Yield Protocol é lançado trazendo juros e empréstimos de taxa fixa para DeFi
O setor DeFi deu uma pausa no último mês e tem havido muito menos novas ofertas. No entanto, isso não impediu a nova plataforma chamada Yield Protocol de lançar empréstimos com prazo e taxa fixa para a indústria.
A postagem introdutória da Yield afirmou que a maioria dos protocolos DeFi populares são de taxa flutuante, com os dois exemplos principais sendo Maker e Compound. Acrescentou que este novo sistema é diferente porque introduz volatilidade.
A empresa continuou a afirmar que a taxa fixa é a forma dominante de empréstimo nas finanças tradicionais e o DeFi tem vários casos de uso que seriam muito melhorados com taxa fixa e empréstimos a prazo fixo, tanto para quem pede quanto para quem empresta.
Yield Protocol no Mainnet
O protocolo acaba de entrar no ar na mainnet como um lançamento beta de acordo com a postagem de hoje no Twitter.
We are thrilled to announce the beta launch of the Yield Protocol on Ethereum.
You can try it out at https://t.co/FXSpEfrETF.https://t.co/8y95yvnKKI
— Yield Protocol (@yield) October 19, 2020
A plataforma criou um novo tipo de token chamado ‘fyTokens’ (rendimento fixo), o primeiro dos quais será fyDai para permitir empréstimos a prazo fixo e taxas usando o stablecoin MakerDAO.
As provisões de liquidez para Dai foram habilitadas e, uma vez que o suficiente tenha sido agrupado, o ativo pode ser emprestado a taxas fixas por períodos trimestrais usando ETH como garantia. O anúncio acrescentou que a plataforma provavelmente estará em fase de teste beta até o início de novembro, uma vez que a liquidez de outubro tenha amadurecido com sucesso.
A taxa de juros informada pelo Yield dApp para este período foi de 1,49% no momento da redação deste artigo. Embora isso não pareça muito em comparação com outros protocolos DeFi de alto rendimento, ele supera a maioria dos bancos que estão muito perto de taxas de juros negativas.
O Yield Protocol declarou que seus contratos inteligentes foram auditados pela Trail of Bits e que não possui chaves administrativas ou a capacidade de alterar o contrato inteligente. Ele acrescentou que quaisquer fundos colocados nos pools podem estar sujeitos à perda total durante o período beta e que não havia token de governança, portanto, os usuários devem tomar cuidado com falsificações.
Um DeFi mais seguro?
Embora o Yield Protocol ainda não tenha ganhado impulso real logo após o lançamento, ele oferece uma maneira mais estável de obter exposição ao DeFi em um momento em que alguns bancos podem começar a cobrar pelos depósitos. No entanto, isso só aconteceria se os preços da taxa Gas da Ethereum também permanecessem estáveis e não voltassem a subir.
Assim que terminar a fase beta e tiver liquidez suficiente, pode se tornar tão popular quanto a própria Taxa de Poupança Dai do fabricante. No momento, o DSR ainda não subiu de 0% após a perda de sua paridade durante o crash do mercado em março.
O artigo Yield Protocol é lançado trazendo juros e empréstimos de taxa fixa para DeFi foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.