‘XRP não precisa existir’, afirma desenvolvedor de Bitcoin Peter Todd
Um dos desenvolvedores do Bitcoin, Peter Todd, afirmou que o XRP – token da empresa Ripple – não precisa existir e não dá aos investidores nenhum direito sobre a empresa.
Um dos desenvolvedores do Bitcoin, Peter Todd, afirmou que o XRP – token da empresa Ripple – não precisa existir e não dá aos investidores nenhum direito sobre a empresa.
A Ripple é uma empresa que diz ter o objetivo de tornar mais eficiente a transferência global de fundos. A empresa também tem se esforçado para impulsionar a adoção de sua criptomoeda – XRP – e já conquistou um bom número de clientes e parceiros dispostos a utilizar o XRP em pagamentos internacionais.
Apesar da ligação entre a Ripple e o XRP, a tecnologia de transferência internacional de fundos da empresa não exige o uso de sua criptomoeda.
O projeto enfrenta várias críticas da comunidade de criptomoedas que afirma que o XRP não é o que parece ser. Uma desses críticos é Peter Todd, um ex-desenvolvedor do Bitcoin Core e consultor de blockchain.
Em uma publicação recente no Twitter, Todd compartilhou das opiniões de Larry Cermak – outra personalidade que acha que o XRP não tem muito valor para os investidores. O “tweet” de Cermak dizia:
“Se a Ripple de alguma forma conseguir funcionar como uma empresa de pagamentos, serão os acionistas que se beneficiarão e os detentores de XRP segurando uma bolsa enorme. O XRP é um mecanismo de geração de receita para o Ripple, nada mais. Até agora, a Ripple vendeu US$ 1,2 bilhão em XRP – a maioria de sua receita.”
Segundo Larry, a Ripple será o único beneficiário se seu projeto funcionar e sua tecnologia for adotada. Para ele, os investidores que acumularam XRP não se beneficiarão da empresa, uma vez que os tokens não garantem nenhum direito.
Larry ressaltou que a venda contínua de XRP da Ripple até agora rendeu cerca de US$ 1,2 bilhão para a empresa. A Ripple usa o produto dessas vendas para financiar seus projetos e também para apoiar startups e parceiros estratégicos como a MoneyGram.
Enquanto compartilhava as observações de Larry sobre Ripple e XRP, Peter Todd afirmou que, assim como a maioria das ICOs, o XRP realmente não precisa existir, alegando que a criptomoeda em si não oferece direitos reais de propriedade aos compradores.
O consultor de blockchain disse que o único uso do XRP é gerar dinheiro para a Ripple através da venda dos tokens para investidores inexperientes no mercado de ativos digitais.
Apesar das críticas, Todd concordou que a tecnologia da Ripple poderia ser útil como um “banco de dados tolerante a falhas”, mas o sistema não precisa do XRP para funcionar.
A criptomoeda da Ripple vem lutando para conseguir recuperar suas perdas. Como mostrou o Cointelegraph, o ativo digital perdeu 95% de seu valor nos últimos dois anos.