Criptomoedas podem causar instabilidade financeira, diz Moody’s
A Moody’s diz que a adoção de criptomoedas traz riscos, incluindo a fragmentação do sistema de pagamentos e instabilidade financeira.
A empresa de serviços financeiros publicou uma pesquisa sobre a adoção do Bitcoin (BTC) pelos países, dizendo que a utilização de criptomoedas é “mais alta entre os países com classificação mais baixa, aumentando seus riscos macro”.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Moody’s afirma que criptomoedas podem ser usadas para evitar controles de capital
O ponto-chave para a empresa é que países com estruturas macroeconômicas mais fracas podem usar criptomoedas para evitar controles de capital. Esses ativos também podem levar a uma fragmentação do sistema de pagamentos tradicional.
Segundo a empresa, “a rápida adoção de criptomoedas pode levar à fragmentação financeira excessiva nos sistemas de pagamento e enfraquecer a estabilidade financeira”. Embora o relatório não se refira especificamente a El Salvador, a empresa afirmou que as iniciativas envolvendo o Bitcoin do país aumentaram o seu perfil de risco.
“À medida que a adoção de criptomoedas cresce em países com classificação mais baixa, os riscos associados, como riscos operacionais, podem levar à fragmentação financeira excessiva nos sistemas de pagamento dos países, enfraquecendo sua estabilidade financeira.”
A Moody’s observa, no entanto, que as criptomoedas podem beneficiar países que desejam transações mais rápidas e baratas, especialmente se não tiverem infraestrutura adequada para realizar isso por outro meio. Estas são algumas das razões que os países apresentaram em seu raciocínio por trás da utilização legal do Bitcoin.
“Os riscos associados à adoção de criptomoedas podem aumentar a instabilidade macroeconômica para os países com… esses riscos incluem riscos operacionais, como cibernéticos e fraudes, controle reduzido do governo sobre o monitoramento do sistema financeiro, controle reduzido do banco central sobre a oferta de dinheiro e capacidade de implementar política monetária anticíclica durante crises econômicas; e maior capacidade de burlar os controles de capital”, disse David Rogovic, analista sênior da Moody’s.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
El Salvador se beneficiaria com acordo do FMI
Um funcionário da Moody’s também disse que El Salvador não tem credibilidade na gestão de suas finanças, de acordo com um relatório da Reuters. Ele disse que o país se beneficiária com um programa do FMI.
O FMI vem discutindo várias questões com o governo do país da América Central. Vale lembrar que El Salvador tem sido um dissidente vocal da adoção do Bitcoin como moeda legal.
O país está comprando mais BTC para as suas reservas, apesar da forte queda que o mercado sofreu recentemente. O governo local está confiante em sua decisão e vem incentivando outros países a seguirem o exemplo.
O presidente Nayib Bukele está atualmente hospedando representantes de 44 países, principalmente nações em desenvolvimento, que estão interessados no Bitcoin. O principal interesse está no uso da criptomoeda na economia e seus potenciais benefícios.
O artigo Criptomoedas podem causar instabilidade financeira, diz Moody’s foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.