BitMEX diz que nodes de Bitcoin Lightning reivindicaram 2,22 BTC por meio de ‘justiça’ contra ladrões

Os nodes da Lightning Network do Bitcoin reivindicaram 2,2 BTC em “transações de justiça” para deter possíveis ladrões desde dezembro de 2017, de acordo com a BitMEX Research.

Os nodes da Lightning Network do Bitcoin (BTC) reivindicaram 2,2 BTC em “transações de justiça” para deter ladrões em potencial, revelou uma análise da BitMex Research em 15 de julho.

A chamada “transação de justiça” é um mecanismo punitivo que envolve o fechamento de um canal Lightning suspeito de estar tentando roubar. Como descreve o relatório:

“… Pelo design, quando um ladrão tenta roubar fundos na Lightning Network, se ele for pego, eles não só perdem o dinheiro que tentaram roubar, como também perdem todos os fundos no canal relevante. Espera-se que esta “punição” aja como um impedimento e às vezes é chamada de “justiça”.

Os pesquisadores da BitMEX afirmam ter identificado 241 transações de justiça desde que a rede de segunda camada foi lançada, em dezembro de 2017 – observando que existe a possibilidade de os dados “incluírem falsos positivos” e que existem outras ferramentas mais robustas para identificar essas transações do que a “Metodologia básica de pesquisa” usada em seu relatório.

Os dados da BitMEX aparentemente revelam que o maior número de transações de justiça – mais de 60 casos aparentes – ocorreu em outubro de 2018. Em abril de 2018, ocorreu o segundo maior número de tais transações – mais de 30.

Notavelmente, enquanto o período de fevereiro a abril de 2019 registrou um número relativamente alto de transações judiciais – entre 20 e 30 casos – eclipsou tanto outubro de 2018 como abril de 2018 em termos do valor absoluto de BTC reivindicado por nodes honestos por meio do mecanismo. Fevereiro de 2019 sozinho representou o pico absoluto em termos de total mensal, em aproximadamente 0,67BTC:

 

 

BTC reclaimed by honest nodes using justice transactions

BTC reclamados por nodes honestos usindo transações de justiça. Fonte: BitMEX Research

O relatório da BitMEX qualifica ainda mais as descobertas, observando que 2,22 BTC não indica necessariamente que os ladrões tentaram e não conseguiram roubar essa quantia – uma vez que potenciais ladrões podem ter sido punidos por um valor maior do que o valor que tentaram roubar.

Em vez disso, o número representa:

“… o total de fundos reivindicados por nós de fechamento honestos não pertencentes a um canal, parte desse valor é de fundos originalmente de propriedade dos nós não honestos e parte do valor será o valor que eles tentaram roubar.”

Em suma, o relatório observa que o número total de transações judiciais na Lightning desde o início representa apenas 0,7% do número de canais atualmente ativos: enquanto uma proporção ideal de transações de justiça é difícil de determinar, aponta a BitMEX Research, este nível atual parece ser um valor razoável suficiente para evitar o risco de “furtos de grandes canais sistêmicos” no futuro.

Conforme relatado, a Bitrefill recentemente possibilitou que os usuários da principal exchange cripto americana, a Coinbase, acessassem seu conjunto completo de serviços Lightning diretamente de suas contas nativas da exchange.

Alguns processadores de pagamento cripto já lançaram neste ano serviços intermediários para permitir pagamentos Lightning para produtos vendidos na Amazon.

Você pode gostar...