Irã “preparando terreno” para criptomoeda nacional e se esquivar das sanções dos EUA
O Irã confirmou que vai avançar com a criação de sua própria criptomoeda criada pelo Estado para contornar as sanções recebidas pelos EUA, informou a imprensa local em 25 de julho.
Citado pela mídia local ISNA e traduzido pela PressTV, Alireza Daliri, vice-diretora de gestão e investimento da Diretoria de Assuntos Científicos e Tecnológicos, disse que os planos para a criação de uma moeda digital em funcionamento já estavam em sua agenda.
“Estamos tentando preparar o terreno para usar uma moeda digital doméstica no país”, disse Daliri à ISNA, continuando:
“Essa moeda facilitaria a transferência de dinheiro (de e para) em qualquer lugar do mundo. Além disso, pode nos ajudar no momento das sanções ”.
Os detalhes técnicos sobre a criptomoeda nacional permanecem desconhecidos, enquanto uma chave criptografada nacional para o sistema bancário doméstico pode ter uma introdução nos próximos três meses, após o “esgotamento” das inconsistências.
A conversa sobre o vazamento de uma criptocorrência nacional no Irã havia aparecido meses antes, já que o iminente retorno das sanções norte-americanas levou a crescentes pedidos de medidas preventivas.
As autoridades do país já haviam se deparado com criptocorrências públicas, como o Bitcoin (BTC), em abril, proibindo os bancos de lidar com eles por completo.
Assim como o token patrocinado pelo Estado da Venezuela, o Petro, o Irã agora parece estar buscando a tecnologia blockchain para contornar os desafios, incluindo uma proibição total de adquirir dólares dos EUA a partir de agosto.
Fonte: Cointelegraph