Adoção meteórica de 21 milhões de pessoas: Caixa Econômica Federal afirma que deseja pagar o Bolsa Família com Real Digital

Real Digital pode ganhar adoção em massa no Brasil com novo anúncio da Caixa de que banco pretende pagar benefícios do Bolsa Família com a CBDC do Banco Central

A Caixa Econômica Federal, anunciou durante uma coletiva de imprensa, que pretende usar o Real Digital, a CBDC que o Banco Central do Brasil pretende lançar em 2024, para pagar os beneficiários do Bolsa Família. Caso a proposta avance, ela pode impulsionar uma adoção meteórica do Real Digital já que o Bolsa Família atende atualmente cerca de 21 milhões de pessoas.

As declarações foram feitas por Maria Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal. Atualmente o banco público lidera um consórcio de empresas que estão participando dos testes do Real Digital. Entre as empresas estão a operadora de cartão ELO e a gigante tecnológica Microsoft.

Serrano destacou a ideia do banco é, já durante o ambiente de testes, usar o Real Digital, por meio de sua versão tokenizada, para pagar benefícios sociais do governo, a proposta é que os testes sendo positivos a intenção é que o governo passa a usar o sistema do Real Digital para pagar os programa sociais, começando pelo Bolsa Família.de usar uma “moeda.

De acordo com a presidente, a Caixa planeja usar o Real Digital para promover uma interseção de digitalização financeira e inclusão social.

“Dá para pensar em pagar benefícios sociais e trabalhistas com moeda tokenizada [moeda convertida em ativos digitais] no futuro”, afirmou Serrano.

Ela destacou ainda que o banco pretende aproveitar o real digital para mesclar digitalização financeira e inclusão social. Já o vice-presidente de Finanças, Marcos Brasiliano Rosa, disse que o consórcio com Elo e Microsoft permitirá que o banco integre a economia das criptomoedas com a economia tradicional.

“A Elo caberá criar a ponte com pagamentos em criptoativos e a Microsoft entrará com a experiência tecnológica, ajudando a acelerar a implementação da criptomoeda oficial”, destacou.

Primeiro produto

A integração do consórcio da Caixa entre criptomoeda, finanças tradicionais e Real Digital já tem um primero produto no pipeline, que será a compra de imóveis pelo Real Digital.

“A principal contribuição desse processo seria aumentar a velocidade e reduzir o custo dos financiamentos habitacionais”, declarou o vice-presidente de Serviços Financeiros da Microsoft Brasil, Júlio Gomes.

Maria Rita Serrano, por sua vez destacou que a proposta de usar o Real Digital no financimaneto imobiliário traz um grande vantagem para a Caixa, já que a instituição lidera o setor.

 “O financiamento habitacional demora, em média, 25 dias até chegar o registro em cartório. Tem condições de agilizar e melhorar o atendimento”, comentou a presidenta da Caixa.

No entanto, o consórcio já tem outras propostas em mente e trabalha em sistemas ‘plug-and-play’ que podem ser acoplados a plataforma do Real Digital, porém ainda é preciso aguardar os testes e como a CBDC seguirá seu desenvolvimento.

“A partir daí [da conclusão dos sistemas], os times [do consórcio] também trabalham nos produtos a serem criados em cima dessa rede. Há soluções mais tradicionais, como tokenizar alguns ativos para reduzir fricções e custos no sistema financeiro, mas haverá soluções fora da caixa”, declarou Gomes.

Atualmente os participantes dos testes do Real Digital estão instalando os nós do Hyperledger Besu e a partir de setembro, começarão os testes dos sistemas desenvolvidos pelos consórcios autorizados pelo BC. Nessa fase, a autoridade monetária avaliará a segurança da plataforma escolhida nas operações simuladas entre o Real Digital e os depósitos tokenizados das instituições financeiras.

As transações simuladas com títulos do Tesouro Nacional só serão realizadas em fevereiro do próximo ano.

LEIA MAIS

Você pode gostar...