O que é Yearn.finance (YFI) e como funciona?
Um dos projetos DeFi de crescimento mais rápido, a Yearn.finance gerou uma série de produtos principais que fornecem ganhos passivos em criptoativos.
Lançada em julho de 2020, a Yearn.finance emergiu como um dos principais players no espaço emergente de finanças descentralizadas (DeFi) que fornece serviços como staking, agregação de empréstimos e geração de rendimento na blockchain Ethereum. Com os serviços de negociação de criptomoedas mais fáceis de usar que estão sendo fornecidos de forma autônoma, o projeto usa sua criptomoeda nativa ERC-20 Yearn Finance (YFI) para incentivar aqueles que bloqueiam seus tokens de criptomoedas em contratos Yearn.finance por meio de qualquer uma das plataformas suportadas, como como Balancer e Curve DeFi.
Com todos os seus protocolos operando na blockchain Ethereum, a Yearn.finance é gerenciada por meio de desenvolvedores que atuam de acordo com as propostas de governança votadas pelos detentores do YFI. Criada com a visão de simplificar o processo de investimento em produtos DeFi, a plataforma Yearn.finance também oferece a seus usuários a capacidade de investir em outros protocolos DeFi, além de ganhar uma porcentagem das taxas da plataforma proporcionalmente às suas participações de YFI.
Quem está por trás da Yearn.finance?
Veterano do espaço de criptomoedas e DeFi, Andre Cronje lançou o protocolo Yearn.finance sem levantar nenhum financiamento por meios públicos ou privados. Em vez disso, o arquiteto de software confiou em suas mais de duas décadas de experiência em desenvolvimento de software para lançar o protocolo primeiro e, em seguida, emitiu tokens YFI para investidores de varejo, que atualmente estão limitados a um fornecimento máximo de 36.666 tokens.
Além da abordagem extremamente rara adotada por Cronje, a plataforma Yearn.finance se beneficiou de sua experiência anterior como fundador da Rede Keep3r e sua associação com projetos notáveis de DeFi que incluem PowerPool, Hegic, Cover, Pickle, Cream V2 , SushiSwap e Akropolish, entre outros. Ao contrário de outros fundadores, Cronje não reservou nenhum token YFI para si antes do lançamento do protocolo Yearn.finance, acreditando que uma plataforma baseada em tecnologia blockchain verdadeiramente descentralizada não deveria ter o fundador pendurado e ditando seu curso futuro.
De fato, a história da Yearn.finance pode ser rastreada até seus esforços nos últimos cinco anos para lançar produtos financeiros econômicos para o segmento não bancarizado da população mundial e tem sido fortemente influenciado por seus esforços na África para alcançar o mesmo . Ao optar por se concentrar na criação de valor para todo o ecossistema DeFi de desenvolvedores, parceiros e investidores na plataforma Yearn.finance, Cronje forneceu a muitos empreendedores de criptomoedas uma nova perspectiva sobre como criar produtos DeFi para as massas.
O que é Yearn.finance (YFI) e como funciona?
Construído na blockchain Ethereum, o protocolo Yearn.finance elimina a necessidade de um intermediário financeiro como um banco e oferece aos investidores e detentores de token acesso à sua gama de serviços de empréstimo e negociação que incluem Vaults, Zap, Earn e APY. O protocolo Yearn.finance pode implantar seus contratos inteligentes na blockchain Ethereum, bem como em outras exchanges descentralizadas que operam nela. Oferecido por meio de uma interface web simplificada, a Yearn.finance é um experimento radical no mundo DeFi e tem um único objetivo: maximizar os retornos dos criptoativos para seus usuários.
O mais complexo entre seus produtos é o produto Vaults, que atua como uma espécie de fundo mútuo e tem mais de 50 diferentes cofres ou staking pools para os usuários da Yearn.finance depositarem seus tokens. Esses cofres da Yearn.finance são basicamente estratégias de investimento em outros Projetos DeFi como Convex Finance e Compound Finance, com lógica pré-programada decidindo quando transferir capital e automação de código decidindo o processo de geração de rendimento e rebalanceamento. Os usuários também se beneficiam dos menores custos de gás e baixas taxas de transação cobradas pela Yearn.finance em cada transação relacionada ao cofre.O produto Earn, o primeiro produto da Yearn.finance, conta com as mudanças nas taxas de juros nos protocolos Aave, dYdX e Compound para permitir que seus usuários se beneficiem das melhores taxas de juros em todos os momentos. Um agregador de empréstimos, em princípio, Earn permite que os usuários da Yearn.finance aloquem seus tokens de criptomoedas para um ou todos esses protocolos de liquidez e obtenham taxas de juros mais altas do que as fornecidas pelos instrumentos financeiros tradicionais. Para aqueles investidos em stablecoins como Binance USD (BUSD), USD Coin (USDC), Tether (USDT), TrueUSD (TUSD) ou Dai (DAI), o produto Zap permite que eles troquem entre pools de liquidez na plataforma Curve Finance e deposite em qualquer um dos cofres da Yearn.finance usando quase qualquer token em um único clique.
Isso resulta não apenas em economia de custo e tempo, mas também simplifica toda a tarefa, pois muitos negócios individuais são acoplados à codificação da Yearn.finance. A plataforma também fornece sua ferramenta de rendimento percentual anual, ou APY, que compila rapidamente as taxas de juros oferecidas pelos vários protocolos de empréstimo DeFi, ajudando assim os investidores CRIPTO a escolher a plataforma certa para investir mais.
O que você pode fazer com Yearn.finance?
A plataforma Yearn tem algo para todos – investidores, desenvolvedores e até outros projetos DeFi que estão interessados em fazer parceria com A Yearn.finance. Para investidores em criptomoedas, os produtos Earn, Zap e APY os ajudam a emprestar suas participações em criptomoedas ou negociá-las por rendimentos de curto prazo, tudo em um esforço para aumentar suas chances de obter uma renda passiva. O Zap e o APY melhoram efetivamente a experiência do usuário quando eles usam o produto Earn, essencialmente uma ferramenta de farm de rendimento, para obter as maiores taxas de juros nos protocolos de empréstimo Aave, dYdX ou Compound.
O Vaults, por outro lado, apresenta aos usuários uma maneira revolucionária de investir ativamente usando o código autoexecutável da plataforma Yearn, imitando como os fundos mútuos tradicionais operam para extrair o melhor retorno para seus investidores. Ao usar a plataforma Yearn.finance para executar seus contratos inteligentes nas plataformas de negociação Balancer e Curve DeFi, os usuários podem aproveitar todos os aspectos de um otimizador de rendimento sem ter que se preocupar com o funcionamento interno. Dessa forma, a Yearn.finance também é um agregador de rendimento DeFi, mas com um design simples, destinado a maximizar o retorno do investidor e funciona em benefício de todos os detentores de token YFI.
Escrito na linguagem de programação Solidity, os usuários com um conhecimento razoável dessa linguagem podem até ver de forma transparente como o código de cada cofre investe os tokens emprestados em diferentes protocolos DeFi. Para os desenvolvedores, a Yearn.finance oferece a funcionalidade de criar estratégias de cofre personalizadas que passam por uma revisão por pares, testando em um ambiente de produção e entrando em operação assim que o Comitê de Farm Seguro fornecer sua aprovação. A plataforma Yearn detalha os vários procedimentos que devem ser seguidos pelos desenvolvedores, incluindo convenções de nomenclatura e procedimentos operacionais para esses contratos inteligentes.
Para outros projetos DeFi, a Yearn.finance demonstrou um entusiasmo fanático pela colaboração, pois a plataforma se esforça para construir um futuro DeFi onde todos possam acessar qualquer serviço ou protocolo de qualquer lugar. Além disso, a Yearn.finance uniu forças com o protocolo Optimism de camada 2 em agosto de 2022 e é um exemplo de sua inclinação para construir interoperabilidade entre cadeias e trabalhar para melhorar a eficiência de capital para seus usuários.
A Yearn.finance é segura e o YFI é um bom investimento?
Em virtude de fornecer aos detentores de tokens YFI o direito de votar em propostas enviadas pela comunidade, a Yearn.finance tem toda a pompa de um projeto DeFi verdadeiramente descentralizado que prioriza o interesse dos detentores de tokens acima de tudo. Conhecidas como Propostas de Melhoria Yearn (YIPs), qualquer membro pode iniciar uma YIP no fórum de governança da Yearn.finance e, se a maioria dos membros o apoiar, o YIP será encaminhado para votação oficial por meio do modelo de participação de governança do YFI.
Todos os detentores de YFI são elegíveis para votar nessas YIPs, seja sobre um novo cofre, alterações no mecanismo de governança ou até mesmo sugerir alterações na estrutura de taxas atual. No entanto, como admitiu o fundador Andre Cronje, o DeFi envolve risco e até deixou o espaço brevemente antes de voltar a lançar a plataforma Yearn. Dito isto, apesar de todos os esforços para garantir que a plataforma Yearn funcione de forma transparente, os usuários enfrentam um risco moderado de enfrentar perdas causadas por condições de mercado voláteis. A criptomoeda YFI também está sujeita a flutuações comerciais, mudando os sentimentos do mercado e a atividade especulativa de grandes traders institucionais.
Dito isso, como foi visto em vários projetos de blockchain que foram bem-sucedidos por um período de tempo, os investidores podem optar por manter suas participações no YFI para potencialmente se beneficiar da valorização dos preços a longo prazo. Com o valor máximo total bloqueado (TVL) no protocolo Yearn.finance atingindo uma alta de US$ 6,91 bilhões, a plataforma Yearn é contada entre os protocolos DeFi de crescimento mais rápido existentes. Considerando a gama de benefícios que oferece e a natureza honesta empregada em seu modelo de governança, a Yearn.finance pode ser contada entre as plataformas de investimento DeFi mais significativas que surgiram na era pós-pandemia.
Adquira uma licença para este artigo. Desenvolvido por SharpShark.