Ministério Público investiga empresa sucessora da BinaryBit

A Fênix Investimentos, ou FNX Global Investiment LTDA, apontada como evolução da BinaryBit, vai ser investigada pelo Ministério Público. Registrada em 2020 na Junta Comercial de São Paulo, a Fênix é acusada de operar um esquema de pirâmide financeira.

Em 2019, a BinaryBit foi uma empresa que surgiu na Bahia oferecendo rendimentos garantidos com Bitcoin. Após alguns meses, a empresa deixou de honrar as promessas e afastou os investidores, com um caso digno de novela.

Um dos sócios da BinaryBit, Marcos Monteiro, chegou a afirmar que teria sido sequestrado. Os clientes recorrem na justiça e em plataformas como o Reclame Aqui, contudo, nunca mais viram seu dinheiro.

No fim do ano, o Ministério Público da Bahia começou a procurar os líderes da BinaryBit. A bola da vez é a Fênix, que seria a evolução da BinaryBit.

Após fim da BinaryBit, Fênix Global foi "criada" e migrou base de clientes para novo negócio
Após fim da BinaryBit, Fênix Global foi “criada” e migrou base de clientes para novo negócio – Reprodução/Instagram

Evolução da BinaryBit, Fênix Global é alvo de investigação pelo Ministério Público

A BinaryBit não deixou saudades aos seus investidores após seu fim, ainda no ano de 2019. Vários protestos foram feitos contra a empresa, que teria sido acusada de operar um esquema de pirâmide financeira.

Contudo, ao declarar o fim das suas operações, afirmou que tinha se tornado uma fênix, ou seja, morreu, mas iria voltar. Dessa forma, foi lançada a empresa Fênix Global Investments, ou BinaryBit 2.0. O CNPJ da nova empresa foi criado no Estado de São Paulo, no dia 13 de fevereiro de 2020.

CNPJ da Empresa Fênix Global foi criado em 2020, empresa já tem MP-BA na cola
CNPJ da Empresa Fênix Global foi criado em 2020, empresa já tem MP-BA na cola – Reprodução

A base de clientes foi migrada em novembro de 2019 para a nova plataforma, que vinha atuando de forma discreta na captação de pessoas. O Ministério Público da Bahia, entretanto, não vai deixar mais a empresa e seus donos descansarem.

No último dia 5 de maio, a 5.ª Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital abriu dois procedimentos preparatórios. Os PAPICs 003.9.55918/2020 e 003.9.57130/2020 foram publicadas pelo MP-BA, que agora deverá verificar se há indícios de crime nas atividades da Fênix Global.

a fim de apurar notícia de que a FNX GLOBAL INVESTMENT LTDA, inscrita no CNPJ sob o número 36358241/0001-54, localizada na Avenida Marcos Penteado Ulhoa Rodrigues, nº 939, andar 8º, Edifício Jacarandá-Torre 1, Tamboré, Barueri-SP, CEP 06.460-040, tem “aplicado golpe em pirâmide financeira, não reembolsando seus clientes”, gerando sérios prejuízos para os consumidores;

Um dia antes de início da apuração do MP-BA, Fênix anunciou manutenção do site

Agora apurada pelo Ministério Público da Bahia, a Fênix Global, não passa por um momento interessante. Além de ter atraído investigações do MP-BA para sua causa, anunciou uma manutenção no site.

Segundo apuração feita pelo Livecoins, o site está fora do ar. Em redes sociais, o anúncio da manutenção foi feito no dia 4, e deveria durar até o próximo dia 25 de maio. Contudo, em uma postagem, a informação ficou duvidosa, uma vez que a empresa afirmou que pode não ter data definida para voltar.

Fênix Global anunciou no último dia 4 de maio manutenção na plataforma
Fênix Global anunciou, no último dia 4 de maio, manutenção na plataforma e afirmou que não tem data específica para voltar – Reprodução/Instagram

No Reclame Aqui, clientes reclamam da empresa BinaryBit, Fênix Global e seu fundador, Ricardo Toro. O número de reclamações já ultrapassa 60, com as mais recentes apontando problemas em saques.

O Livecoins procurou a empresa para comentar sobre o caso, que possui CNPJ cadastrado no estado de São Paulo. No entanto, até o fim dessa reportagem ainda não havia recebido retorno.

Histórico da BinaryBit e Fênix Global

Saiba mais em Ministério Público investiga empresa sucessora da BinaryBit

Você pode gostar...