Blockchain precisa de tecnologia resistente a Quantum, diz o renomado criptógrafo David Chaum
Chaum criou a Associação Internacional de Pesquisa Criptológica em 1982. E acompanhou a adoção de protocolos criptográficos patrocinados pelo governo nos últimos 40 anos.
Seul, Coréia, 27 de setembro de 2019 – Após uma semana inovadora para a tecnologia quântica, David Chaum desafiou a indústria de blockchain ao se concentrar em blockchains resistentes a Quantum e moedas digitais em seu caminho para a semana da Blockchain na Coreia.
“Não temos como saber até que ponto os países estão desenvolvendo computadores quânticos. No passado, as entidades governamentais quebravam códigos e possuíam recursos criptográficos por muitos anos sem que ninguém soubesse. As notícias de que o Google alcançou a supremacia quântica reforçam minha crença de que a computação quântica está chegando e, como conseqüência, acredito que todos devemos usar abordagens resistentes ao quantum. ”
Chaum também compartilhou detalhes de sua própria nova tecnologia de moeda digital suportada pela blockchain resistente a quantum, Praxxis. Projetado sob sua liderança por uma equipe de criptografadores e desenvolvedores trabalhando furtivamente, o blockchain Praxxis apresenta uma nova abordagem ao consenso com base nas quatro décadas de trabalho de Chaum em moeda digital, votação e consenso distribuído.
O protocolo Praxxis usa assinaturas resistentes a quantum. Com base em grandes números aleatórios, superando simultaneamente os desafios de escalabilidade, privacidade e segurança enfrentados pelas blockchains legadas. O resultado é uma “versão pura do dinheiro eletrônico Peer to peer (p2p)” utilizável, como Satoshi pediu nas primeiras palavras de seu whitepaper. O protocolo também aborda os requisitos de consenso para o projeto Elixxir de Chaum, que protege os metadados do usuário.
“Os requisitos técnicos de velocidade e os requisitos de privacidade e segurança geralmente estão em oposição”, disse o diretor de operações da Praxxis, William Carter. “O design do Praxxis quebra essa troca e nos permite entregar uma moeda digital altamente utilizável para a vida cotidiana, além de apoiar a privacidade do Elixxir”.
Os detalhes técnicos completos da abordagem Praxxis serão incluídos em um próximo whitepaper atualmente em preparação para lançamento ainda este ano. O xx collective, o aplicativo da comunidade de David Chaum, lançado no início deste ano, permitirá que os usuários testem e interajam com a rede Praxxis e Elixxir.
Sobre o xx coletivo
O xx collective é a comunidade global que apoia os projetos de David Chaum e inclui mais de 3000 membros da comunidade. O aplicativo coletivo xx está disponível no iOS e Android para apoiar a participação na plataforma de proteção de privacidade Elixxir e na blockchain Praxxis a caminho da MainNet. As informações também estão disponíveis em www.xxcollective.io.
Sobre Praxxis
O Praxxis é um protocolo de consenso que sustenta uma blockchain de pilha cheia. Praxxis foi projetado e desenvolvido pela WBM Corp. Liderada por William Carter, a WBM Corp. é uma das primeiras empresas com sede na cidade de Cayman Enterprise, nas Ilhas Cayman. Carter é um cientista da computação com uma extensa experiência em projetos de sistemas, trabalhando no espaço de blockchain, em pesquisa e desenvolvimento de óptica e anteriormente no JPL em Pasadena. A equipe do WBM é composta por desenvolvedores, criptógrafos, profissionais operacionais e profissionais de marketing. Os primeiros trabalhos na cadeia Praxxis foram realizados na Privategrity Corporation na área de Los Angeles.
Sobre o Elixxir
O Elixxir é uma plataforma de transações de proteção de privacidade suportada por nós executando o software Elixxir cMix. O Elixxir oculta os metadados gerados pelas atividades diárias de um usuário. A plataforma foi projetada para oferecer suporte a mensagens seguras, pagamentos e transferência de dados de aplicativos descentralizados (dApp). O Elixxir é capaz de suportar grandes volumes com processamento extremamente rápido para apoiar a adoção global do consumidor da blockchain descentralizada.
Sobre David Chaum
David Chaum é amplamente conhecido por inventar a primeira moeda digital, e-Cash, no início dos anos 80. Que mais tarde implantou nos anos 90 em sua empresa DigiCash. Ele também foi recentemente creditado por propor a primeira blockchain descentralizada como sua dissertação de doutorado em Berkeley em 1982.
Traduzido por: Michelle Mafra
Contato: Media@praxxis.io
Links Relacionados
Saiba mais em Blockchain precisa de tecnologia resistente a Quantum, diz o renomado criptógrafo David Chaum