Autoridades alemãs pressionam pelo lançamento de um CBDC
Os principais funcionários financeiros da Alemanha discutiram a necessidade urgente de uma moeda digital europeia na conferência virtual “O futuro dos pagamentos na Europa” no dia 27 de novembro.
A conferência, patrocinada pelo Deutsche Bundesbank da Alemanha, apresentou discursos do ministro das finanças alemão Olaf Scholz e de membros do conselho do Deutsche Bundesbank.
Euro digital, Pronto!
Na declaração de abertura da conferência, o ministro das finanças Scholz observou a enorme demanda de dinheiro digital por parte de consumidores e empresas. Ele também destacou que o tempo de ponderar sobre moedas digitais acabou.
“No euro digital, acho que devemos trabalhar muito. Não é nada onde devemos esperar para ver ”, declarou o Ministro Scholz.
Scholz declarou no 20 de novembro que é contra criptomoedas não centralizadas. Seus comentários também vêm após o anúncio do FaceBook de que planeja lançar sua rede de pagamentos de varejo Libra com sua própria moeda fixa indexada ao dólar em janeiro de 2021.
Outras stablecoins do Facebook, incluindo uma moeda indexada ao euro, virão no final do ano.
Euro e além, digitalmente
Sobre a questão de pagamentos fora da zona do euro, presidente do Deutsche Bundesbank, Dr. Jens Weidmann declarou na conferência que os europeus precisam ter a mesma capacidade de enviar e receber pagamentos de fora da zona euro assim como tem dentro dela.
Dr. Weidmann também falou sobre o papel das Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs). Ele apontou vários aspectos da interação do governo e da economia em particular.
O apoio do banco central não deve ser subestimado, afirmou. No entanto, os bancos centrais também precisam evitar impedir iniciativas privadas e soluções para as necessidades dos consumidores
O membro do Conselho Executivo do Bundesbank, Burkhard Balz, disparou contra a multidão de finanças descentralizadas. Ele abordou uma das principais críticas ao sistema fiduciário atual e tentou colocar o foco nos usuários do sistema.
Balz destacou que os beneficiários do sistema devem ser aqueles que compram e pagam por meio dele.
Ponderando rapidamente
Em seus discursos, os funcionários levantaram questões para discussão posterior. Balz levantou a questão de que os banqueiros precisam examinar a intermediação financeira.
Eles também precisam entender como o euro digital se encaixaria nas soluções privadas. A maneira como os bancos centrais e comerciais interagem também é uma preocupação para ele.
Dr. Weidmann alertou os participantes sobre a necessidade de sistemas seguros e confiáveis. Ele enfatizou que o Bundesbank “leva muito a sério a interrupção da plataforma TARGET2 do BCE em outubro”. Ele pediu que os envolvidos recebessem as informações coletadas da análise da falha.
O Banco Central Europeu está realizando consultas públicas até 12 de janeiro de 2021, e Balz instou os ouvintes a se fazerem ouvir.
O artigo Autoridades alemãs pressionam pelo lançamento de um CBDC foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.