Não passarás: herdeiros de Tolkien bloqueiam o JRR Token, baseado em ‘O Senhor dos Anéis’

Chegou a hora para o token JRR, mas ele foi incapaz de derrotar os herdeiros de Tolkien em uma decisão que forçou o projeto a encerrar e interromper o comércio.

O token “JRR Token” baseado em O Senhor dos Anéis chegou ao fim depois de ser forçado a fechar a loja após uma ação judicial da família e do espólio do famoso autor da série. J.R.R. Tolkien, que morreu em 1973.

Na terça-feira, o Law360 relatou que o Tolkien Estate chegou a um acordo com o desenvolvedor da Flórida, Matthew Jensen, sobre seu JRR Token, que foi lançado em agosto deste ano. De acordo com o BSCScan, o token BEP-20 é mantido por apenas 510 endereços, com um fornecimento de mercado de 19 trilhões.

Segundo o acordo, Jensen prometeu encerrar o token e excluir qualquer conteúdo que infrinja os direitos de marca registrada do espólio para o nome de J.R.R. Tolkien e propriedades intelectuais relacionadas a O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Ele também concordou em pagar os custos de advogados do espólio, que não foram revelados.

A conta do Twitter, o canal do YouTube e o site do token JRR foram excluídos.

O advogado do espólio, Steve Maier, descreveu o caso como um “caso particularmente flagrante de violação”, acrescentando que o espólio está “satisfeito por ter sido concluído em termos satisfatórios”.

Isso ocorre depois que o espólio recuperou com sucesso o nome de domínio do site “jrrtoken.com” após registrar uma reclamação junto à Organização Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO) em 10 de agosto – apenas quatro dias depois que Billy Boyd, o ator que interpretou Pippin, endossou o token em uma participação especial de 40 segundos no YouTube em 4 de agosto.

Na época, a WIPO determinou que Jensen registrou e usou o nome de domínio de “má-fé”. O nome de domínio disputado foi registrado em 26 de fevereiro de 2021.

Seguindo a decisão, Jensen mudou o nome de domínio para “thetokenofpower.com.” No entanto, de acordo com o espólio de Tolkien, o novo site ainda incluía imagens de anéis, buracos de Hobbit e um mago com uma semelhança impressionante com Gandalf.

Os advogados de Jensen argumentaram que o nome de domínio disputado JRR Token “não é idêntico ou confusamente semelhante” à marca registrada do espólio de Tolkien, JRR Tolkien, porque não contém as letras adicionais ‘L’ e ‘I’ e também é pronunciado de forma diferente.”

Eles também alegaram que ele selecionou o nome de domínio porque JRR significa “Journey through Risk to Reward” e “jrrcrypto.com” não estava disponível.

No entanto, eles não conseguiram persuadir o membro do painel da WIPO, John Swinson, que disse que o “site é claramente um empreendimento comercial, o que é esperto, mas não engraçado”. Ele adicionou:

“Não há dúvida de que o Respondente estava ciente das obras de Tolkien e criou um site para comercializar a fama dessas obras.”

Em 9 de setembro, o JRR Token anunciou planos para lançar um jogo de cartas digital jogador contra jogador chamado Dawn Rising no início de 2022, onde os jogadores poderiam apostar seus JRR Tokens. O projeto TRR Token já listou nove tokens não fungíveis (NFT) para venda no mercado OpenSea, com um volume de negociação de conta de 0,18 Ether (ETH) ou cerca de US$ 4.200 no momento da escrita da reportagem.

LEIA MAIS: 

Você pode gostar...