3 coisas para saber sobre futuros de BTC e mecanismos de liquidação em exchanges de criptomoedas
Alguns derivativos de Bitcoin trocam lucros maciçamente com liquidações de posições, mas os traders podem evitar isso gerenciando ativamente as perdas
A maioria dos traders não consegue entender como as bolsas de derivativos Bitcoin ( BTC ) lidam com seus riscos. Existe um consenso de que os vencedores são pagos pelas partes perdidas, mas não é tão simples quanto parece.
Os fundos de seguros foram inicialmente projetados para proteger as posições dos clientes durante períodos voláteis excessivos. No entanto, algumas bolsas, como a BitMEX, exibem uma acumulação de fundos de seguro relativamente estável, apesar das variações horárias significativas de 10% ou mais.
Fundo de seguro BitMEX vs. Bitcoin. Fonte: cointrader.pro
O gráfico acima mostra que o fundo de seguro BitMEX (linha laranja em termos de BTC) ficou praticamente incólume após a liquidação de US $ 1 bilhão em longos em 12 de março.
Toda vez que uma posição é liquidada devido a margem insuficiente, é responsabilidade da bolsa lidar com esse risco e existem várias maneiras de lidar com ele. A maioria das plataformas de negociação de derivativos optou por criar um fundo de seguro para gerenciar essas execuções.
Esse fundo de seguro lucra com liquidações executadas melhor que os preços de falências, criando um incentivo questionável para gerenciar esses pedidos de forma mais ativa. Essa situação pode ser facilmente evitada usando ordens de stop loss, embora a maioria dos traders não o faça.
Vamos dar uma olhada rápida em como a BitMEX conseguiu reunir esse impressionante pote de US $ 330 milhões durante grandes eventos de liquidações e também como se pode evitar se tornar uma vítima.
Os motores de liquidação são projetados para proteger a exchange
Na verdade, ordens de alta alavancagem geralmente acabam em falência em mercados voláteis.
Por exemplo, qualquer posição usando 20x ou acima deve ser liquidada com força após um movimento de 4,8%. O problema ocorre quando o preço do ativo subjacente se move acentuadamente em um curto período de tempo ou como resultado de um vazio na liquidez do mercado.
A única maneira de um mecanismo de liquidação poder fechar a posição de falência de um cliente é executando uma ordem inversa no mercado para o mesmo instrumento.
Uma liquidação de US $ 10 milhões em uma posição comprada significa que a bolsa de derivativos deve vender esse valor em sua carteira de pedidos. Qualquer perda realizada acima da margem do cliente deixará a bolsa com pouco dinheiro.
Isso deixa as trocas de derivativos de Bitcoin com a opção de recuperar alguns dos ganhos dos clientes que se beneficiaram com esse erro (conhecido como clawback ou auto-desalavancagem), ou jogar com esse risco, arriscando suas chances, enquanto espera que o mercado se recupere da alta volatilidade.
Algumas bolsas projetaram seu fundo de seguros para ter alguma proteção para tais restrições financeiras, coletando os lucros das liquidações executadas melhor do que o preço da falência dos clientes.
Nem toda troca de derivativos lida com liquidações da mesma maneira, mas o processo gradual de liquidação usado por algumas grandes trocas é definitivamente um passo na direção certa.
Isso ocorre porque é uma abordagem mais proativa que aumenta as chances de uma posição alavancada sobreviver em situações extremamente voláteis.
Como evitar a liquidação
Antes de mais, os comerciantes nunca devem deixar os motores de liquidação automática serem ativados. A única maneira de conseguir isso é inserindo manualmente as perdas de parada.
A maioria das trocas de derivativos fornece um preço estimado de liquidação para cada posição, portanto não é algo difícil de fazer.
Preço de liquidação de contratos futuros. Fonte: Binance Futures
No exemplo acima, o preço de liquidação para esta posição comprada é de $ 4.327. Um comerciante deve inserir uma ordem de stop sell acima desse preço para evitar a liquidação e também é melhor reduzir a posição gradualmente para evitar situações de alta volatilidade.
Não há regra de ouro para esse nível de stop loss, embora geralmente seja usado um spread de US $ 50 a US $ 300. Um pedido de stop loss para uma posição longa é um pedido de venda / venda a descoberto, enquanto um vendedor a descoberto deve fazer um pedido de compra para reduzir sua posição.
Entrada de ordem de stop loss. Fonte: BitMEX
Para ordens de stop loss, deve-se sempre ativar o fechamento de gatilhos, também conhecido como somente redução. Isso garantirá que nenhuma posição adicional seja criada por engano, permitindo apenas que essa ordem reduza sua exposição.
Outra configuração frequentemente esquecida é o gatilho. Existem três opções: último preço, baseado exclusivamente no nível do contrato futuro, o preço do índice, calculado pelo preço spot médio das bolsas de referência e o preço da marca, que é composto pelo preço do índice mais a taxa de juros.
Deve-se evitar a última opção de preço, pois contratos futuros podem diferir dos preços dos ativos subjacentes.
Negocie com segurança, gerenciando o tamanho
O uso excessivo de alavancagem ao negociar contratos futuros está expondo seu capital a riscos desnecessários e algumas bolsas gerenciam as liquidações de maneira muito agressiva. Para evitar esse cenário, é possível gerenciar ativamente a posição e suas ordens de stop loss.
Nem toda troca de derivativos lida com a liquidação da mesma maneira, por isso é crucial entender esse processo.
A mera existência de um fundo de seguro não se traduz em mais segurança para os clientes de câmbio. Tudo depende de como esse risco é gerenciado em situações extremamente voláteis.
As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões da Cointelegraph. Todo movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.
LEIA MAIS
- Anthony Pompliano continua pressionando pela alocação de criptomoedas em fundos de pensão
- Tether investe US$ 10 milhões na Celsius
- Dinheiro físico será igual FAX, obsoleto e o futuro dos pagamentos será invisível e até sem os humanos, aponta especialista
- Facebook torna-se dono da marca ‘Libra’ para trabalhar em sua criptomoeda secreta
- CEO da Polychain diz que suposta stablecoin do Facebook deveria ser pública
- Empresa de análise de criptomoedas, Messari recomenda que indústria ‘fique longe do Coin Market Cap’
- Novas tecnologias, da criptografia à Inteligência Artificial, estão transformando rapidamente os serviços financeiros: FMI