Um milhão já foi, um bilhão pela frente: como fazer Defi ser adotado em massa?
Um relatório deste fim de semana afirmou que o DeFi alcançou um milhão de usuários, mas o sistema financeiro emergente tem um longo caminho a percorrer para o sucesso de sua difusão.
Um relatório do site de métricas da Ethereum, o Dune Analytics mostrou que o ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) agora conta com mais de 1 milhão de endereços Ethereum exclusivos como participantes – um aumento de mais de dez vezes em relação aos 91.000 endereços em 6 de dezembro de 2019.
Mas, embora o crescimento tenha sido inegável, alguns especialistas alertam para não interpretar o marco como um sinal de adoção generalizada. Na verdade, para que o ecossistema DeFi realmente rompa o mainstream, muitos dos proponentes das verticais emergentes podem ter que repensar suas estratégias de comunicação e alcance.
O relatório Dune Analytics, compilado agregando o número total de endereços que já utilizaram protocolos populares de DeFi, como Uniswap, Compound e Aave, observou que seus cálculos interpretam “usuários” como “endereços exclusivos”, o que significa que a milionésima marca de endereço pode não ser tão otimista quanto parece à primeira vista.
UM MILHÃO DE USUÁRIOS DEFI https://t.co/H11HBUIrOe pic.twitter.com/daqRpBGfbF
— Richard Chen (@richardchen39) December 4, 2020
Muitos usuários DeFi geralmente implantam vários endereços para proteger sua privacidade durante as transações na rede pública da Ethereum, e misturar “endereços” com “usuários” pode levar os analistas a alguns números duvidosos.
Brian Flynn, cofundador de uma startup que ajuda a incentivar a participação no DeFi, a Rabbithole, sugere que o número real de participantes é muito menor.
“A realidade é que o número de usuários únicos é de apenas 10-15% disso. Essa é a métrica real que importa ”, disse Flynn ao Cointelegraph.
‘De especuladores a participantes’
Então, como o DeFi alcançará verdadeiramente um milhão de usuários e mais? Flynn explicou que o primeiro passo para atrair um número maior de usuários únicos será um “aplicativo matador focado em especulação” semelhante à plataforma de negociação Robinhood da CeFi, que teve um notável boom de participação durante os bloqueios da Covid.
A longo prazo, no entanto, encontrar maneiras de incentivar os usuários a participarem da governança e dos elementos da camada de infraestrutura do DeFi é o que levará ao sucesso sustentável.
“Muitos usuários sabem como negociar tokens no Uniswap ou em um agregador, mas não entendem como esses protocolos funcionam nos bastidores”, disse ele. “Por exemplo, de todos os endereços que negociaram no Uniswap, apenas uma pequena fração já forneceu liquidez. Para todos aqueles que forneceram ativos no Compound para ganhar juros, apenas uma pequena fração tomou emprestado para fazer um empréstimo. ”
“Precisamos de usuários indo mais a fundo na ‘toca do coelho’ e passando de especuladores à participantes em uma economia aberta. É assim que impulsionamos a real adoção. ”
Para este fim, Flynn revelou que Rabbithole tem “várias” campanhas planejadas com as principais plataformas DeFi para incentivar uma participação mais rica de usuários no protocolo em troca de tokens de governança.
“Essa mudança não acontecerá da noite para o dia, mas a coisa mais importante que podemos fazer é educar com participação prática nessas redes”, acrescentou.
‘Um perfil diferente de usuário’
Incentivar os usuários a se tornarem atores mais ativos no cenário DeFi é um passo promissor para a adoção, mas outro pode estar atraindo diferentes tipos de usuários.
Patrick Rawson, cofundador da Curve Labs de engenharia e experimentação de blockchain da DAO, diz que a experiência do usuário atual no DeFi é adaptada a um grupo demográfico muito específico.
“As pessoas que estão usando esses mecanismos tendem a ser homens, jovens, querendo lucrar[…], inclinam-se para serem tecnicamente mais experientes”, disse Rawson. “Este perfil de usuário vai buscar o que quer que os torne mais lucrativos.”
Se o DeFi realmente deseja “ser o banco dos sem-banco” e alcançar “a última milhagem” de usuários, eles podem ter que contemplar novas estratégias de alcance, argumenta Rawson – uma que melhor capacite os usuários a buscarem os resultados desejados.
“Vejamos um perfil diferente de usuário por um segundo. Uma mulher, mais velha, da África subsaariana, com uma família, que não é tecnicamente experiente. Este tipo de usuário vai querer lucros em detrimento de todo o resto? Não – ele provavelmente está mais interessado no ambiente ao seu redor, na saúde e bem-estar de sua família. […] Ele quer um DeFi que beneficie sua comunidade local, em vez de um DeFi que otimize o lucro a todo custo. ”
Rawson diz que, para realizar essa mudança, o DeFi terá que se adaptar a “estruturas institucionais localizadas que refletem os valores locais”. Um exemplo que ele ofereceu é o Sarafu credit, um experimento de “moeda comunitária” no Quênia, que anteriormente fez parceria com o Bancor.
Flynn concorda que focar nos lucros acima de tudo pode ser uma forma restritiva de pregar o evangelho de DeFi. A maneira como os participantes atuais do ecossistema discutem o DeFi com amigos e familiares também desempenhará um papel importante na construção em direção ao futuro:
“Precisamos parar de focar em preço e falar mais de como redes cripto e descentralização é uma nova forma de construir organizações.”
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