‘Quando a temporada de altcoins começa e termina?’ EToro pode ter algumas respostas
Em 2020, manter alguma das 100 maiores altcoins igualmente era um investimento mais lucrativo do que o Bitcoin até 18 de dezembro, de acordo com a eToro
Os investidores que sabiam quando trocar Bitcoin ( BTC ) e altcoins poderiam ter aumentado seus ganhos significativamente em 2020, de acordo com uma nova pesquisa da eToro , a popular plataforma de negociação social. O desafio, claro, é apontar quando a cobiçada temporada de altcoins começa.
Em seu último relatório trimestral, a eToro detalha vários temas de investimento em criptomoedas relacionados ao mercado de touro de 2020. Ele também dedica uma seção inteira à temporada de altcoins – a parte do ciclo de mercado das criptomoedas em que as altcoins se recuperam em relação ao dólar e, possivelmente, superam o Bitcoin.
A pesquisa descobriu que as 100 principais altcoins, quando mantidas igualmente, foram “um investimento mais lucrativo” do que o BTC na maior parte de 2020 – até 18 de dezembro, para ser mais preciso. No entanto, os investidores que sabiam quando alternar de BTC para altcoins e vice-versa poderiam quase dobrar seus ganhos no ano.
Como eToro explica :
“Se você começou com bitcoin, com apenas duas trocas o ano inteiro – bitcoin para altcoin em maio e de volta para bitcoin em setembro – os ganhos de 3x ou 4x vistos por qualquer um dos investimentos crescem para mais de 7x.”
Embora a eToro admita que prever a temporada de altcoins e a temporada BTC seja notoriamente difícil, a pesquisa analisa várias métricas que podem ajudar os investidores a identificar os ciclos do mercado.
O volume relativo de comércio, atividade de mídia social, novas listagens de moedas e o número de artigos de notícias publicados sobre projetos de criptomoedas parecem ter um impacto sobre se as altcoins estão prestes a ter seu tempo ao sol.
Obviamente, os volumes de negociação apresentam uma situação clássica do ovo ou da galinha, pois nem sempre está claro se a atividade de negociação está aumentando organicamente ou simplesmente porque o preço está subindo.
No tópico de atividade de mídia social, eToro usa dados da The TIE, uma empresa de análise de criptomoedas, para comparar o volume de tweet altcoin versus Bitcoin.
Os dados sugerem que “a temporada alternativa pode ser definida pelo número relativo de tweets sobre altcoins”, diz o relatório.
Continua:
“Esta métrica parece capturar não apenas as trocas de maio e outubro, mas também potencialmente a curta temporada de altcoins no final de fevereiro.”
Dogecoin ( DOGE ), a criptomoeda baseada em meme, monopolizou os holofotes da mídia social recentemente. Na semana passada, o DOGE se tornou a primeiro altcoin a ultrapassar o Bitcoin em termos de volume diário de negociação, de acordo com o The TIE.
Em relação às listagens de câmbio, o eToro usou os dados do TIE para mostrar que houve um “aumento claro no número de listagens no final do verão” de 2020, que foi durante o mesmo período em que as altcoins superaram o BTC de forma mais significativa.
Picos em notícias publicadas diretamente por empresas de criptomoeda também parecem estar relacionados com a temporada de altcoins. “Isso faz sentido intuitivamente”, diz eToro, já que esses artigos geralmente se referem a atualizações de projetos e outros anúncios importantes.
LEIA MAIS
- Corpo médico do Reino Unido testa programa piloto de plataforma médica baseada em Blockchain
- Dicas para investidores: Como se proteger contra possíveis esquemas de fraude
- Cisco desenvolve um sistema de comunicação confidencial via Blockchain e pede patente