Fusão do Ethereum pode atrapalhar DeFi e stablecoins, diz DappRadar
A transição do Ethereum para uma rede de prova de participação (PoS) pode afetar os protocolos DeFi e stablecoins em execução na rede, revelou o DappRadar em um novo relatório.
De acordo com o relatório, o mercado de stablecoins é enorme e seu uso em blockchains públicos como o Ethereum cresceu significativamente, tornando-os parte integrante das operações DeFi.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
O relatório observou que o Ethereum Merge pode afetar a estabilidade das stablecoins, pois hospeda a maioria dos aplicativos DeFi. A fusão, agendada para 15 de setembro, verá a blockchain Ethereum passar de seu mecanismo de consenso PoW para PoS.
Os principais emissores de stablecoins como Tether (USDT) e Circle (USDC) já revelaram suporte para a fusão. No entanto, alguns membros da comunidade ainda estão preocupados com essa migração planejada.
Preocupações da MakerDAO e Grayscale
MakerDAO, o criador do DAI, que é uma das maiores stablecoins descentralizadas no Ethereum, destacou vários problemas que podem surgir com uma fusão do Ethereum.
O tweet sobre possíveis problemas também explicou como planejava resolvê-los. Alguns problemas identificados incluem financiamento negativo, retrocesso perpétuo de contrato, tempos de inatividade da rede, ataques de repetição, etc.
Além disso, a empresa de investimento em moeda digital Grayscale também expressou preocupações de que a fusão possa afetar os tokens ERC-20. Isso é especialmente possível se houver hard forks, o que provavelmente acontecerá.
De acordo com a Grayscale, a fusão pode causar uma situação em que os tokens bloqueados em contratos inteligentes podem ser bloqueados para sempre, forçando os detentores a começar a liquidar seus tokens antes da fusão.
Fusão do Ethereum não deve afetar as operações da rede
No entanto, os desenvolvedores do Ethereum parecem ter considerado todas essas possibilidades e feito provisões para elas. Existe uma forte crença de que o Merge não afetará a rede como acontecerá na camada base.
Além disso, a maioria dos protocolos DeFi também não se preocupa com esses possíveis problemas. A Uniswap é uma delas, pois disse que seu serviço não seria interrompido pelo Merge.
O futuro das stablecoins permanece controverso
Mesmo que nenhum desses problemas surja, o futuro das stablecoins ainda representa um grande desafio para o setor DeFi.
Com as stablecoins centralizadas dominando os protocolos descentralizados, muitos projetos DeFi vêm considerando as stablecoins algorítmicas, de acordo com o relatório.
Mas ainda existem regulamentações em potencial para stablecoins que podem afetar o DeFi após o Ethereum Merge.
O artigo Fusão do Ethereum pode atrapalhar DeFi e stablecoins, diz DappRadar foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.