Qual o futuro da DeFi: Ethereum ou Bitcoin? Especialistas respondem
Aqui está o que os especialistas em finanças descentralizadas pensam sobre o Ethereum ou o Bitcoin como o futuro da DeFi.
As finanças descentralizadas são um dos ecossistemas mais promissores e de crescimento mais rápido dentro do espaço de ativos digitais e de blockchain. O valor total bloqueado na DeFi – uma medida do valor total dos ativos comprometidos com o ecossistema DeFi – tem se aproximado da marca de US$ 40 bilhões este mês, o que indica um aumento de valor de cerca de 200 vezes desde fevereiro de 2019. E 2021 acaba de começar, prometendo alguns desenvolvimentos importantes para o espaço DeFi.
DeFi fez muitas mudanças em nosso mundo. Alguns argumentam que deu início à mudança para a descentralização real; da ascensão do movimento da Web 3.0 à governança descentralizada, outros a veem como a solução para o legado financeiro quebrado e o futuro do sistema bancário.
Apesar de todos os benefícios que o DeFi oferece, existem alguns problemas e desafios que devem ser enfrentados. O sucesso futuro do ecossistema depende de dados precisos e seguros, livres de manipulação e, portanto, menos vulneráveis a explorações, o que requer a implementação de mecanismos de controle de qualidade. Melhorar a velocidade das transações e o aspecto peer-to-peer também permanecem entre as questões importantes para obter uma adoção mais ampla e sustentabilidade para a indústria.
Enquanto isso, o maior obstáculo para o desenvolvimento da DeFi continua sendo o aumento constante das taxas de gás no Ethereum, que estavam acima de US$ 1.000 neste mês. E embora a tão esperada transição do Ethereum 2.0, que visa resolver esse problema, “vai salvar o dia“, alguns argumentam que os usuários da DeFi não devem esperar que o Eth2 prove o que afirma poder fazer.
Sem dúvida, o Ethereum tem superado o Bitcoin (BTC) como a infraestrutura e rede de protocolo DeFi líder. No entanto, alguns especialistas afirmam que “é difícil imaginar um futuro onde o BTC não seja usado em produtos DeFi”, enquanto outros afirmam que Bitcoin “eventualmente será forçado a quebrar seu limite de fornecimento de 21 milhões para permanecer sustentável e relevante”, como a DeFi mantém crescendo e florescendo. O Cointelegraph procurou especialistas no espaço DeFi para obter suas opiniões sobre a seguinte questão: O DeFi permanecerá quase exclusivamente no Ethereum, ou se tornará grande em outras camadas, ou novos projetos adicionando contratos inteligentes ao Bitcoin vão roubar a cena?
Amadeo Brands, diretor de tecnologia da DeFi Capital:
“Estou interagindo e fazendo experiências com a DeFi no dia-a-dia e acompanho todos os desenvolvimentos de perto. Ainda estamos nos primeiros dias, mas, até agora, a vantagem do pioneiro e a infraestrutura construída no Ethereum dão ao ETH ecossistema um grande avanço. Vejo um futuro em que vemos um universo multichain para a infraestrutura DeFi, onde menos segurança é necessária para que os dados e as transações possam ser sincronizadas e estabelecidas. Mas lembre-se que o ponto focal não é o desempenho, mas a confiança na DeFi. Alguns transações financeiras complexas agora possíveis em DeFi custariam um valor significativamente mais alto em taxas e dariam menos confiança e mais burocracia quando comparadas com o trabalho em sistemas CeFi. “
Andre Cronje, desenvolvedor DeFi independente e fundador da Yearn.finance:
“Mas, a pergunta não está respondida? DeFi já está em outras cadeias. Não parece hipotético. ”
Anthony Khamsei, fundador da Golden Algorithm:
“Embora o Ethereum tenha sido o inovador em contratos inteligentes, seu amplo tamanho de infraestrutura torna-a lenta em relação às mudanças necessárias para se adaptar às necessidades dos usuários no mercado atual. As taxas de gás têm aumentado continuamente desde o surgimento da DeFi e, uma vez que a quantidade de taxas gastas na rede Ethereum atingiu seu ponto mais alto, ela tem contribuído para que os outros ganhem a sua parte. Não vamos esquecer, para muitos investidores de varejo menores, as taxas atuais de gás na rede Ethereum podem ser maiores do que o rendimento percentual anual que eles ganhariam apostando um ano inteiro.
Claro, temos projetos como o Stacks 2.0 com a esperança de tornar o Bitcoin programável, mas acho que a principal funcionalidade do Bitcoin permanecerá inalterada como um ativo de armazenamento de valor de longo prazo. Essa funcionalidade é a mais procurada, já que o Bitcoin continua sendo a maior criptomoeda dominante no mercado hoje.
Eu acho que os vencedores no espaço DeFi serão movidos rapidamente com tecnologia robusta, como o Project Serum construído na blockchain Solana ultrarrápida com taxas de transação muito mais baratas que o apoiam com liquidez maciça e interoperável com Ethereum e Bitcoin. E, enquanto as exchanges de criptomoedas dominantes apoiarem a retirada direta desses conjuntos de ativos, eles florescerão. ”
Corbin Page, chefe de produto da ConsenSys Codefi:
“DeFi foi iniciado com o ethos de acesso aberto sem permissão que impulsiona a concorrência e, em última análise, melhores produtos financeiros para mais pessoas em todo o mundo. Já vimos isso com Uniswap/SushiSwap, batalhas de stablecoin, etc., e que a competição é uma coisa boa e deve ser incentivada.
Veremos DeFi em outras cadeias? Sim, claro.
Mas assim como o Bitcoin ‘ganhou’ o caso de uso de reserva de valor para criptomoeda, o Ethereum tem uma grande liderança no caso de uso de ‘liquidação sem permissão’. Você pode ver isso em uso/volumes de stablecoin (ETH anula outros L1s) e pontes de cadeia cruzada que sempre incluem o mainnet Ethereum. Então, veremos outros L1s e L2s adicionarem produtos DeFi de forma agressiva, mas a maioria (se não todos) será ligada de volta ao Ethereum para o acordo final de resistência à censura. Acreditamos que estamos no início de um ciclo de uma década de inovação e aplicativos matadores no espaço DeFi em uma série de blockchains L1 e L2 diferentes. ”
Kyle Kistner, co-fundador da bZx:
“Ethereum continua a ser o principal interesse de construtores sérios na indústria, mas está claro que outros níveis estão começando a acumular interesse e talento. Em nossa opinião, as quatro camadas mais importantes no momento são Polkadot, Avalanche, Binance Smart Chain e Solana, respectivamente. Polkadot tem a maior concentração de equipes reais criando aplicativos DeFi que podem ver o volume real. Já estamos trabalhando com a Reef Finance e a Tidal Finance para integrá-la aos seus grupos de produção agrícola e seguros. Estamos trabalhando com a equipe do Avalanche para implantar nossos contratos inteligentes em sua cadeia. Por último, provavelmente estamos implantando na BSC em um futuro próximo. A BSC tem um volume substancial de wash trading, mas também vemos atividades e rendimentos reais com base em nossas conversas com agricultores da vanguarda do ecossistema. O fato da BSC aproveitar as ferramentas de desenvolvedor e a infraestrutura de carteira da Ethereum o torna atraente no médio prazo, entretanto, tenhamos preocupações de longo prazo em relação à sua natureza centralizada. ”
Rune Christensen, CEO da Maker Foundation:
“Acredito que o DeFi permanecerá no Ethereum e, se for movido para uma camada mais escalonável, provavelmente será um cenário em que o vencedor leva tudo.”
Stani Kulechov, fundador e CEO da Aave:
“A maior parte da DeFi está sediada em Ethereum, incluindo o Protocolo Aave. O recente congestionamento no Ethereum, é claro, despertou algum interesse adicional em soluções L2 e cadeias laterais, como Matic, que tem recebido muita força recentemente. Essas soluções reduzem as taxas de rede e podem funcionar bem em paralelo com o Ethereum. Não acho que o Bitcoin terá contratos inteligentes pelo menos por muito tempo. Seriam necessárias mudanças no próprio protocolo e na comunidade Bitcoin para chegar a um consenso sobre tal decisão. ”
Essas citações foram editadas e resumidas.
Os pontos de vista, pensamentos e opiniões expressos aqui são exclusivamente dos autores e não refletem nem representam necessariamente os pontos de vista e opiniões do Cointelegraph.
Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Cada movimento de investimento e negociação envolve risco, e os leitores devem conduzir suas próprias pesquisas ao tomar uma decisão.
Leia mais: