XP Investimentos publica nota sobre acusação de pirâmide financeira
A XP investimentos viu seu nome ser envolvido em um suposto esquema de pirâmide financeira. Mensagens que circulavam através do WhatsApp revelavam que um assessor da empresa estaria comprometido em um golpe milionário que poderia ter lesado vários investidores. Porém, de acordo com uma nota oficial da empresa, tudo não passa de um fato isolado sem qualquer ligação com a organização.
O assunto pirâmide financeira tomou conta do mercado financeiro brasileiro de forma impressionante. Várias golpes foram descobertos nos últimos anos e até mesmo pessoas já foram detidas em esquemas que envolvem esse tipo de crime. Mas, nem todos os negócios financeiros possuem envolvimento com esse tipo de negócio.
Assessor da XP Investimentos foi acusado de aplicar golpe
No caso da XP, parece que a empresa foi alvo de uma notícia que rapidamente se espalhou através de grupos no WhatsApp. Tudo indica que um assessor utilizou o nome da empresa para enganar investidores. Sem revelar maiores detalhes do que realmente aconteceu, a XP Investimentos alegou que o caso está sendo investigado.
De acordo com a nota da empresa, o assessor envolvido em suposto golpe fazia parte de um dos escritórios da XP. Desse modo, a empresa de investimentos, que também opera com criptomoedas, foi acusada de manter um caso de pirâmide financeira por alguns usuários. Contudo, a corretora salientou que as investigações sobre o caso estão sendo analisadas pelo Banco Central.
A XP Investimentos disse, ainda, que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi notificada em relação ao suposto golpe envolvendo um dos assessores da empresa. Em uma mensagem enviada pela organização pelo WhatsApp, o grupo alertou aos investidores sobre os cuidados que devem tomar com seus fundos.
“Vale ressaltar que nenhuma transação foi realizada dentro do ambiente da XP investimentos e que os clientes devem ser cuidadosos com o envio dos seus recursos”.
Empresa entrou recentemente no mercado de criptomoedas
A XP Investimentos é a maior empresa do setor financeiro de investimentos no país, com um um aporte de cerca de R$ 120 bilhões sob sua custódia. Recentemente a organização inaugurou sua própria corretora de criptomoedas, a XDEX, de olho nos negócios deste setor que prospera no país.
Com vários casos de pirâmides financeiras sendo desmantelados, as acusações preocuparam a XP Investimentos. Sendo assim, em nota, a empresa declarou que possui um enorme compromisso com a ética, zelando pelo trabalho transparente de todas as suas operações. Ainda segundo a publicação, o assessor realizava atividades paralelas ao seu trabalho junto ao escritório da XP Investimentos.
“O Evento foi totalmente isolado e ocasionado por um indivíduo que atuava como assessor de investimento, mas que também realizava atividades paralelas irregulares”.
Mesmo sem ter envolvimento direto com o caso, a organização decidiu ajudar as vítimas que foram enganadas pelo acusado. Dessa forma, os clientes que aplicaram seus fundos com o assessor investigado deverão ser ressarcidos pelo grupo. Além disso, a informação também foi também propagada em grupos de aplicativos de conversação.
“Por mais que legalmente não tenhamos responsabilidade pelos atos causados, somos grande mantenedora da indústria independente de investimentos e todos os clientes que sofreram perdas estão sendo ressarcidos”.
Saiba mais em XP Investimentos publica nota sobre acusação de pirâmide financeira