WhatsApp Pay queria atalho para empresas pequenas, mas será aprovado; diz presidente do BC

O WhatsApp Pay será, enfim, liberado no Brasil. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que o meio de pagamentos do Facebook “será aprovado”. A declaração foi dada no evento Emerging + Frontier, promovido pela Bloomberg na quarta-feira (2).

Segundo Campos Neto, o BC tem um procedimento para liberação mais rápido para pequenas empresas. No entanto, o WhatsApp Pay não se enquadrava nos requisitos.

A demora na liberação da solução de pagamentos, portanto, está ligada ao tamanho da operação. Dessa forma, para o presidente do BC, a quantidade de pessoas que serão impactadas dá o tom do processo de aprovação.

Quando eles propuserem um arranjo, entendemos que é grande, começando com mais de 100 milhões de pessoas. Só dissemos que, como é um arranjo grande e pode influenciar o mercado, e temos a dimensão prudencial, pedimos a eles que entrassem no trilho, no caminho normal de autorização.

Como comprar Bitcoin e entrar no grupo de sinais gratuito do BeInCrypto

BC conversa com Google e PayPal, diz Campos Neto

O WhatsApp Pay não é o único meio de pagamentos no radar o Banco Central. Segundo Campos Neto, a instituição também tem tratativas junto ao PayPal, maior do mundo no segmento. Além disso, o BC conversa com o Google, que opera o Google Pay. As conversas envolveriam a preocupação com tratamento dos dados.

A principal preocupação que tínhamos era se isso iria promover a competição e proteger os dados das pessoas. Queremos competição e que protejam os dados das pessoas, […] isso promove competição.

Real digital na esteira do PIX

No mesmo evento, Campos Neto confirmou que o Banco Central traça planos para o Real Digital. A versão virtual da moeda brasileira está em estudos em um grupo gerido pelo BC. Segundo o presidente da instituição, a novidade está ligada ao sucesso do PIX.

Eu acho que uma moeda digital não é o que você busca, é a consequência. Para ter isso, você precisa de um sistema de pagamentos instantâneos pronto que seja eficiente e interoperável. Você precisa de um sistema aberto, onde pode criar competição. E você precisa de uma moeda que tenha credibilidade, seja conversível e internacional.

Assim, no atual ritmo, ele prevê a digitalização do Real para 2022.

Depois disso, eu acho que você tem todos os ingredientes para ter uma moeda digital. Nós achamos que teremos isso em 2022.

O artigo WhatsApp Pay queria atalho para empresas pequenas, mas será aprovado; diz presidente do BC foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...