WeChat e tecnologia blockchain potencializam vendas da Vale

Mineradora brasileira utiliza aplicativo WeChat e transações via blockchain para realização de vendas internacionais de minério de ferro.

Desde o ano passado a mineradora brasileira Vale vem investindo em novas tecnologias para potencializar suas vendas de minério de ferro no mercado internacional. 

Um canal de vendas através do aplicativo WeChat é a mais recente inovação da área comercial da empresa. Lançado na China em 23 de abril deste ano, o Mini Programa WeChat de Transação Spot de Minério de Ferro já comercializou 71 mil toneladas do Brazilian Blend Fines (BRBF) até agora, segundo informações divulgadas pela Reuters.

O WeChat é um aplicativo de mensagens e pagamentos que é muito popular na China e conta com mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo.

De acordo com a Vale, a ferramenta proporciona um processo de negociação padronizado e seguro, no qual todas etapas podem ser conduzidas on-line pelos clientes. Elas ainda ficam registradas em um banco de dados que permite a verificação do histórico completo das transações através de um smartphone, a qualquer hora e em qualquer lugar.

A funcionalidade é muito semelhante à oferecida pela tecnologia blockchain. Disponível desde 2020, as transações realizadas através da blockchain já movimentam somas mais expressivas. Na mais recente, fechada em 5 de agosto, a Vale vendeu mais de 300 mil toneladas de minério de ferro.

Através dos novos programas, a Vale se posiciona “para abraçar a tendência de digitalização que oferece maior transparência, eficiência e segurança para a Vale e nossos clientes”, afirma o comunicado da empresa divulgado pela Reuters.

Embora as transações através de meio digitais ainda representem uma fatia pequena do faturamento da empresa e não haja metas definidas a serem alcançadas através dessa modalidade de comercialização, a Vale projeta um crescimento de suas vendas através de meios de pagamento totalmente digitais.

Pesquisa recente da empresa internacional de consultoria Accenture indica que a digitalização e a adoção de plataformas de e-commerce são uma tendência evidente entre as indústrias de mineração e de metais, pois elas promovem a desburocratização os processos comerciais, diminuindo o papel dos intermediários, e ainda potencializam oportunidades de negócios no mundo todo.

No início deste mês, a Vale se associou ao banco HSBC Brasil para emissão de Cartas de Crédito em blockchain para a exportação de minério de ferro para a China. A transação foi finalizada com sucesso em menos de 24 horas. A mesma operação conduzida de forma “analógica” levaria 10 dias para ser completada.

LEIA MAIS

Você pode gostar...