Por que o Bitcoin Gold foi removido do Bittrex
A bolsa Bittrex vai retirar o BTG até 14 de setembro.
A Bittrex está programada para fechar o Bitcoin Gold (BTG), uma bifurcação da Bitcoin (BTC), em 14 de setembro, depois que detalhes de um corte de US $ 18 milhões da rede do BTG em maio surgiram nesta semana. Quão inesperado foi esse anúncio vindo da bolsa, e quais são as chances para o BTG agora que ele se viu no meio de mais um escândalo?
“Uma CPU um voto” ideologia: Como o Bitcoin Gold foi criado
Bitcoin Gold (BTG) é um hard fork do Bitcoin (BTC). Ele se separou do blockchain original em 24 de outubro de 2017, a uma altura de 491,407. O projeto foi anunciado pela primeira vez em julho de 2017 no Bitcointalk.org, quando Jack Liao, CEO da LightingAsic e BitExchange, revelou que estava procurando uma maneira de alterar o algoritmo de prova de trabalho (PoW) do Bitcoin do algoritmo SHA256 para o Equihash.
“Dada a atual realidade disfuncional do setor de mineração Bitcoin”, como diz o roteiro do BTG, Liao e sua equipe queriam criar uma moeda digital que não exigisse hardware caro e de última geração para mineração. Em meados de 2017, supostamente, 70% da mineração BTC era realizada por circuitos integrados de aplicação específica (ASICs – Application Specific Integrated Circuits) – ou seja, hardware especializado projetado exclusivamente para fins de mineração. Os ASICs podem realizar cálculos SHA256 de maneira significativamente mais rápida e eficiente do que um computador comum. O BTG, com seu protocolo Equihash, por sua vez, permitiria uma mineração produtiva alimentada por unidades de processamento gráfico casuais (GPUs).
Enquanto isso, ao contrário de seu predecessor relativamente bem-sucedido Bitcoin Cash (BCH) – um garfo duro da BTC cujos defensores afirmam que ele é “o verdadeiro Bitcoin” – o BTG não foi projetado para assumir o Bitcoin original:
“O Bitcoin Gold surge do desejo de proteger o Bitcoin e garantir que ele não apenas mantenha sua posição como criptomoeda dominante, mas continue a crescer até que suas raízes libertadoras se estendam profundamente na vida econômica de todas as nações.”
Em suma, a ideologia do BTG é ser uma moeda virtual que tenha raízes no Bitcoin original e devolva o poder ao minerador casual equipado com uma GPU. Essa ideologia foi descrita com mais detalhes no white paper do projeto:
“A visão de Satoshi de ‘um-CPU-um-voto’ foi substituída por um-ASIC-um-voto… A resistência do ASIC é um atributo permanente do Bitcoin Gold. É muito mais difícil criar ASICs para um algoritmo de memória rígida como o Equihash do que o SHA256, mas isso não é impossível. Se chegar o dia em que os ASICs do Equihash começarem a proliferar e a mineração começar a se centralizar novamente, o Bitcoin Gold terá outro diferencial para implementar um novo algoritmo de PoW ”.
“Isso é o que será necessário para tornar a mineração justa acessível ao público em geral mais uma vez”, disse Robert Khune, estrategista do projeto Bitcoin Gold, à Bloomberg em outubro de 2017. “Um garfo de sucesso provará que o Bitcoin sempre tem a capacidade de escapar de qualquer fabricante de hardware de mineração potencialmente abusivo.”
Primeiro: ataque DDoS logo após o lançamento
No entanto, o BTG teve um começo difícil. Logo após o lançamento, em 24 de outubro, o projeto passou por uma grande falha de segurança. De acordo com o tweet da equipe do BTG enviado naquele dia, seu site em nuvem estava experimentando cerca de 10 milhões de solicitações por minuto, o que estava bloqueando o tráfego legítimo.
Poucas horas depois, o Bitcoin Gold twittou que o ataque havia sido “tratado”, mas que “levaria um pouco mais de tempo” para o site funcionar normalmente. O site eventualmente ficou online, mas a reação da comunidade ficou evidente naquele momento: O ataque DDoS coincidiu com uma série de postagens enfurecidas sobre falhas do BTG, onde membros da comunidade apontaram que cerca de 100.000 moedas de BTG foram supostamente pré-fabricadas – a confusão foi posteriormente esclarecida pela equipe de desenvolvimento, que explicou que algumas das moedas foram reservadas como bônus para a equipe – enquanto as GPUs poderiam ser usadas em operações de mineração em grande escala, assim como ASICs.
Problemas de reconhecimento
De acordo com a natureza de um hard fork, para reivindicar moedas BTG, os usuários de criptomoedas tinham que manter o Bitcoin original no momento do garfo para receber automaticamente uma quantidade igual de BTG no mesmo endereço. A equipe do BTG avisou que a bifurcação estava prevista para ser executada em novembro de 2017 e lembrou de verificar se as bolsas de criptomoedas apoiavam o hard fork para aqueles que mantinham seu BTC em plataformas externas em vez de carteiras de software ou hardware privadas. Normalmente, à frente de um grande hard fork, as bolsas de criptomoedas fazem um anúncio explicando se seus clientes seriam reembolsados com as novas moedas ou não.
Assim, à frente do hard fork, uma série de grandes bolsas de criptomoedas – incluindo Coinbase, Poloniex e Kraken – declararam que optaram por não suportar o BTG (embora Poloniex o tenha feito aproximadamente quatro horas depois do hard fork):
“As informações sobre essa bifurcação foram limitadas e há preocupações sobre sua segurança e estabilidade”, afirmou a Coinbase em um comunicado à imprensa. “Como resultado, não acreditamos que seja seguro permitir o suporte ao Bitcoin Gold neste momento”.
Esse tipo de resposta de alguns dos participantes do setor foi parcialmente provocado pelo fato de que, por um tempo limitado, o BTG estava em risco de ataques de repetição. Durante um curto período após o lançamento do hard fork, a criptomoeda não implementou proteção completa de replay – um recurso de segurança que garante que as transações em uma cadeia sejam inválidas na outra cadeia. No entanto, esse problema foi resolvido em 1º de novembro de 2017.
É interessante notar que outra grande bolsa de criptomoedas baseada nos Estados Unidos, a Bittrex, anunciou alguns dias antes da bifurcação que estava apoiando o BTG – no entanto, também alertou seus clientes sobre uma série de deficiências potenciais associadas à nova moeda. A Bittrex afirmou que, na época, o Bitcoin Gold não tinha “formado totalmente o código de consenso; [an] implementou proteção contra reprodução; código adequado para testes e auditoria; desenvolvedores de código conhecidos publicamente. ”E a bolsa lembrou seus usuários sobre a questão da pré-mineração:
“A base de código Bitcoin Gold também contém uma premissa privada de 8.000 blocos (100.000 BTG). Por favor, esteja ciente de que, se um mercado abrir, existe a possibilidade de os desenvolvedores venderem seus BTGs pré-estabelecidos no mercado aberto.”
Lançamento rochoso seguido por um assalto
Em 13 de novembro, o Bitcoin Gold se tornou minerável, como a equipe twittou: “Para aqueles que tinham dúvidas, o blockchain da BTG nasceu. #1CPU1VOTE”
“Um ataque massivo foi feito em um esforço aparente para interromper o lançamento da mainnet, mas a equipe do Bitcoin Gold conseguiu colocar a rede em funcionamento… embora um pouco depois do planejado”, disseram os desenvolvedores da BTG em um post oficial após o lançamento.
No entanto, o lançamento do BTG foi complicado mais uma vez, embora com um tipo muito mais comum de fraude no mundo da cripto: os ladrões usaram o Twitter como @bitcoingolds como base para enganar os usuários migrantes para que entregassem sua criptomoeda.
Além disso, no final de 2017, o site do BTG foi comprometido por um período não especificado, pois promoveu um link para uma carteira BTG falsa, incentivando os usuários a fazer upload de suas chaves privadas antigas para reivindicar seus tokens gratuitos de BTG. Uma versão arquivada do site confirma isso. A equipe do BTG também havia twittado links para a carteira fraudulenta e encorajou os usuários a usá-la, levando a um total de US $ 3,3 milhões roubados.
Última gota para Bittrex: ataque de gasto duplo
Em 18 de maio, o Bitcoin Gold teria experimentado sua maior invasão até hoje. Os sequestradores conseguiram acumular mais de US $ 18 milhões no BTG de várias bolsas, incluindo a Bittrex.
Após o hack, a equipe do Bitcoin Gold explicou que os atacantes estavam implantando uma combinação de um ataque de 51% e de gastos duplicados para fraudar bolsas de criptomoedas. Eles notaram que os atacantes estavam alvejando as bolsas, já que “aceitam grandes depósitos automaticamente, permitem que o usuário troque rapidamente por uma moeda diferente e, em seguida, retire-se automaticamente”.
Assim, os fraudadores estavam fazendo grandes depósitos de BTG nas trocas e, ao mesmo tempo, enviando os mesmos fundos para sua própria carteira de criptomoedas. Quando as bolsas perceberam que a transação era falsa, os hackers já haviam retirado fundos das bolsas e multiplicado seus fundos originais.
O Bittrex não especificou os valores que eles perderam como resultado do ataque do BTG. No entanto, a bolsa solicitou mais de 12.000 BTG (valor estimado em US $ 255.000, no momento da publicação) como uma compensação do Bitcoin Gold pelo ataque de gastos duplicados.
Enquanto Bittrex culpou o algoritmo PoW do BTG como o motivo que levou ao ataque de gastos duplos, o Bitcoin Gold afirmou que sua equipe “não é responsável pela política de segurança dentro de entidades privadas como Bittrex”, acrescentando que as bolsas “devem gerenciar os riscos relacionados e No final, os desenvolvedores do BTG reconheceram os riscos representados por suas próprias blockchain e já anunciaram um plano de upgrade de garfo rígido.
O futuro incerto do BTG
Após o último ataque ao BTG, a bolsa Bittrex decidiu retirar a moeda de seu câmbio até 14 de setembro, um movimento que encontrou aprovação entre um número de usuários do Reddit. A Bittrex processa cerca de 3,40% das transações BTG / BTC no momento da impressão, de acordo com dados da CoinMarketCap.
Em resposta, a equipe de desenvolvimento do Bitcoin Gold divulgou uma declaração na qual argumentou que, eventualmente, a Bittrex mitigou seu ultimato:
“A Bittrex nos informou que eles tomariam essa decisão porque a equipe do BTG não“ assumiria a responsabilidade por nossa cadeia ”e que assumir a responsabilidade significava pagar ao Bittrex 12.372 BTG para cobrir a perda incorrida. Mais tarde, eles nos informaram que cobririam parte da perda de suas próprias reservas do BTG e solicitaram que pagássemos os 6 mil BTG restantes (US $ 127 mil) e que, se não o fizéssemos, seríamos excluídos.
Embora ainda não esteja claro se outras bolsas seguirão Bittrex na saída do BTG, no momento, a fatia de mercado do Bitcoin Gold será de US $ 368 milhões, e a moeda está sendo negociada a US $ 21,39, ficando em 30º pelo valor de mercado, segundo dados da CoinMarketCap. Em 2017, seu desempenho foi muito mais impressionante, com o preço da BTC despencando após o surgimento do BTG, que ficou em quinto lugar em termos de valor de mercado total até o final do ano.