Ethereum enfrenta maior vencimento de opções e ursos parecem dominar o mercado

Um número recorde de opções Ether vai expirar em 25 de junho, já que a ETH espera que o BTC reverta sua tendência de preço.

Ether (ETH) enfrenta o maior vencimento de opções de todos os tempos em 25 de junho, já que quase US$ 1,5 bilhão de US$ 3,3 bilhões de contratos em aberto nocionais (OI) em opções de ETH irão expirar. O vencimento de junho tem mais de 638.000 contratos de opções ETH em seu alcance, respondendo por 45% do total de contratos em aberto nessas opções.

Embora seja o maior vencimento de opções na história do produto derivado, a participação em aberto em opções ETH OI atingiu seu maior recorde de quase $ 5,5 bilhões em 20 de maio, logo após a ETH ter atingido seu maior recorde de $ 4.362 em 12 de maio.

O enorme vencimento em meio à contínua atração de todo o mercado é indicativo de aumento do interesse no mercado de derivativos ETH, apesar da negociação de tokens na faixa de $ 2.270, 47,61% abaixo de seu máximo histórico desde meados de maio. Luuk Strijers, diretor comercial da bolsa de derivativos de criptografia Deribit, disse à Cointelegraph:

“A taxa de opções de venda para o vencimento de junho é de 0,79, o que indica que há mais opções de compra em aberto em comparação com opções de venda (mais 64.000). Isso é de fato um indicativo de sentimento de alta, no entanto, a maior parte desse OI é mantida em contratos bem distantes do preço ETH atual, indicando uma baixa probabilidade de expirar no dinheiro. ”
Embora Robbie Liu, analista da equipe de Market Insights da OKEx – uma bolsa de criptomoedas – tenha apontado o que esta diferença no preço indica, “O vencimento ainda é dominado pelos ursos, já que uma quantidade significativa de opções de compra está muito longe da atual preço. Por exemplo, o maior OI está concentrado em strikes na marca de $ 3.200 para opções de compra. ”

Os contratos de opções de compra permitem que os titulares comprem Ether a um preço predeterminado na data de vencimento, enquanto os contratos de opções de venda permitem que eles vendam Ether sob pré-requisitos semelhantes. Em circunstâncias normais, as opções de compra são usadas para complementar as estratégias de alta, enquanto as opções de venda são utilizadas como hedge contra os movimentos negativos dos preços do subjacente.

O preço máximo da dor para este vencimento de registro é $ 1.920. Sendo este preço o ponto em que o maior número de opções está com prejuízo, é altamente improvável que o preço da ETH caia mais de 10% em relação à sua faixa de negociação atual. Embora, como testemunhado em 19 de maio, um dia agora mais comumente conhecido como Black Wednesday no criptoverso, investidores experientes nunca diriam nunca.

Strijers explicou ainda o impacto da crescente quantidade de contratos em aberto em termos do número de contratos: “Devido ao tamanho crescente de nossa carteira de contratos em aberto, notamos que os vencimentos de nossas opções estão se tornando cada vez mais importantes em eventos de liquidez e transferência de risco, criando um círculo virtuoso . ”

Ele também acrescentou que, embora a quantidade de contratos em aberto nocional das opções ETH tenha diminuído em termos do valor do dólar dos Estados Unidos devido à queda no preço à vista, a quantidade de contratos em aberto medida nos contratos mal foi impactada pela queda de preço. Isso indica o interesse sustentado no mercado de derivados de Éter, apesar da queda de preços.

Dados da CME mostram mais demanda institucional

A Chicago Mercantile Exchange, a maior bolsa de derivativos do mundo, lançou seu produto de futuros Ether em 8 de fevereiro no início deste ano. O lançamento altamente antecipado temunhou mais de $ 30 milhões de volume no primeiro dia de negociação na bolsa.

De acordo com um relatório da OKEx, o lançamento do CME Ether Futures vem como um “aceno de aprovação” da bolsa mais usada para produtos derivados. Richard Delany, um analista sênior da equipe OKEx Insights, opinou ainda que, “Isso realmente parece ter atraído um interesse institucional significativo para a criptomoeda número dois.”

No entanto, Delany também apontou que as condições de mercado e o contexto em torno do lançamento são bastante diferentes quando comparados ao lançamento do Bitcoin Futures da CME em dezembro de 2017. O lançamento dos futuros do Bitcoin (BTC) da CME ocorreu durante um longo mercado de baixa quando o interesse pelo digital as moedas haviam diminuído em toda a linha, e o produto fornecia exposição à principal criptomoeda para instituições incapazes de acessar os canais disponíveis para investidores de varejo. Delany adicionou:

“Nos mais de três anos desde que os futuros CME BTC foram lançados, a familiaridade com tais instrumentos de negociação de criptomoedas proliferou, levando a um crescimento massivo tanto nos futuros CME BTC quanto em seus equivalentes ETH mais recentes. Apesar da correção recente do mercado, o interesse na criptomoeda geralmente permanece muito maior do que no início de 2018 ”.

Segundo dados fornecidos à Cointelegraph pelo CME, seu contrato futuro de Ether teve um volume diário médio (ADV) em maio de 5.895 contratos, e a média de contratos em aberto em maio é de 3.082, o que equivale a $ 6,86 milhões em valor nocional.

O dia de negociação recorde para o contrato futuro do CME Ether foi em 19 de maio, que totalizou 11.980 contratos, ou US $ 26,5 milhões em opções. O recorde de contratos em aberto de 3.977 contratos ocorreu em 1º de junho, o equivalente a US $ 8,82 milhões ao preço atual de mercado do token.

Os grandes detentores de juros em aberto (LOIH) neste contrato de derivativos também atingiram uma alta de 45 em 25 de maio, com a média para maio sendo 37 LOIHs. Cada LOIH detém pelo menos 25 contratos futuros, que são equivalentes a 1.250 ETH ou $ 2,7 milhões em valor nocional, pelo menos no momento da escrita. No entanto, Strijers explicou por que esse crescimento foi limitado: “A CME realizou cerca de US $ 400 milhões em contratos em aberto da ETH. O crescimento desta quantidade é um tanto limitado devido à falta de rendimento atual, que foi um grande impulsionador para os volumes de CME. ”

No entanto, o porta-voz do CME também mencionou que, atualmente, não há um plano para incluir produtos criptomoeda adicionais, como opções de Ether em seu pacote de produtos, que inclui Bitcoin e Micro Bitcoin futuros, opções de Bitcoin e futuros de Ether.

Correlação BTC-ETH

A correlação do Ether com o Bitcoin viu uma queda no início de maio para níveis abaixo de 0,6 devido aos movimentos de preços completamente independentes que Ether fez durante esse período. A correlação de um mês estava entre 0,7 e 0,8 em abril, antes de cair para 0,5-0,6 no início de maio, mas se recuperou drasticamente para 0,9 no início de junho, mantendo níveis elevados desde então.

BTC/ETH correlação de 30 dias

No entanto, no recente rali do BTC para $ 41.000, a ETH mostrou movimento de preço bastante limitado, negociando consistentemente na faixa de $ 2.400–2.500 ao longo da alta, o que foi impulsionado pela notícia de El Salvador se tornando o primeiro país a aceitar Bitcoin como moeda legal. Liu destacou: “No passado recente, a recuperação da ETH não ganhou tanto ímpeto quanto o BTC, com o preço do ETH / BTC caindo 20% desde sua alta de 7 de junho.”

Desde a tendência positiva do preço do BTC antes de 16 de maio, o Bitcoin tem caído constantemente para cerca de $ 35.500, arrastando a ETH junto com ele para ser negociado na faixa de $ 2.200, o que representou uma queda de 6% em 24 horas. Liu mencionou por que a ETH pode demorar mais para se recuperar da queda de preços em curso do que o BTC:

“Se olharmos para o início de 2018, a ETH também definiu seu preço mais alto um mês após o pico do BTC. E então a ETH / BTC experimentou um declínio de dois meses antes de a tendência se inverter. O mercado levará mais tempo para reverter o ímpeto da ETH. ”

No entanto, para a rede Ethereum, o mês de junho trouxe melhorias em um aspecto importante: as tarifas do gás. As taxas de transação de rede para Bitcoin e Ethereum atingiram uma mínima de seis meses em 1º de junho.

Essa mudança ocorreu em junho, quase dois meses depois que a bifurcação em Berlim ocorreu em 13 de abril, que foi o passo inicial que a rede está dando para lidar com a questão altamente preocupante da taxa de gás que vem atormentando a rede há muito tempo. Liu opinou mais:

“As constantes altas taxas de gás em março e abril foram claramente um dos principais motivos para a transferência de fundos para EVMs e sidechains, o que levou ao aumento do valor total bloqueado no BSC. Além disso, na liquidação de meados de maio, as taxas de gás Ethereum atingindo um pico acima de 1.000 gwei fizeram os participantes do DeFi começarem a se mudar para o Polygon. ”

Mesmo que as taxas de gás mais baixas possam ser puramente resultado de transações menores e congestionamento na rede, em vez de uma correção de escalabilidade para a rede, ainda assim traz o alívio muito necessário para investidores e usuários financeiros descentralizados.

Como a dinâmica dos preços nas duas principais criptomoedas continua caindo, será interessante observar as mudanças que esse vencimento dominado por ursos de US $ 1,5 bilhão trará para a rede Ethereum e o preço de seu token.

LEIA MAIS

Você pode gostar...