais rápidas e com taxas mais baixas. Quanto mais capacidade na rede, mais liquidez está disponível. Como resultado, os usuários podem experimentar transações mais rápidas e volumes de transações potencialmente maiores.

Criada em 2018, a Lighting Network foi criticada recentemente. Influenciadores de Bitcoin, como Udi Wertheimer, apontaram o “fracasso” da rede, alegando que ninguém a usa. No entanto, a rede atingiu a capacidade de 4.000 BTC em junho. Nos últimos quatro anos, a LN tornou-se uma rede de pagamento confiável e muito popular em El Salvador, na Ilha de Man e em Gibraltar:

Nourou, do Bitcoin Senegal, explica por que a LN é tão importante. Ele disse ao Cointelegraph: “No Senegal, temos uma economia de 50 FCFA. Ou seja, os senegaleses da classe trabalhadora e proletária, que representam a maioria da população, gastam, no café da manhã, 50 FCFA (0,07 €) para comprar leite, açúcar, café, água e muitos outros produtos básicos.”

“As microtransações são nossa realidade econômica. Para que o Bitcoin se torne o padrão nos próximos anos e em economias como a nossa, a Lightning Network teria que ter capacidade suficiente para suportar essas microtransações.”

Nicolas Burtey, CEO da Galoy, foi um dos primeiros a comemorar a conquista de 5.000 Bitcoins. Burtey disse ao Cointelegraph que a adoção do Bitcoin em El Salvador foi o ponto de inflexão para a Lightning Network. Foi quando todas as métricas realmente começaram a decolar. Ele brincou: “A lei deveria ter sido chamada de Lei da Lightning!”

Burtey continuou, explicando que, embora a métrica de 5.000 BTC seja importante, “a velocidade de pagamento por canal está crescendo a uma taxa ainda mais rápida. É uma métrica ainda mais significativa, mas apenas os operadores de nós podem vê-la, por isso não é tão proeminente na mídia.”

A Lightning Network, que já foi um espaço para entusiastas de Bitcoin por hobby, agora atrai grandes corporações. A MicroStrategy está contratando um engenheiro de software dedicado à Lightning. A MicroStrategy é a maior detentora de Bitcoin entre as empresas de capital aberto, com 130.000 BTC em seu balanço patrimonial.

Para Nourou, que sediará o Dakar Bitcoin Days em dezembro, a primeira grande conferência sobre Bitcoin do Senegal, o marco de 5.000 BTC é monumental: “O aumento de BTCs bloqueados na rede e o número de canais abertos em paralelo é mais um passo para a democratização de transações de Bitcoin no mundo.”

LEIA MAIS

Você pode gostar...