Oportunidade de US$ 1trilhão: JPMorgan se torna o primeiro grande banco no metaverso
O JPMorgan é oficialmente o primeiro grande banco no metaverso, tendo aberto um lounge virtual na Decentraland em um esforço para capitalizar uma oportunidade de mercado de “US$ 1 trilhão”.
O maior banco dos Estados Unidos, JPMorgan, deu um grande passo no metaverso, abrindo um lounge virtual no popular mundo baseado em blockchain Decentraland e depois de rotular o setor como uma oportunidade de US$ 1 trilhão.
Os visitantes do lounge, situado no Metajuku Mall da Decentraland, são recebidos por um tigre vagante e um retrato digital de Jamie Dimon, CEO do JPMorgan. Se os jogadores subirem as escadas, poderão assistir à apresentação de um executivo sobre a economia da criptomoeda.
O Onyx Lounge, batizado em homenagem ao sistema de pagamentos blockchain interno do JPMorgan, foi revelado juntamente com um relatório do banco detalhando os tipos de oportunidades de negócios que as empresas podem esperar encontrar no metaverso.
O relatório afirma: “O Metaverso provavelmente se infiltrará em todos os setores de alguma forma nos próximos anos, com a oportunidade de mercado estimada em mais de US$ 1 trilhão em receitas anuais”, destacando também que US$ 54 bilhões já estão sendo gastos em bens virtuais a cada ano – duas vezes o valor gasto na compra de música.
O relatório observa que o preço médio dos terrenos virtuais dobrou de US$ 6.000 para US$ 12.000 entre junho e dezembro do ano passado e prevê que os gastos com publicidade no jogo atingirão US$ 18,4 bilhões por ano até 2027.
O JPMorgan identificou uma onda de criadores individuais utilizando a Web3 para monetizar seu trabalho de novas maneiras como uma força motriz por trás da nova economia que está sendo construída no metaverso.
“Esta economia de propriedade democrática, juntamente com a possibilidade de interoperabilidade, pode abrir imensas oportunidades econômicas, por meio das quais bens e serviços digitais não são mais cativos de uma plataforma ou marca de jogo individual.”
A crescente adoção do metaverso também está sendo impulsionada pelo interesse de grandes marcas, observou o JPMorgan, citando o movimento da Adidas e da Nike de criar produtos e vitrines baseados em tokens não fungíveis, bem como a abertura de uma loja no metaverso pela Samsung como enormes passos à frente na adoção.
Como que para sublinhar o ponto, a Disney anunciou na manhã de quarta-feira que nomeou oficialmente um novo executivo, Mike White, para liderar sua incursão no metaverso. De acordo com um memorando do CEO da Disney, Bob Chapek, a Disney está procurando expandir sua habilidade de contar histórias para o reino digital. “Hoje, temos a oportunidade de conectar esses universos e criar um paradigma totalmente novo de como o público experimenta e se envolve com nossas histórias”, disse Chapek.
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O relatório do JPMorgan não foi totalmente positivo, no entanto.
Em uma seção intitulada “Navegando no hype versus realidade”, o relatório afirma: “Apesar de muita empolgação com as possibilidades do Metaverso, a fim de permitir todo o seu potencial de engajamento, construção de comunidade, auto-expressão e comércio, as áreas-chave precisam ser desenvolvidas e amadurecidas”, apontando falhas na experiência geral do usuário, baixo desempenho dos avatares e dificuldades com infraestrutura comercial.
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