Ucrânia lançará coleção NFT para ajudar esforço de guerra

Ativos digitais como criptomoedas e tokens não fungíveis (NFTs) têm ajudado a Ucrânia desde o início da guerra. Agora, o vice-ministro de transformação digital do país, Alex Bornyakov, disse que quer que o país lance sua própria coleção NFT.

O ministro disse que a coleção de arte digital financiaria os esforços de guerra do país.

“A coleção NFT seria como um museu da guerra russo-ucraniana. Queremos dizer ao mundo no formato NFT”, disse ele.

Cada token carregaria uma obra de arte representando uma história de uma fonte de notícias confiável. Espera-se que a coleção, segundo Bornyakov, seja “legal, bonita e leve tempo”.

“Nós não usamos este fundo para comprar armas neste momento. Estamos comprando óculos de visão noturna, óptica, capacetes, coletes à prova de balas”, disse ele ao The Guardian.

Segundo Bornyakov, os fundos arrecadados pelo Ministério da Transformação Digital da Ucrânia foram usados para comprar 5.550 coletes à prova de balas, 410.000 almoços embalados, óculos térmicos e medicamentos, entre outras coisas. As doações cripto para a Ucrânia ultrapassaram US$ 60 milhões.

Fonte: Alex Bornyakov / Twitter

“Os criptoativos mostraram-se extremamente úteis na facilitação do financiamento para as Forças Armadas da Ucrânia. Muito obrigado a todos que doaram ao Crypto Fund da Ucrânia”, tuitou em 11 de março. “Cada capacete e colete comprados através de doações cripto estão atualmente salvando a vida dos soldados ucranianos.”

A guerra digital começou “anos atrás”

A guerra digital entre a Ucrânia e a Rússia, segundo Bornyakov, “não começou há 14 dias. Começou há oito anos, e eles estavam constantemente nos atacando instantaneamente com ataques, desfigurando sites ou roubando nossos bancos de dados”.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Hackers do Anonymous alegaram ter desativado alguns sites de mídia russos com ataques de negação de serviço (DDoS), enquanto a Meta, antigo Facebook, havia permitido que os usuários falassem sobre a violência de Vladimir Putin em suas plataformas.

A Rússia, no entanto, chamou a Meta de “organização extremista” e posteriormente baniu suas atividades na Rússia.

“A maioria das armas deles são desativadas. Neste momento, depois de duas semanas. Então é isso que estou chamando de resultados positivos”, disse Bornyakov, descrevendo as mídias sociais como uma das armas do Kremlin no conflito.

O artigo Ucrânia lançará coleção NFT para ajudar esforço de guerra foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...