5 fatos interessantes da história do Bitcoin que você não conhecia
O bitcoin tem uma história ainda curta, mas muito rica em curiosidades que ajudam a descrever seu desenvolvimento como tecnologia e como ativo.
Esses episódios vão bem além do já famoso Bitcoin Pizza Day e incluem, por exemplo, o maior bug da história da criptomoeda e algumas especulações sobre quem seria o real Satoshi Nakamoto.
1- O cara da pizza não é só o cara da pizza
Tinha pensado em colocar nessa lista que a primeira compra feita com Bitcoin foram as duas pizzas nas quais Laszlo Hanyecz pagou 10 mil BTCs em 22 de maio de 2010, que ficou depois conhecido como Bitcoin Pizza Day. Mas esse é um fato pra lá de conhecido, não?
Mas você sabia que esse não foi o único feito importante de Laszlo Hanyecz?
Laszlo foi também o responsável pelo código da primeira implementação do software do Bitcoin para o sistema operacional Mac. E não foi só isso, pouco tempo depois ele escreveu o primeiro código para mineração com GPU. Até então, um processador (CPU) de computadores comuns conseguia minerar Bitcoin. Com as placas de video (GPU) na jogada, a desvantagem das CPUs seria enorme.
Em e-mail trocado com Satoshi, Laszlo recebeu um balde de água fria: Satoshi não gostou muito da ideia. Ele sabia que a mineração com GPUs era inevitável e que chegaria mais cedo ou mais tarde, mas ele não queria adiantar as coisas, já que um ponto muito atraente do Bitcoin naquele momento era que qualquer um com um computador pudesse gerar algumas moedas “grátis”.
2 – O dia em que existiram 184 bilhões de bitcoins
Agosto de 2010. Um então desenvolvedor do Bitcoin, Jeff Garzik, percebeu algo estranho no bloco #74638. 184 bilhões de bitcoins haviam sido gerados.
Isso deveria ser impossível, já que estava programado no código que existiriam 21 milhões de bitcoins e não mais do que isso.
Satoshi Nakamoto e Gavin Andresen, outro importante desenvolvedor do Bitcoin na época, rapidamente trabalharam em uma correção para aquele que talvez tenha sido o pior bug do Bitcoin até hoje.
Está tudo bem agora. Enquanto escrevo esse texto, temos certeza de que existem apenas 18.292.550 de bitcoins e que restam 2.707.450 para serem minerados.
3 – Quando o dólar era cotado em Bitcoin
Estamos acostumados a ver exchanges em que o Bitcoin é cotado em dólares, certo? Pode ser que em um momento 1 bitcoin custe 3 mil dólares e em outro momento custe 13 mil. Mas sempre vemos qual o preço em dólares de 1 bitcoin.
Houve um tempo em que ninguém sabia quanto custava 1 bitcoin. Nessa época o usuário do forum BitcoinTalk, NewLibertyStandard, criou um modelo de precificação que se baseava no “preço de custo” do Bitcoin, ou seja, o custo de energia para minerar 1 bitcoin.
Nessa página arquivada pelo Internet Archive você pode ver algumas das cotações da época:
Veja só, como cada bitcoin valia muito menos do que 1 dólar, era mais fácil mostrar a cotação do dólar em bitcoins.
A primeira troca de bitcoins por dólares conhecida foi entre NewLibertyStandard e Martti Malmi (conhecido no BitcoinTalk como Sirius) em 2009. Foram 5.050 bitcoins vendidos por Martti em troca de 5,02 dólares.
Esses dólares saíram um pouco mais caros do que as pizzas do Laszlo hein?
4 – Bitcoin com poker e marketplace?
Na primeiríssima versão do software, uma que foi distribuída para algumas pessoas revisarem antes do lançamento oficial, Satoshi Nakamoto chamava a Blockchain de Timechain e menciona pela primeira vez a palavra “minerador” (que não aparecia no whitepaper).
Essa pré-versão do Bitcoin também tem seu próprio bloco gênesis. O bloco gênesis antes do bloco gênesis.
Mas o mais intrigante dessa versão “esquecida” é que ela possuia um esboço para um sistema de avaliação.
Aparentemente, Satoshi planejava um marketplace P2P (uma espécie de Mercado Livre) e um jogo de poker online no próprio protocolo. Mas essas ideias nunca foram pra frente e sequer saíram no código do lançamento oficial.
5 – Hal Finney congelou seu corpo para posteridade
Quem é Satoshi Nakamoto, muitos se perguntam. Entre os vários candidatos, o meu preferido é Hal Finney.
Hal Finney foi quem recebeu a primeira transação de Bitcoin da história, enviada pelo próprio Satoshi Nakamoto. Por um bom tempo, Hal Finney se manteve presente dando feedbacks e contribuindo com o Bitcoin. E se aposentou na PGP Corportation, por já estar em um estado mais agravado de sua doença, mais ou menos na mesma época em que Satoshi deixou de dar sinais de vida e parou de fazer contato.
Hal Finney faleceu por complicações de ELA (a mesma doença do astrofísico Stephen Hawking), mas um fato bastante curioso sobre o fim de sua vida, é que ele teve seu corpo congelado para a posteridade.
Acreditando que no futuro podem descobrir uma maneira de ressuscitá-lo e reverter os problemas que ele teve decorrentes de ELA e do próprio envelhecimento, Hal deixou combinado com seu amigo diretor da Alcor Life Extension Foundation que passaria pelo processo de congelamento criogênico, em que o corpo é resfriado a temperaturas aproximadas de -196ºC.
Já estou terminando com esse fato sobre Hal, acho que vale colocar aqui essa linda thread sobre a vida pessoal desse gênio.
Sobre o autor
Lucas de C. Ferreira é responsável por marketing, business strategy e community management na Ripio Brasil.
O post 5 fatos interessantes da história do Bitcoin que você não conhecia apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.