4 métricas importantes que trazem esperança para o preço do Bitcoin

O preço do Bitcoin permanece muito abaixo das expectativas dos investidores, mas o modelo de estoque para fluxo sugere que nada de extraordinário ocorreu ainda.

O preço do Bitcoin (BTC) caiu para US $ 3.700 por um breve período em 12 de março, terminando o dia em US $ 4.970. Em 13 de março, o preço se recuperou da principal tendência de baixa, terminando o dia em US$ 5.563 e mostrando um retorno impressionante de mais de 11%.

Desempenho diário do mercado de criptomoedas. Fonte: Coin360

A recente turbulência do mercado, seja nos mercados tradicionais ou no espaço de criptografia, levantou questões sobre a evolução dos preços do Bitcoin, bem como seus recursos cruciais de rede. Vamos dar uma olhada nas quatro principais métricas de preço e rede do Bitcoin, a fim de obter algumas informações sobre o futuro do maior ativo do mercado de criptografia.

Stock-to-flow mantém importância

Olhando para o modelo de estoque para fluxo – um modelo de previsão de preço do Bitcoin baseado na oferta circulante disponível (estoque) e na nova produção (fluxo), o preço real do Bitcoin na quinta-feira está abaixo da linha prevista, mas dentro dos limites esperados.

Modelo de preço de estoque em fluxo de Bitcoin. Fonte: PlanB/ Twitter

Esta não é a primeira vez que o preço do Bitcoin caiu abaixo do modelo de 365-das, como aconteceu por 6 meses (entre meados de novembro de 2018 e meados de maio de 2019), saltando sobre a previsão desde então.

Modelo de preço de estoque para fluxo de Bitcoin de julho de 2018 a dezembro de 2021. Fonte: lookintobitcoin.com

Em tweet em 13 de março, o criador de estoque para fluxo PlanB disse que “o bitcoin oscilou muito bem em torno do valor do modelo”. Portanto, de acordo com o PlanoB, o preço previsto não mudou, considerando a proximidade do próximo evento pela metade. O atual modelo médio de 365 dias prevê um preço de US $ 8.426 no tempo estimado para a metade – 9 de maio de 2020.

Sinal NVT do Bitcoin

No domingo, o preço do Bitcoin gira em torno de US $ 5.400, enquanto o preço realizado no sinal da NTV é de US $ 5.596, sugerindo que o ativo está em uma zona de compras após a queda do preço na quinta-feira. Atualmente, o sinal NTV está em 49,5, com 45 representando um cenário de sobrevenda.

Para os traders que consideram uma compra de curto prazo, o modelo sugere que há uma oportunidade de lucro rápido com base no preço realizado e na média de 200 semanas. Considerando o preço médio de 200 dias em US $ 8.587, o Bitcoin mostra espaço para crescer a longo prazo e o próximo evento pela metade em maio adiciona essa narrativa de alta.

Sinal NVT Bitcoin. Fonte: http://charts.woodbull.com

E a taxa de hash?

Quando se trata da taxa de hash – que os mineradores de energia computacional precisam empregar para confirmar as transações no blockchain Bitcoin -, ela está em queda desde março, após atingir níveis históricos. No entanto, desde 11 de março, ele segue uma tendência ligeiramente crescente, mesmo após a enorme queda de 50% ocorrida em 12 de março.

Taxa de Hash (quintilhões de hashes por segundo) de 23 de fevereiro de 2020 a 13 de março de 2020. Fonte: Bitinfocharts

Em 13 de março, a taxa de hash estava próxima de 110,38 quintilhões de hashes por segundo, os mesmos níveis observados no final de fevereiro. No entanto, as recentes correções vistas em fevereiro não pararam a tendência crescente de longo prazo desde que os valores históricos da taxa de hash foram estabelecidos desde o início do ano.

Dificuldade maior leva a preços maiores

A dificuldade, ou seja, o esforço que os mineradores precisam empregar para validar a blockchain do Bitcoin, continua uma tendência crescente, como tem sido a norma. A dificuldade aumentou em 8 de março, em meio à ação negativa de preço, o que significa um maior envolvimento na mineração, apesar da natureza desfavorável das condições recentes do mercado.

Dificuldade média de janeiro de 2020 a 13 de março de 2020. Fonte: Bitinfocharts

Transações dispararam em 12 de março

O número de transações de Bitcoin disparou em 12 de março, como é típico quando ocorrem grandes oscilações no mercado. Também houve um aumento na quantidade de Bitcoin enviada em USD em 13 de março, e o número diário de transações diminuiu para níveis do final de fevereiro em torno de 277.000 transações, mantendo um padrão regular desde o início do ano.

Transações diárias de 23 de fevereiro de 2020 a 13 de março de 2020. Fonte: Bitinfocharts

À medida que os comentários sobre a confiança dos investidores no Bitcoin levantam dúvidas, os recursos de rede subjacentes do Bitcoin revelam consistência, mesmo que todo o mercado seja atormentado por turbulências e incertezas.

Olhando para o futuro, com esses níveis de medo no mercado, mãos fortes podem estar buscando a oportunidade de comprar a preços baixos, obtendo um resultado positivo a longo prazo.

No entanto, a propagação mundial do COVID-19 pode continuar causando problemas de liquidez a curto prazo no mercado e, finalmente, levar a graves condições econômicas de baixa como resultado.

Além da análise dos fundamentos da rede Bitcoin, a associação do ativo digital ao ouro pode sustentar os investidores durante o atual período de crise de médio prazo, mesmo se atualmente estiver passando por uma tendência de queda.

As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões da Cointelegraph. Todo movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

Você pode gostar...