Irã poderá lançar criptomoeda para fugir de sanções norte-americanas

Notícias do Bitcoin Brasil

Como resposta às recentes e constantes sanções dos Estados Unidos contra si, o Irã poderá lançar criptomoeda, para facilitar suas transações internacionais.

O plano seria emitir uma criptomoeda nacional e já faz parte da agenda do Departamento de Ciência e Tecnologia. O projeto está em andamento com a ajuda do Banco Central do Irã, segundo informou Alireza Daliri, vice-diretora do departamento de investimentos.

“Estamos tentando preparar o terreno para usar uma moeda digital doméstica no país”, disse a vice-diretora.

Essa atitude ocorre após o anuncio dos Estados Unidos da retirada do acordo nuclear feito em 2015 e o retorno das sanções econômicas do seu país e a instrução de que seus aliados sigam o mesmo caminho. Portanto, o país encontrou a alternativa de tornar a futura criptomoeda como uma moeda fiduciária do país, facilitando transações internacionais mesmo com a futura dificuldade de acesso ao dólar.

“Nosso objetivo é garantir o sucesso daqueles que entram neste campo e concluir contratos neste campo”.

Além disso, Alireza Daliri disse que no projeto está também a integração da criptomoeda e do blockchain com o banco central do país dentro de três meses, também interligando esse projeto aos bancos comerciais do país.

Fato semelhante ao que noticiou hoje a Venezuela

Além do Irã, a Venezuela também anunciou hoje seu plano de colocar em vigor uma criptomoeda nacional. O projeto é substituir a atual moeda nacional bolívar para uma criptomoeda / token atrelada ao “Petro”, token nacional que jé é usado nas negociações de petróleo do país.

“A reconversão econômica começará em 20 de agosto definitivamente com a circulação e emissão do novo Bolivar, o novo meio monetário que terá um novo método de ancorar o Petro”, anunciou Nicolas Maduro, presidente do país.

Esse projeto teve como motivação a tentativa de tentar conter a hiperinflação e desvalorizações cambiais do país. Segundo a Reuters, a inflação pode atingir até 1.000.000% (um milhão) neste ano.

“Temos a visão correta de como deve ser o futuro econômico da Venezuela, acima de tudo, vamos alcançá-lo”, complementou Maduro, afirmando que o projeto deverá retirar até 5 “zeros” do bolívar, demonstrando o quanto a moeda corrente está desvalorizada.

 

O post Irã poderá lançar criptomoeda para fugir de sanções norte-americanas apareceu primeiro em Bitcoin Brasil.

Você pode gostar...