9 personalidades que reagiram às falas de Elon Musk sobre o Bitcoin
Personalidades inseridas na comunidade cripto, tanto no Brasil como no mundo, reagiram de diversas maneiras às declarações de Elon Musk sobre o Bitcoin (BTC) na última semana.
O episódio começou após a Tesla revogar pagamentos em Bitcoin apenas dois meses depois começar a aceitar a criptomoeda para comprar veículos. A decisão tinha sido tomada logo após a aquisição de US$ 1,5 bilhão no ativo feito pela companhia em fevereiro.
Musk disse que a Tesla estava preocupado com o uso crescente de combustíveis fósseis e citou um estudo da Universidade de Cambridge mostrando a tendência crescente do uso de energia do Bitcoin nos últimos meses.
Ele garantiu que a Tesla não vendeu seu estoque de Bitcoin após a liquidação recente para “testar sua liquidez“. No entanto, o bilionário chegou a deixar essa mobilidade aberta.
Personalidades e suas reações a Elon Musk
Além de impactar no preço do Bitcoin, o recuo da Tesla em relação a criptomoeda tem sido a maior pauta debatida entre os usuários da comunidade cripto desde então. Inclusive, grandes e famosos investidores deste mercado tem usado suas redes sociais para evidenciar o que pensam sobre a decisão de Elon Musk.
Michael Saylor
O CEO da MicroStrategy, Michael Saylor, classificou a mudança como “irônica porque nenhuma energia incremental é usada em uma transação de Bitcoin”.
Changpeng Zhao
Outro que utilizou do sarcasmo foi o CEO da Binance, Changpeng Zhao, dizendo:
“Elon provavelmente não pesquisou quanta energia é necessária para operar outras moedas (não criptográficas) que a Tesla aceita”.
Mark Cuban
O bilionário Mark Cuban afirmou que sua equipe da NBA, o Dallas Mavericks, ainda estaria aceitando o ativo, “porque sabemos que substituir o ouro como reserva de valor ajudará o meio ambiente”.
Mike Novogratz
Já o CEO da Galaxy Digital, Mike Novogratz, fez afirmações de apoio à decisão tomada por Musk, elogiando-o por usar sua influência para tornar o Bitcoin mais sustentável.
“Ele se preocupa com o meio ambiente e está usando sua influência considerável para impulsionar a mineração de BTC em direção a um futuro mais verde”, tuitou o empresário.
David Grider
Enquanto isso, outros preferiram dar pouca ênfase a Musk, destacando que a queda recente do Bitcoin seria uma boa oportunidade de comprar a moeda por um preço mais baixo. David Grider, da Fundstrat Global Advisors, diz que “esta pode ser a liquidação que impulsionará o Bitcoin para novas máximas históricas”.
Cameron Winklevoss
Outro que apoia essa ideia é o co-fundador da exchange norte-americana Gemini, Cameron Winklevoss.
“Em retrospecto, foi uma grande oportunidade de compra”, disse ele via Twitter.
Kelly Slater
Kelly Slater, maior campeão mundial de surfe de todos os tempos e investidor de Bitcoin, publicou um story Instagram, com duras críticas ao posicionamento recente de Elon Musk.
Em uma pergunta retórica, ele questiona como “um cara que controla uma companhia de energia não entende como isso funciona antes de adquiri-las”, referindo-se ao motivo dado por Musk para o recuo da Tesla.
Slater ainda destaca que o empresário “não teve problemas” em realizar lucros com a criptomoeda, ou com o suposto trabalho infantil realizado na mineração de cobalto, produto utilizado pela companhia na fabricação de seus carros.
A lenda do esporte ainda fez críticas à promoção que Musk continua fazendo da Dogecoin (DOGE), chamando a moeda de uma “shitcoin inútil”.
Pablo Spyer
No Twitter, Pablo Spyer, economista brasileiro que faz sucesso nas redes sociais por divulgar o seu resumo diário dos mercados financeiros, destacou em forma de charge as “brincadeiras” que Musk tem feito nos preços do Bitcoin e Dogecoin.
Em dado momento, ele dispara:
“Se fosse ação tava com um problemão. Mas Dogecoin, Bitcoin não tem regra não tem lei, não tem problema”.
Fernando Ulrich
Já Fernando Ulrich, um dos economistas que a mais tempo defende e propaga a criptomoeda no mercado brasileiro, recomendou os seus seguidores do Twitter a silenciarem a conta de Musk na rede social.
“Façam um favor a si mesmos, silencie esta conta. Ruído puro.”
Em outra postagem, ele ainda destaca que o maior problema são as pessoas que seguem os comentários que o bilionário opina sobre a criptomoeda.
“O problema não é Elon, o problema são as pessoas prestando atenção em tudo o que ele diz.”
Por que Musk mudou de ideia sobre o Bitcoin?
A reviravolta de Musk foi um choque para muitos que acreditavam no seu otimismo em relação a criptomoeda e as mudanças naturais que podem ser feitas em sua forma de mineração.
No mês passado, em parceria com a Ark Invest, a Square lançou um white paper detalhando como o Bitcoin levaria ao incentivo do uso da energia renovável. Quando o seu CEO, Jack Dorsey, tweetou sobre isso, Musk simplesmente respondeu “Verdade”.
Com isso, muitos suspeitam de que as razões ambientais não sejam o único motivo para fazer a Tesla recuar em relação ao Bitcoin. Ao BeinCrypto, diversos CEOs e pessoas influentes do mercado cripto brasileiro levantaram outras hipóteses sobre os reais motivos por trás dos recentes movimentos do bilionário no mercado de criptomoedas.
O artigo 9 personalidades que reagiram às falas de Elon Musk sobre o Bitcoin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.