Review: Samsung Blockchain Wallet na série S

Testamos o recurso de carteira da Galaxy da série S

A Samsung em 2018 lançou serviços voltados para criptomoedas baseados em sua tecnologia Nexledger, com as seguintes tecnologias já lançadas em seus smartphones da série Galaxy S: , e . 

A Samsung possui um setor específico para tratar e desenvolver essas tecnologias baseadas em , a . A tecnologia de blockchain desenvolvida pela Samsung é conhecida como e essas carteiras já estão em uso nos smartphones top de linha da marca.

Passo a Passo

Na prática todos os aparelhos da linha S ou que tenham acesso aos serviços do Knox, que é o framework de segurança da Samsung, podem rodar o app. Baixamos o app na ApkMirror e o instalamos em um S8+e um S20+ para testar o aparelho. Entretanto, o recurso não está disponível no Brasil e não recomendamos que os testes sejam refeitos, devido aos riscos associados à perda dos fundos. Qualquer reprodução deve ser feita por conta e risco. 

imagem: ApkMirror

 

Imagem: reprodução

Tudo correu bem até iniciarmos o app que trava quando este tenta se logar na rede Knox em um S8+. O S20+ por já vir com o Blockchain Keystore de fábrica, avançou e foi possível instalar o apk baixado diretamente da ApkMirror e configurar a carteira.

imagem: reprodução

imagem: reprodução

A instalação executa-se sem problemas, todavia quando lançamos o app e após essas duas telas, ele emite uma mensagem de erro, visto que o Brasil não tem suporte ainda. Para contornar esse bloqueio, o uso de uma VPN que passe tráfego de rede do smartphone para praças como Alemanha, EUA e Japão, contorna esse bloqueio e a carteira pôde enfim ser instalada. 

O uso de serviços VPN atrelados a carteiras cripto contém inúmeros riscos. Serviços infectados podem comprometer parcial ou integralmente os fundos das carteiras ou roubar dados sensíveis. Por isso, reforçamos que não incentivamos a reprodução dos testes.

Boa parte desse procedimento não pôde ser documentada, não permitindo tirar nem print de tela, devido às restrições de segurança do mesmo. Porém, o app passa a integrar a base de segurança do aparelho e podendo ser encontrado na seção segurança no menu de configurações.

Após instalado o app da Samsung Blockchain Wallet via ApkMirror, o app pode ser lançado e já está em funcionamento e a VPN pode ser desligada. Realizamos uma operação enviando R$ 0,50 em TRON (TRX) e a operação levou apenas 10 segundos.

imagem: reprodução

A carteira é compatível com tokens ERC-20, Bitcoin, Ethereum, TRON e todos os tokens baseados neste também. Além de ter uma seção para dApps baseados em Ethereum e Tron.

Existem 5.681 aplicativos descentralizados (dApps) em uso, segundo levantamento da dApps.Review. Esses dApps respondem por aproximadamente 174.199 usuários ativos diários. No entanto, de acordo com uma declaração recente da Tron, 611 DApps foram construídos na rede Tron e DApps da Tron estão experimentando 102.783 usuários médios diários (DAU) com uma taxa média de crescimento de 1,2% por semana de acordo com o DApps.Review.

Enquanto a rede Ethereum, segue na liderança com volume de negócios diante de todos os ecossistemas de dApps.

imagem: dApps.Review

 

Parceria com a TRON

Atualmente, a Samsung Galaxy Store possui aplicativos criados no topo da rede TRON e uma seção dedicada aos aplicativos. Isso inclui Blockchain Cuties, Mineração Meerkat, Timeloop, Super Player e muito mais.

imagem: reprodução

A Samsung Galaxy Store em breve terá ainda mais aplicativos baseados em TRON, segundo seu fundador .

A TRON tem sido ativa em termos de desenvolvimentos e parcerias. O último grande lançamento foi o popular jogo baseado em blockchain, o Knight Story e a Samsung em julho de 2019 um kit de desenvolvimento para criação dApps.

Outros competidores à solução da Samsung

A Samsung certamente ainda é líder nesse aspecto, contudo, existem algumas empresas que adotaram soluções de blockchain e integração completa inclusive com capacidade para um nó de Bitcoin e lançaram dispositivos destinados a serem totalmente focados no ecossistema blockchain – como o , que inclusive possui uma edição da .

Na esperança de desencadear uma adoção mais ampla, fabricantes de hardware, como Samsung e HTC, começaram a lançar suporte para dApps e criptoativos em uma tentativa de dominar a competição de smartphones de blockchain.

Outro a adentrar nesse setor e buscar integração de seus celulares com blockchain e criptowallets é a LG, concorrente coreana da Samsung. A gigante de tecnologia LG solicitou a marca registrada “ThinQ Wallet” ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) em 2 de julho, dados publicados no do escritório.
 

Reiteramos que o Cointelegraph não incentiva a reprodução dos testes devido aos riscos associados ao processo. Qualquer reprodução deve ser feita por conta e risco. 

LEIA MAIS:

Você pode gostar...