98% dos novos tokens XLM ficaram com a própria Stellar Development Foundation
Segundo novo relatório produzido pela empresa de análise de blockchain CoinMetrics, a fundação ficou com a maior parte da inflação programada.
Um novo relatório da empresa de análise de blockchain CoinMetrics revelou que a Stellar Development Foundation (SDF) é a maior beneficiária das recompensas de inflação de XLM – os tokens Stellar Lumens.
Em 2015, a SDF criou um sistema de inflação para distribuir tokens e impulsionar a adoção da criptomoeda. Afirma a CoinMetrics:
“Nos cerca de 4 anos em que o processo de inflação estava em execução (de outubro de 2015 a outubro de 2019), foi executado 280 vezes e apenas 23 destinatários únicos puderam compartilhar 5.482B XLM como as contas de destino de inflação designadas.”
De acordo com o projeto, o suprimento inicial de 105 bilhões de XLM aumentaria 1% a cada ano e era depositado aos destinatários toda semana.
Para receber recompensas XLM, os participantes tiveram que receber 0,05% do total de votos. A parcela de recompensas para aqueles que obtiveram mais de 0,05% dos votos foi de acordo com o número de votos que receberam.
Apesar de já possuir 80% da oferta total de XLM, a SDF conseguiu impressionantes 98% do total de prêmios distribuídos após a adoção do mecanismo de inflação.
A Stellar Foundation desembolsou pagamentos de inflação da ordem de 5.482,07 milhões de tokens XLM para si própria e 23 outros recebedores de recompensas, como exchanges, endereços de pool de inflação e determinados endereços com grandes saldos em XLM.
A principal premissa da SDF era que o detentor ficaria motivado a doar suas recompensas de inflação XLM para projetos importantes no ecossistema Stellar, aumentando posteriormente seu crescimento contínuo.
No entanto, esse mecanismo de incentivo falhou porque alguns dos detentores planejaram uma maneira de receber as recompensas formando pools.
Isso significava que os detentores receberiam recompensas sem dar nenhuma contribuição ao crescimento da rede Stellar. Segundo o estudo, essas recompensas foram basicamente distribuídas aos detentores de XLM, sem nenhum retorno para a SDF.
Como publicou o Cointelegraph, em outubro do ano passado a SDF interrompeu o mecanismo de inflação por meio da atualização do Protocolo 12 da rede principal da Stellar, pois o processo não estava mais atendendo ao objetivo que a fundação pretendia.