Zona econômica de Honduras vai reconhecer o Bitcoin como moeda de uso legal

A zona econômica especial Honduras Próspera ZEDE fará com que o Bitcoin (BTC) tenha curso legal e seja usado para pagamentos. Também permitirá que as entidades emitam títulos na criptomoeda.

A zona econômica Próspera ZEDE em Honduras anunciou em um comunicado à imprensa que fará do Bitcoin uma moeda legalizada em seu território. Este é um movimento considerável que só é superado pela decisão de El Salvador de adotar oficialmente a criptomoeda, mesmo que o movimento seja limitado à zona econômica. Na zona Próspera ZEDE, o BTC e até outras criptomoedas servirão efetivamente como moeda legal na jurisdição.

A zona econômica especial (ZEE) está localizada na ilha de Roatán, no Caribe Ocidental, e no Corredor Norte de Honduras. O anúncio é uma surpresa e certamente começará a provocar discussões em outros países – dependendo de como esse movimento se desenrolar, é claro.

Há desenvolvimentos mais positivos, conforme anunciado no comunicado de imprensa. Municípios, governos locais e empresas internacionais poderão emitir títulos em Bitcoin. A esperança é que isso atraia o investimento estrangeiro direto e impulsione o desenvolvimento econômico da região.

Com a nova mudança, indivíduos e empresas podem usar a criptomoeda como pagamento – e transações em BTC e outras criptomoedas não estarão sujeitas ao imposto sobre ganhos de capital. Impostos e taxas também poderão ser pagos em BTC.

Quanto ao Bitcoin Bond, as autoridades esperam que ele permita que as comunidades locais tenham acesso direto ao mercado global de criptomoedas. Consequentemente, eles acreditam que isso pode “ajudar a transformar comunidades empobrecidas em centros florescentes de inovação e prosperidade”.

  • Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Bitcoin se tornando atraente para muitos países

Embora este movimento seja aplicável apenas à jurisdição da zona econômica, ainda é algo poderoso que poderia fazer com que outros países fizessem o mesmo. Este é um experimento que pode mostrar os muitos benefícios que o Bitcoin e outras criptomoedas oferecem. Honduras também tem seus próprios caixas eletrônicos de criptomoedas.

O banco central do país fez várias declarações alertando os investidores sobre criptomoedas, então certamente há alguma apreensão no país. A instituição disse que as transações criptográficas têm riscos e o indivíduo ou grupo é responsável pelas repercussões.

No entanto, a resposta de outros países sobre a iniciativa pode não ser mto boa. El Salvador recebeu muitas críticas por sua decisão de fazer o Bitcoin ter curso legal em seu território.

O artigo Zona econômica de Honduras vai reconhecer o Bitcoin como moeda de uso legal foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...