Zcash Foundation diz que desenvolvedora não cumpriu promessa que tinha com ela de quebra de patente
A Electric Coin Company, desenvolvedora da segunda maior anoncoin (crpto anônima) Zcash, renegou sua intenção declarada de compartilhar sua marca com a organização sem fins lucrativos Zcash Foundation.
A Electric Coin Company (ECC), desenvolvedora da segunda maior anoncoin (cripto anônima) Zcash (ZEC), renegou sua intenção declarada de compartilhar sua marca registrada com a organização sem fins lucrativos Zcash Foundation.
A decisão – da perspectiva da Fundação – reduziu o ecossistema Zcash ao nível do “teatro da descentralização”, de acordo com uma publicação no blog oficial da organização em 2 de setembro.
“Já temos um acordo em princípio”
A Zcash Foundation observa que a ECC há muito sinaliza sua intenção de compartilhar sua marca registrada com a organização sem fins lucrativos, criada em março de 2017 para ajudar a aumentar a comunidade da altcoin, educar o público em geral sobre o ativo e “administrar o protocolo e o código-fonte Zcash como um bem público.”
A postagem no blog está vinculada a uma apresentação na conferência Zcon1 na Croácia em junho de 2019, na qual o CEO da ECC, Zooko Wilcox, declarou seu compromisso com um contrato de controle 2-por-2 com relação à marca Zcash.
Como Wilcox destacou à época, a ECC (a empresa) e a Zcash Foundation aparentemente estavam trabalhando dentro do prazo:
“Para que o controle da marca Zcash seja compartilhado entre a Zcash Foundation e a empresa. Estamos trabalhando na implementação legal disso para torná-la legalmente aplicável. Já temos um acordo em princípio.”
O CEO havia antecipado ainda que este acordo 2-por-2 – que exigiria que a organização e a ECC concordassem por unanimidade que uma certa coisa conta como o Zcash genuíno e pode ser oficialmente rotulado como tal – teria “efeitos profundos e bons no longo prazo.”
Recusa em participar do “teatro da descentralização”
Notavelmente, no início de sua história, os fundadores da Zcash Foundation haviam admitido que, embora tivessem considerado a opção de pedir à ECC que doasse sua marca registrada e outros ativos:
“Há um bom argumento de que a Zcash Co tem o direito de mais incentivo de investir e manter sua própria propriedade. Dividir isso reduziria esse incentivo, prejudicando a comunidade em geral.”
Desde então, a posição da Zcash Foundation evoluiu e seus membros observam com consternação que o momento da decisão da ECC já está prejudicando o desenvolvimento de novas iniciativas, como o fundo de desenvolvimento proposto pela ECC e os esforços de coleta de sensações da comunidade sobre o assunto. Ela afirma:
“Se a ECC continuar detendo a marca, eles poderão impor arbitrariamente um novo fundo de desenvolvimento por NU4. Portanto, qualquer sensação que coletamos […] em relação a um novo fundo de desenvolvimento não tem sentido. A Fundação não foi criada para participar de um teatro de descentralização e não emprestaremos nossa credibilidade para legitimar um processo vazio.”
Os membros da organização também criticaram a justificativa declarada da ECC de renegar o acordo de compartilhamento de marca registrada – que a empresa prevê a evolução de um modelo de governança alternativo – e o descartou como uma “promessa nebulosa de compartilhar o controle com ‘alguma hipotética entidade futura que possa ou pode não surgir ‘”.
Conforme relatado, neste verão, uma nova rede de blockchain chamada “Ycash”, se originou da blockchain principal do Zcash.