Novos dados revelam relação das menções no Twitter com preço e volume do XRP

Os dados mostram que desde 2018 os tweets que mencionam o XRP influenciaram o volume de negociação; a correlação se tornou mais forte em 2020.

Os ganhos do XRP no mês de fevereiro foram apagados nas últimas duas semanas, com a altcoin retornando ao seu preço de final de janeiro, em US$ 0,23. A maioria das perdas parecem ser causadas pela correção maciça nos mercados tradicionais, que causou uma forte queda no Bitcoin e em muitas altcoins.

Conforme relatado pelo Cointelegraph, os analistas agora veem a correção como um grande revés, levantando dúvidas sobre o futuro do tão esperado bull market, ou seja, o mercado de alta. 

Visão geral diária do mercado de criptomoedas. Fonte: Coin360

O XRP é uma das criptomoedas mais frequentemente mencionadas nas plataformas de mídia social, especialmente no Twitter. Como discutido na análise anterior, há uma relação entre o número de tweets diários mencionando o Bitcoin (BTC) e o volume de negociação. Isso deixa a porta aberta para discutir se o alto número de menções ao XRP nas mídias sociais também influenciou seu volume ou a alta.

 

Relação entre tweets e XRP existe desde 2018

O número de tweets que mencionam o XRP tem sido relativamente consistente ao longo do tempo, com suas médias anuais desde 2018 parecidas. Em 2018, o número médio de tweets diários mencionando XRP foi de 5.937. Enquanto, em 2019, o número médio diário de tweets diminuiu ligeiramente para 5.364. No entanto, janeiro deste ano teve um número médio menor de tweets (5.001 tweets) com um pico – 6.919 tweets – em 6 de janeiro, dia em que o preço do XRP subiu mais de 12%.

Recentemente, o número médio de tweets observados em fevereiro aumentou para 6.429 tweets diários, uma média muito maior que a observada em períodos anteriores. 

O número de tweets diários de janeiro de 2018 a fevereiro de 2020.

Seguindo a tendência de ter uma média mais alta em fevereiro, a correlação entre o número de tweets diários e o preço de XRP em 2020 foi a mais alta desde 2018, com 62%. Além disso, a correlação entre essas duas variáveis neste mês apresenta valores semelhantes em 60%, muito superiores aos de janeiro (12%).

No entanto, essa relação tem sido muito menor nos anos anteriores: em 2018, a correlação entre o número de tweets e o preço do XRP foi fixada em 35%, enquanto em 2019, ela mostra quase nenhuma correlação, – 7%.

Uma correlação de 0% significa que o XRP e o número de tweets não está relacionado de forma alguma. Uma correlação de 100% significa que o XRP e o número de tweets se movem completamente na mesma direção, enquanto a correlação de -100% significa que eles estão inversamente relacionados.

Uma pequena influência positiva

A tendência inconclusiva observada nas correlações nos leva a empregar outras análises, nas quais encontramos uma pequena relação significativa entre o número diário de tweets e o retorno do XRP. Em 2019, quando o número de tweets diários aumentou 1%, o retorno do XRP no mesmo dia aumentou 0,032%. No entanto, em 2018, nenhum relacionamento significativo está presente.

Uma influência ligeiramente maior é observada no primeiro mês e meio de 2020 – quando o número diário de tweets aumenta em 1%, o XRP aumenta em 0,059%. 

Preço diário XRP: 1 de janeiro de 2020 a 18 de fevereiro de 2020.

Essa relação mais forte entre as menções do XRP nos tweets e o volume de negociação também se refletiu nas maiores correlações observadas em 2020 quando comparadas a outros anos. No entanto, ao analisar a influência do número atual de tweets e retornos futuros do XRP, não encontramos um relacionamento significativo, ou seja, os tweets não podem prever retornos futuros.

O número de tweets diários de 1 de janeiro de 2020 a 18 de fevereiro de 2020.

Uma forte corrrelação entre tweets e volume

Quando se trata da relação entre o número de tweets e o volume diário do XRP, uma influência muito maior é detectada. Qualquer um dos anos analisados (2018, 2019, 2020) mostra uma relação significativa entre essas variáveis. A influência mais forte acontece, mais uma vez, no início de 2020 – quando o número de tweets diários aumentou 1%, o volume do XRP aumentou 1,215% no mesmo dia. Essa relação é um pouco menor em 2019 (0,916%) e em 2018 (0,926%).

Além disso, a relação entre o número de tweets diários e o volume futuro do XRP também é significativa ao longo dos anos, mesmo que seja um pouco menor que os valores observados para o mesmo efeito no dia.

Mais uma vez, 2020 vê o relacionamento mais forte – quando o número de tweets diários aumenta 1%, o volume futuro do XRP aumenta 0,972%. Durante 2018 e 2019, essa relação foi fixada em 0,741% e 0,871%, respectivamente.

XRP x Bitcoin: perspectivas para 2020

XRP e Bitcoin foram comparados em relação a outros ativos, como a correlação de ambas as moedas com o ouro. O início de 2020 viu uma mudança na narrativa “ouro digital”, com o preço do XRP tendo uma correlação mais forte com o ouro do que o Bitcoin.

Conforme publicado pelo Cointelegraph, o número diário de tweets que mencionam o Bitcoin influenciou seu volume diário, seja no mesmo dia ou no dia seguinte. No entanto, ao estabelecer o mesmo paralelo, no caso do XRP, é encontrada uma relação mais forte em relação aos retornos em 2019 e 2020, além de ter resultados significativos comparáveis para a influência dos tweets no volume do XRP.

No futuro, os investidores devem estar cientes da consistência desses relacionamentos à medida que o ano avança, e prestar atenção nos dados da mídia social no caso do XRP.

Dados para o número de tweets retirados de bitinfocharts.com. As visões e opiniões expressas aqui são exclusivamente do autor e não refletem necessariamente as visões do Cointelegraph. Todo movimento de investimento e negociação envolve risco. Você deve realizar sua própria pesquisa ao tomar uma decisão.

Você pode gostar...