Wells Fargo faz parceria com HSBC para liquidar transações de câmbio usando blockchain
O relatório de pesquisa da Juniper diz que a economia de custos para os bancos que usam a tecnologia blockchain pode crescer 3.300% até 2030.
Wells Fargo fez parceria com o HSBC para usar suas ferramentas de blockchain para a liquidação de transações bilaterais de câmbio (FX).
Wells Fargo usaria a plataforma FX Everywhere desenvolvida pelo HSBC para transações interbancárias de câmbio. Desenvolvida pelo HSBC em 2018, a plataforma de liquidação blockchain é usada principalmente para liquidar transações entre bancos dentro do grupo HSBC. A parceria mais recente seria o primeiro caso de uso fora do grupo HSBC.
A parceria abriria caminho para transações em dólares americanos (USD), dólares canadenses (CAD), libras esterlinas (GBP) e euros (EUR). O comunicado de imprensa oficial disse que a plataforma se expandiria para incluir mais moedas no futuro próximo. A plataforma FX Everywhere liquidou três milhões de transações até agora no valor de US$ 2,5 trilhões.
Mark Williamson, chefe global de FX Partnerships & Propositions do HSBC, disse:
“A plataforma permite que os participantes liquidem de forma eficiente as obrigações bilaterais transfronteiriças em várias moedas onshore e offshore, juntamente com a flexibilidade adicional de janelas de liquidação estendidas para otimizar as oportunidades de redução de risco PvP.”
O uso da tecnologia blockchain para liquidação interbancária aumenta a eficiência das transações e reduz o custo por transação. Durante os estágios iniciais da parceria, a plataforma liquidaria cerca de 100 transações por semana e aumentaria a taxa gradualmente com o tempo.
O uso de tecnologia descentralizada para liquidações bancárias não é novidade. Nos últimos anos, alguns dos maiores nomes do setor bancário se voltaram para a tecnologia de blockchain para remessas e liquidações internacionais.
Enquanto os bancos centrais procuram incorporar o uso de CBDCs, os bancos privados usam o dinheiro dos bancos comerciais. Um relatório recente do grupo Juniper mostrou que a economia de custos para os bancos comerciais usando a tecnologia blockchain crescerá até 3.330% até 2030.
VEJA MAIS: