E se Satoshi Nakamoto fosse Satoshi Nakamoto o tempo todo?

Leah McGrath Goodman mantém sua crença de que Dorian Nakamoto foi o fundador do Bitcoin.

Leah McGrath Goodman, a jornalista da Newsweek que nomeou o homem nipo-americano Dorian Satoshi Nakamoto como fundador da Bitcoin em 2014, está dobrando sua aposta.

Em um episódio de 25 de agosto do Pomp Podcast, com Anthony Pompliano, McGrath Goodman revelou detalhes da pesquisa sobre sua história original na Newsweek, incluindo sua correspondência escrita com Dorian Nakamoto.

A jornalista levou Pomp pela sua investigação, dizendo que tinha sido relativamente simples entrar em contato com alguns dos “dez primeiros” pioneiros do Bitcoin por e-mail antes da publicação da história em março de 2014.

Gavin Andresen e Hal Finney forneceram informações importantes que levaram McGrath Goodman a acreditar que ela estava procurando uma única pessoa, em vez de uma equipe – e que não era o inventor da Bitgold, Nick Szabo.

“[Ele] era um candidato proeminente para muitas pessoas, mas claramente não era livre para fazer o que aqueles que falaram com Satoshi disseram, que deveria ser feito para criar o código”, disse McGrath Goodman.

“A história dele não fazia sentido – como uma pessoa muito ocupada – tudo isso passando dois anos trabalhando silenciosamente.”

Uma das principais evidências na história original de McGrath Goodman sobre o residente californiano Dorian Nakamoto de 64 anos foi sua declaração na frente de várias testemunhas, dizendo que ele “não estava mais envolvido nisso”, o que foi amplamente interpretado como se referindo ao Bitcoin.

“Eu não posso discutir isso,” Dorian disse. “Foi entregue a outras pessoas. Eles estão no comando agora. Não tenho mais nenhuma conexão.”

McGrath Goodman disse que uma das coisas que ela achou mais decepcionante foi a afirmação de Dorian “depois de dizer que ele não sabia [estávamos falando sobre Bitcoin].”

“Ele definitivamente sabia que estávamos falando sobre isso: havíamos conversado sobre isso por semanas antes de eu realmente visitá-lo fisicamente.”

McGrath Goodman também citou evidências ligando diretamente Satoshi com a localização de Dorian em Los Angeles, já que Finney postou dados de um arquivo danificado para o fundador do Bitcoin consertar.

“Aquilo tinha um endereço IP que nos levou ao mesmo bairro em que Dorian mora, em Los Angeles”, disse a jornalista.

A verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto é o Santo Graal da informação para a comunidade cripto.

A grande variedade de candidatos inclui Craig Wright, um homem australiano muitas vezes referido como ‘Faketoshi’. Outros ainda especulam que Szabo pode ser Satoshi ou Adam Back da Blockstream. Até o nome de Finney carrega peso para seu papel inicial no desenvolvimento da criptomoeda. O pioneiro da tecnologia John McAfee não disse que é Satoshi, mas tem “99% de certeza” de que sabe quem é.

Leia mais:

Você pode gostar...