4 recursos do ChatGPT e do Bard que podem ajudar os investidores de criptomoedas
Algumas ferramentas dos bots alimentados por IA sugerem que eles podem ajudar os investidores a localizarem nuances que influenciam rapidamente os preços.
Abarcar as diversas nuances que servem de vetores para a volatilidade dos preços das criptomoedas pode ser considerada uma tarefa humanamente impossível devido à enxurrada de informações que inundam as redes sociais e que despertam otimismo e pessimismo dos investidores a todo instante.
Nesse sentido, diversas plataformas de trading profissional trabalham com ferramentas eficazes de monitoramento de mídia e de transações on-chain, por exemplo, para auxiliarem seus clientes na tomada de decisão, mas são pagas. Por outro lado, o avanço de bots de inteligência artificial (IA) generativa de mensagens instantâneas, como o ChatGPT eu o Bard, podem representar um divisor de águas para os investidores de criptomoedas.
Um dos casos de uso que sugerem ser adaptáveis para os investidores de criptomoedas é a pesquisa em tempo real na internet, com informações relevantes rapidamente aos usuários, no caso os investidores. A ferramenta é gratuita no Bard, do Google, que se encontra em fase de testes e ainda não está disponível aos brasileiros. No caso do chatbot da OpenAI, startup apoiada pela Microsoft, a ferramenta só está disponível na versão do ChatGPT-4, que é pago para a maioria dos usuários.
Outra possibilidade é a utilização dos chat bots para resumo de páginas da web, o que ajuda os investidores a obterem informações relevantes em poucos segundos através da inserção do link da página a ser resumida sem a necessidade de acesso imediato ao conteúdo inteiro da página, ferramenta disponibilizada tanto no Bard quanto no ChatGPT-4.
Com a utilização do ChatGPT-4, os investidores de criptomoedas também podem localizar rapidamente posts que estão em alta nas redes sociais, como o Reddit. Foi o que fez o engenheiro da computação Rowan Cheung em um post compartilha no Twitter, embora não esteja claro se a funcionalidade é eficaz em redes sociais consideradas mais fechadas, como o Instagram.
O ChatGPT-4 também foi citado por Cheumg em sua forma mais polêmica relacionado aos investimentos, no caso o pedido de dicas de investimentos atualizados, o que não ocorre na versão GPT 3.5, que só possui conhecimentos atualizados até setembro de 2021.
De olho no mercado brasileiro, o ChaGPT pretende, em um futuro próximo, ajudar as pessoas em situações cotidianas diversas às criptomoedas, como a organização de churrascos e a formulação de pedidos de remédio para ressaca, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.